Durante muito tempo a internet foi literalmente uma terra de ninguém. Os anúncios pipocavam em todos sites e não tinham nenhuma ética. Com o tempo as políticas de anúncio e a fiscalização sobre eles foram aumentando cada vez mais. Hoje em dia cada vez mais as políticas restritivas para anúncios vêm se afunilando dia após dia. E com o Google não é diferente. Por isso, é importante que você saiba os8 conteúdos proibidos pelo Google ADS que você deve evitar.
Afinal, por que o Google proíbe certos tipos de anúncios
O Google é simplesmente o maior buscador do planeta. Ele tem somente um concorrente a ser considerado: o Bing. Mesmo assim ele ainda reina supremo quando o assunto é pesquisas na internet.
No entanto para manter a sua supremacia, o Google preza muito a experiência do usuário. Algumas pessoas podem até pensar que ele poderia simplesmente liberar os anúncios sem um controle tão rígido e faturar muito mais. Em contrapartida este faturamento iria durar alguns meses, e ia acabar por tirar o trono do Google.
é possível afirmar isto pois a internet permite que os usuários tenham acesso a uma gama imensa de empresas. E quem não prioriza a qualidade, acaba por perder espaço e mercado. É só uma questão de tempo.
O Google sabe muito bem disso. Por isso que ele possui políticas de publicidade tão restritiva. Ele não quer que crianças tenham acesso a conteúdo pornográfico, por exemplo.
Isto além de gerar uma perda de usuários, poderia causar até problemas judiciais para a empresa.
Quais os tipos de anúncios o Google proíbe
Basicamente todo tipo de anúncio que não direcione para uma página que o Google considere segura, amigável e com boas práticas, o Google restringe os anúncios.
Para que esta informação fique mais clara, vamos enumerar tipos de anúncios restritos.
1 – Drogas e seu uso recreativo.
São proibidos qualquer tipo de anúncio que promova, ou mesmo induza, o usuário ao consumo de drogas.
Anúncios de cunho científico como a atuação de alucinógenos no corpo humano podem ser publicados. Mas isto desde que o conteúdo deixe bem claro que se trata de um artigo científico com caráter informativo.
No rol das drogas estão inclusos: maconha, cocaína, crack, metanfetamina. Enfim, qualquer tipo de substância capaz de alterar o nível de consciência e/ou percepção de uma pessoa.
2 – Bebidas alcoólicas, tabacos e seus derivados.
Qualquer anúncio que direcione para páginas que comercialize bebidas alcoólicas e tabacos e seus derivados são expressamente proibidos pelo Google.
Entenda como derivados de tabaco os charutos e rapé, por exemplo.
No entanto, se você possui um restaurante e tenha no cardápio bebidas alcóolicas o seu anúncio está liberado. Desde que seja apenas um caráter informativo, como o preço. Se houver conteúdo que promova o consumo, seu anúncio também será bloqueado.
3 – Conteúdo enganoso.
Uma coisa que o Google mais abomina são os conteúdos enganosos. Isto porque há alguns anos atrás, muitos anunciantes utilizavam desta “técnica” para promover anúncios.
Consistia basicamente em anunciar algo e dirigir o usuário para uma página que vendia outro.
Os algoritmos do buscador passam por atualizações quase que diárias somente para ser mais eficiente em encontrar este tipo de conteúdo. Portanto, não é necessário dizer que qualquer conteúdo enganoso é abominado pelo Google.
4 – Conteúdo Hacker.
Pode parecer absurdo: mas existem páginas na internet com o intuito de ensinar técnicas hackers e crackers. O Google também não permite este tipo de anúncio.
Isto inclui conteúdos do tipo:
- Como invadir uma conta no Facebook.
- Como invadir um PC.
- Como desviar dinheiro de internet bankings.
- E conteúdos relacionados a esta temática.
5 – Conteúdo para maiores de 18 anos.
O grande problema é que o Google proíbe este tipo de conteúdo mas não especifica o que seria ele. Obviamente que o conceito do que é conteúdo adulto ou não, passa diretamente pela legislação vidente em cada país. Além de fatores socioculturais.
Então você deve estar pensando: como vou saber o que é um conteúdo para maiores de 18 anos, se o próprio Google não determina o que é?
É fácil. Basta você fazer um exame de consciência. Você gostaria que seu filho ou sobrinho de 5 anos visse o seu anúncio? Se a resposta for não, não anuncie no Google.
6 – Violação de direitos autoriais.
A propriedade intelectual vem sofrendo diversos ataques com a popularização da internet. É muito comum vermos trechos de algum autor sendo atribuído a outro.
O Google visa sempre manter a legalidade em suas práticas comerciais. Portanto, se você pretende afazer algum anúncio que viole os direitos autorais saiba que são proibidos.
No entanto citações, desde que dado o crédito, são aceitas.
7 – Conteúdos com temáticas ofensivas.
Incitação ao ódio, discriminação sexual, de gênero ou qualquer outro tema que vise ofender ou promover a violência também são proibidos.
Vale ressaltar que se o caráter do conteúdo for estritamente educativo ele pode ser promovido. Como um estudo sobre o que é o Nazismo, por exemplo.
8 – Armas e violência
A promoção de armas para qualquer fim é vetado pelo Google. Conteúdos com fotos de corpos mutilados, acidentes, mutilação, etc. Também são proibidos.
Conclusão
O Google é uma das maiores ferramentas para anúncios no marketing digital. Ele certamente é uma opção de promoção de produtos que geram um ROI altamente positivo. Além de uma ótima taxa de conversão.
Porém, ele é bastante restritivo em suas políticas de publicidade. O mais certo a se fazer é procurar ficar por dentro do que pode e o que não pode ser promovido como anuncio no Google ADS e otimizar seus conteúdos para trabalhar dentro da legalidade.
Não adianta tentar enganar o Google. Eles possuem algoritmos que a cada dia se tornam mais eficientes. Mais cedo ou mais tarde eles vão acabar descobrindo suas técnicas ilegais. E isto pode te custar até o bloqueio em definitivo da sua conta.
A parte boa é que o Google presta auxílio aos seus anunciantes. Portanto, em caso de dúvidas, procure o próprio Google para saber se o seu anúncio se encaixa ou não nas suas políticas.
Mas antes de fazer isto, que tal dar uma passadinha nos comentários e nos dizer o que achou deste post?