Pular para o conteúdo

Os dias atuais demandam cada vez mais do nosso tempo. Temos compromissos o dia todo e para algumas pessoas chega a ser raro os momentos de lazer.

Por isso, a cada dia que passa as corporações buscam soluções para a cada dia otimizar seus processos. A verdade é que estas corporações enxergaram que um dia não precisa ter 40 horas, o que deve haver são métodos para que se produza cada vez mais e em menos tempo.

Uma das soluções que surgiu como uma forma de otimizar o tempo das empresas e seus profissionais é o CRM. Por isto preparamos este post para que você entenda o que é CRM e por que todo produtor e afiliado devem usar. Neste texto, além de aprender o que é CRM, vamos citar ferramentas gratuitas e pagas.

O que é CRM

CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management. Que em português pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o cliente.

Basicamente a função do CRM é otimizar e estreitar a relação das empresas com os clientes. 

Na prática o CRM acaba por atuar em todos os setores de uma empresa. Já que ele tem como propósito a gestão do relacionamento, isto não envolve somente as vendas. Também estão inclusos o pós vendas, a prospecção, a negociação, etc.

Como opera um sistema CRM

Como já dissemos: tudo gira em torno de otimizar o tempo. Se a sua empresa possui muitos clientes, imagina o trabalho e o tempo que irá demandar personalizar o atendimento de cada um deles? E a tendência é que essa dificuldade aumente cada dia mais, na medida em que sua empresa cresça.

Cada sistema de CRM tem funcionalidades próprias. E eles podem ser tanto gratuitos quanto pagos. Mas falaremos disso logo mais. Explicando de uma maneira bem simples, um sistema CRM opera da seguinte forma:

  • Registrar clientes: O registro pode ser feito exportando simplesmente uma lista que já tenha estes cadastros. Há também a opção de se fazer o registro de um por um.
  • Catalogar informações: Cada cliente tem suas próprias características. um sistema CRM é capaz de catalogar as informações pertinentes a cada um deles.

Obviamente que os sistemas CRM possuem muitas outras funcionalidades. Mas para que algo tenha valor é preciso que ele demonstra para que serve. E é isso que vamos ver agora.

Quais os benefícios de utilizar um sistema CRM na minha empresa

Se você chegou até aqui, você já aprendeu o que é CRM e como ele opera. Agora você deve estar com a dúvida mais pertinente: o que minha empresa ganha utilizando um sistema CRM?

Listamos alguns ganhos que se pode ter ao utiliza-los, são eles:

1 – Compreender melhor o seu consumidor

Como já dissemos, os sistemas CRM permitem cadastrar os clientes e catalogar as suas características. Isto acaba por levar a empresa a ter um conhecimento maior sobre como comportam os seus consumidores.

Desde as preferências deles até as suas maiores dificuldades. Dessa forma é muito mais fácil elaborar estratégias que permitem com que seus produtos e serviços tenha uma aceitação melhor. Além de facilitar o trabalho do branding da sua marca.

Além disso o CRM te possibilita obter um perfil mais detalhado de quem é o seu cliente. Isto acaba por facilitar as estratégias de marketing. É muito mais fácil estabelecer estratégias quando se sabe para quem está falando. Além disso, a abordagem aos clientes ficam muito mais intimistas do que generalistas.

2 – Maior eficiência

Quando se sabe as características do seu cliente suas ações acabam por se tornar mais eficientes. E isto acaba por aumentar a produtividade.

Aumento na produtividade pode trazer ganhos reais para o seu negócio. Na medida em que se consegue melhores resultados em um menor intervalo de tempo.

O que mais leva tempo das corporações é entender justamente como se comportam os seus clientes. Em muitos casos são encomendadas pesquisas para se obter este resultado. O que além de ser um processo mais moroso, ainda conta com uma margem de erro.

3 – Planejamento mais assertivo

Os sistemas CRM na sua grande maioria permite que você faça, dentre outras coisas:

  • Obter todas as informações relacionadas a um determinado contato.
  • O histórico de consumo daquele cliente.
  • Medir o desempenho de determinado setor ou profissional em específico.

Tendo em posse estas informações fica muito mais prático elaborar um planejamento. O planejamento é o que a empresa espera conseguir com os recursos que dispõe. E obviamente facilita muito saber o alcance de suas ações quando se tem informações capazes de auxiliar na estruturação delas.

