Pular para o conteúdo
copywriting no marketing de conteúdo

Aqui no nosso blog já escrevemos vários artigos sobre marketing de conteúdo e copywriting. Entretanto, sempre abordamos esses dois temas de forma separada. Afinal, na prática, são duas coisas diferentes. Mas, nesse post, nós vamos aprofundar um pouco mais, analisar algumas informações tentar entender qual é a importância do copywriting no Marketing de Conteúdo.

É possível produzir conteúdo sem pensar em copywriting?

Como uma boa copy pode influenciar nos resultados da sua estratégia de conteúdo?

Blog posts devem ser só informativos e bem escritos ou eles tem de levar o leitor a realizar uma ação específica?

Se você ficou curioso para saber a resposta de algumas dessas perguntas, continue lendo este artigo até o final.

Temos certeza que vamos gerar pelo menos um insight valioso para você aplicar nas suas estratégias.

Vamos lá?

Conteúdo x Copywriting

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo sempre levará em conta a produção e divulgação de materiais que vão educar o seu leitor e proporcionar uma experiência de relacionamento com a sua marca, produto ou serviço.

Lembre-se que estes conteúdos são pensados sempre a partir das dores da sua persona.

Ou seja, tem que fazer sentido para o seu público, uma vez que o objetivo final é estreitar relações com quem já é o seu cliente ou atrair possíveis novos consumidores.

Mais do que uma experiência de relacionamento, dentro do contexto de inbound marketing, o marketing de conteúdo precisa conduzir os seus leads pelo seu funil.

Portanto, em algum momento, ele precisa cumprir a função de converter leads em clientes.

Você pode fazer marketing de conteúdo através de um blog, uma série de e-mails, e-books, vídeos ou até mesmo infográficos, planilhas e muito mais.

Já o copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem o objetivo de levar o seu leitor a tomar uma atitude específica em relação ao seu conteúdo.

Seja realizar uma compra, fazer um cadastro ou até mesmo baixar um conteúdo.

É usado com mais frequência em páginas de vendas, advertoriais, cartas de vendas, anúncios, dentre outros.

Mesmo atendendo a propósitos “diferentes”, é possível unir marketing de conteúdo e copywriting?

A resposta é sim. E ainda vamos além: qual é a importância do copywriting no marketing de conteúdo?

É o que veremos agora.

A importância do copywriting

Um dos pilares do marketing digital é a produção de conteúdo.

É através dele que você gera relevância e autoridade, atrai novos clientes e mostra a sua marca, produto ou serviço para o mundo.

Mas, imagine o seguinte cenário: você dedica horas do seu dia, até mesmo investindo dinheiro na produção dos mais variados conteúdos.

Se você tem um blog, você faz o seu dever de casa e publica artigos com uma boa frequência.

Entretanto, mesmo com essa produção dedicada, você não consegue aumentar o seu tráfego e muito menos converter aqueles usuários que acessam os seus posts.

O que você pode estar fazendo de errado?

Como levar os seus leitores a realizar uma ação ou, até mesmo, como atrair novos leitores para o seu blog?

É nessa parte que copywriting e marketing de conteúdo se unem para garantir que a sua estratégia tenha sucesso e você consiga alcançar os seus resultados.

Seu conteúdo precisa gerar resultados

Como falamos lá no início do texto, todo conteúdo que você produz deve ter uma função dentro da sua estratégia de marketing digital.

Na maioria dos casos, ele deve ser informativo e contribuir na jornada do consumidor através do seu funil de vendas.

Portanto, é necessário planejar visando alcançar um objetivo, que pode ser gerar tráfego, leads, informar ou engajar o leitor com a sua marca e, por fim, conquistar uma venda.

Sendo assim, o bom conteúdo precisa ser produzido pensando em levar o leitor a realizar alguma ação.

A importância do copywriting no marketing conteúdo

Mais do que vender, o copywriting é a arte de escrever de forma atrativa.

Para muitas pessoas, o termo “escrita persuasiva” pode soar como algo pejorativo, pensado apenas para levar o leitor a realizar uma ação sem ter nada em troca.

No marketing de conteúdo, esse tipo de escrita que será usado para despertar a atenção do seu público, mostrando toda a qualidade oferecida ali.

Não basta apenas produzir um conteúdo de qualidade. É preciso que o leitor se engaje com o que está lendo.

A construção deste engajamento passa por vários fatores: um título e subtítulos atrativos, chamadas que mostrem como o conteúdo poderá solucionar um problema do leitor e, principalmente, um bom Call to Action.

Seja em um artigo de blog, um e-mail ou até mesmo um post em redes sociais, o seu conteúdo precisa atender a um objetivo e, ao mesmo tempo, prometer e entregar valor para o seu público.

Desta forma, esse trabalho de copywriting dentro do marketing de conteúdo precisa estar completamente alinhado com a persona do seu negócio, uma vez que é através deste conhecimento que você entregará materiais que os beneficiem.

Por outro lado, você não pode focar apenas em “converter leads”.

Lembre-se que um blogpost não é uma carta de vendas.

Ele, antes de tudo, tem que informar o cliente, oferecer uma informação valiosa que solucione um problema ou que desperte no leitor a intenção de solucionar uma dor.

Sendo assim, como você pode aplicar as técnicas de copywriting no seu conteúdo para melhor otimizá-lo?

Como usar copywriting nos meus conteúdos?

As técnicas de copy podem ser usadas de várias maneiras no seu conteúdo, mas sempre pensando de forma a despertar a atenção do seu público, levando em conta que o objetivo, naquele momento, não é a venda.

E como fazer isso?

Bom, em primeiro lugar, você tem que sempre prestar atenção ao título dos seus posts.

Eles são a porta de entrada do leitor para o seu conteúdo e precisam ser atrativos o bastante para despertar a atenção e, ao mesmo tempo, mostrar o que o usuário encontrará ao ler o artigo.

Não apenas os títulos, mas os intertítulos e subtítulos também devem ser pensados para manter o leitor focado no seu texto.

Esses dois fatores devem estar alinhados com a promessa do seu conteúdo.

O que ele entregará ao leitor?

Qual é o valor que o seu conteúdo oferece?

De que maneira esse post pode mudar a vida do seu cliente para sempre?

Essas são algumas das questões que as suas chamadas devem propor, mostrando os maiores benefícios que o público encontrará ao ler o seu conteúdo.

Outra parte importante é o Call to Action, ou seja, a chamada para a ação que você deseja que o seu leitor realize.

Seja em um post do Instagram, cujo objetivo é que o leitor comente, salve ou compartilhe ou seja através de um artigo de blog, que ao final oferece o link para um e-book ou cadastro em newsletter, o Call to Action deve sempre ser pensado com muito cuidado.

Conclusão

Como você pôde acompanhar neste artigo, copywriting e marketing de conteúdo podem sim andar juntos.

Seja para criar um título atrativo para os seus artigos de blog ou incentivar uma ação específica nos seus posts de redes sociais, o copywriting tem um papel muito importante dentro do conteúdo do marketing de conteúdo.

Mas, reforçando, é bom lembrar que o objetivo final de cada uma das duas práticas é diferente.

Portanto, precisa ser pensado de acordo com as sua estratégia.

Uma carta de vendas é diferente de um blog post. Um e-mail marketing de conteúdo é diferente de landing page.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado e entender um pouco mais sobre a importância do copywriting no marketing de conteúdo e tenha te dado alguns insights para aplicar nas suas estratégias.

Se você quiser saber mais sobre Copywriting e Marketing de Conteúdo, inscreva-se na Escola Monetizze gratuitamente e confira as nossas aulas sobre estes assuntos.

Tem alguma dica ou dívida?

Comenta aqui.

Artigos relacionados