4 – Melhorar posicionamento da marca

O que todas grandes empresas têm em comum? Elas possuem um posicionamento da sua marca bem estabelecido na mente dos consumidores.

Trabalhar para que você se torne referência no mercado que atua é algo que deve ser o seu maior objetivo. Quem é a referência possui domínio da maior parte do mercado. Além de facilitar o crescimento.

Portanto, quando você consegue a integração das informações de quem consome o que você vende, posicionar-se se torna menos complicado.

5 – Aumento considerável do número de vendas

Como já sabemos: os sistemas CRM nos fornece as informações e o comportamento dos clientes. De posse destes dados o contato com este cliente passa a ser muito mais intimista. Isto acaba por facilitar a geração de novas vendas.

Pense que você é proprietário de uma concessionária de automóveis. Você sabe que determinado cliente comprou um jipe em 2015. Após esta compra, ele adquiriu outro veículo da sua concessionária, desta vez em 2017, uma caminhonete 4×4. Faz muito mais sentido que você ofereça a ele um automóvel off road  para ele quando você tiver um em estoque do que um Palio, por exemplo.

Personalizar o atendimento baseado no histórico do cliente é uma técnica comprovada para auxiliar no aumento das vendas.

Quais os indícios de que eu preciso adotar um sistema CRM na minha empresa

A verdade é que toda empresa, se puder, deve contar com um sistema CRM. Ele é um facilitador da gestão de clientes e do desempenho dos setores que compõem a empresa. Entretanto, existem alguns indicadores que mostram a necessidade de se ter um CRM na sua empresa.

1 – Estagnação no número de vendas

Quando as vendas da sua empresa estagnam ou diminuem, este é um forte indício de que você precisa adotar um CRM.

Ele pode ser extremamente útil para aquisição de novos clientes. Bem como na manutenção dos já existentes.

Portanto, avalie os números e não exite em utilizar um sistema CRM se suas vendas não alavancam.

2 – Relacionamento formal com os clientes

Boa tarde senhor João eu sou fulano de tal da empresa x, em que eu poderia estar ajudando o senhor?

Quem nunca ouviu essa frase na vida? Principalmente os telemarketings das operadoras de telefonia e internet.

Só de ler esta frase já dá uma certa rejeição na cabeça da gente, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que talvez você esteja tratando seus clientes da mesma forma?

Um sistema CRM permite com que você armazene o histórico de todas as conversas que já teve com um determinado cliente. Além disso, você pode colocar determinado funcionário para sempre atendê-lo ou contacta-lo.

Estas medidas estreitam os laços da relação empresa/cliente. E ao ser sempre atendido pela mesma pessoa, a voz do funcionário passa a se tornar familiar. E isto é um facilitador enorme na hora de fidelizar ou mesmo vender novos produtos. As pessoas tendem a consumir mais quando estão familiarizadas com a empresa que as oferece as soluções que elas necessitam.

3 – Morosidade em conseguir informações básicas

Existem basicamente duas coisas que uma empresa não pode se dar ao luxo de fazer: A primeira é não ter informações sobre o seu cliente, a segunda, é ter estas informações, entretanto, demorar muito para conseguir acesso a elas.

Como já dissemos as 2 funções básicas do CRM é armazenar informações e catalogar os clientes.

Duas funcionalidade que servem exatamente para agilizar o processo de obtenção de informações.

Demorar a ter acesso a estas informações pode inviabilizar novas oportunidades de negócio. E você não vai querer que isso aconteça, não é mesmo?

O que deve ter um sistema CRM

Existem algumas funcionalidades que são essenciais a um sistema CRM eficiente. Como já dissemos: cada sistema CRM possui suas próprias funcionalidades. Entretanto existem algumas que eles devem possuir para de fato ajudar seu negócio.

1 – Armazenamento em nuvem

Sistemas que são instalados e armazenam arquivos diretamente em seu desktop não são tão eficazes assim. Por isso prefira um CRM que utiliza armazenamento em nuvem.

Com o armazenamento em nuvem em qualquer lugar do mundo que possua uma conexão com a internet você tem acesso aos dados que precisa.

Além disso, o armazenamento em nuvem impede que se perca dados por problemas de hardware, como a queima de um HD. Como se não bastasse, hoje as tecnologias de segurança de banco de dados permite que informações confidenciais sejam armazenados com bastante segurança.

2 – Otimização de tarefas

Como já dissemos: Um sistema CRM se destaca por permitir a automação das tarefas. Trabalhos que deveriam ser feitos manualmente e demandariam bastante tempo, passam a ser feitos com poucos cliques.

Por isso, quando for escolher um sistema CRM, opte por aquele que possua a maior gama de opções em automação de afazeres.

3 – Sistema que possua integração

Todas as empresas que atuam com marketing digital utilizam algum tipo de ferramenta. Por isto, é bastante importante que ao escolher o seu sistema CRM ele possua integração com as melhores ferramentas para marketing digital do mercado.

Dessa forma você ganhará, e muito, com a praticidade de exercer várias funções com os sitemas trabalhando de maneira conjunta.

O fato é que a grande maioria dos CRM possuem integração. Cabe a você definir quais serão as mais úteis para você e e ver se possui integração.

As melhores ferramentas CRM do mercado

Confesso que foi um pouco difícil escolher as melhores ferramentas CRM do mercado. Isto porque algumas têm funções que a outra não possui. E a que pode ser excelente para um modelo de negócio, pode, em contrapartida, ser incompleta para outro.

Portanto decidi separá-las em gratuitas e pagas. E por mais que se diga que determinado CRM tem uma função e outro não, a inovação do meio digital é muito volátil. Todos os dias surgem novas funcionalidades ao mesmo passo em que outras são extintas. Sendo assim, teste os sistemas CRM e veja o que mais se adéqua as suas necessidades.

Existem CRM gratuitos que são capazes de suprir toda a demanda de uma determinada empresa. Já para outras empresas a solução é mesmo a opção paga. Por isso é importante que você saiba o que eles possuem e o que a sua empresa necessita como solução.

3 Melhores CRM’s

1- Resultados Digitais 

Resultados Digitais ou RD Station para quem está mais ambientado ao marketing digital. Falar da RD é meio que chover no molhado.

Ela é simplesmente uma das maiores plataformas de marketing digital do mercado. As soluções que ela oferece atendem desde micro empresas até multinacionais.

Ela possui dois tipos de plano: Gratuito e pago. Com a versão gratuita você pode fazer:

  • Funil de vendas.
  • Histórico de interações.
  • Relatório de resultado.
  • Disparos de e-mail da ferramenta (limitado).
  • Entre outras atividades.

Já a versão paga custa R$ 39,90, e com ela você poderá:

  • Ter mais de 30 integrações
  • 10 tipos diferentes de relatórios.
  • 6 visões de trabalho
  • Alerta de atividades (sem limites).
  • Modelos de e-mails (sem limites).
  • Suporte online via chat.

2 – Hubspot CRM

A Hubspot é conhecida mundialmente pelas soluções que oferece em marketing digital. Como se isso não bastasse, ela tem também CRM gratuito e outro pago.

A gama de interações talvez seja o maior diferencial do CRM da Hub.

A versão paga custa em torno de 5o dólares mensais e possui recursos tão amplos que somente adquirindo ela para se ter a dimensão.

3 – Salesforce CRM

Se o CRM da Salesforce não for o mais utilizado no mundo, certamente ele está entre os dois mais utilizados. Isto já é um argumento bastante convinvente para dar uma olhada nas soluções que ele oferece.

Certamente é o CRM que mais exige investimento dentre todos analisados, Entretanto vale a pena observar as funcionalidades e o que ela pode te oferecer como solução. Confira a lista de planos e preços.

Conclusão

Ninguém, e muito menos nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder tempo hoje em dia. O nosso tempo está cada vez mais fragmentado entre as diversas decisões e ações que devemos tomar durante o dia.

A otimização do tempo e o encantamento do cliente são os alicerces dos sistemas CRM’s. E isto é o sonho de qualquer um que se proponha a trabalhar com negócios online.

Portanto, confira as opções de CRM e veja qual se adéqua mais as suas necessidades. Certamente é um investimento que valerá muito a pena e lhe trará resultados positivos.

Por isso, mergulhe de cabeça nessa solução. Mas antes dê uma passada nos comentários e nos diga o que achou deste post.

Artigos relacionados