No dia 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Nesta matéria vamos abordar um pouco sobre a origem desta data e como o livro e seu novo formato vêm mudando o hábito de adquirir cultura.
As Origens do Dia Mundial do Livro
A UNESCO instituiu o dia 23 de Abril como o Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais. No entanto, poucas pessoas sabem o por quê.
Tudo começou com a morte de Miguel de Cervantes. O celebrado autor de Dom Quixote de La Mancha. O terceiro livro com mais traduções da história. Perdendo apenas para a Bíblia e as obras completas de Lênin.
O Livro retrata a história de Dom Quixote. Um morador humilde da fazenda de La Mancha que se dedicava à literatura.
Após a morte de Cervantes em Abril de 1923, os moradores da Catalunha procuravam alguma forma de homenageá-lo.
No mesmo ano eles fundaram a Feira do Livro Espanhol.
Era uma Feira onde eles expunham livros na calçada das suas casas por toda cidade. Algo que começou despretensioso e apenas como uma forma de homenagear um dos filhos mais ilustres da Catalunha, mas que ganhou grandes proporções.
Nos anos seguintes havia se espalhado por toda a Espanha essa celebração.
E então o nome Feira do Livro Espanhol passou a fazer sentido.
Uma curiosidade é que no dia 23 de Abril, também foi o dia da morte de ninguém menos que Willian Shakeaspeare.
Um dos maiores, se não o maior, Dramaturgo de todos os tempos.
Shaekepeare era casado com uma mulher chamada nada menos que: Anne Hathaway.

Vale ressaltar, que na verdade, Cervantes morreu 10 dias antes de Shaekespeare. Isso se deve pelo fato de que os países usavam calendários diferentes: Gregoriano e Juliano.
O Livro e seu novo Formato
Agora que já entendemos a origem do Dia Internacional do Livro. É preciso entendermos como ele se apresenta na atualidade.
Com a evolução tecnológica, houve também o avanço nas formas de se obter conhecimento. E o Livro não ficou fora deste novo panorama.
Por isso, é cada vez menos comum as pessoas adquirirem os livros em seu formato original. Pesquisas apontam que ano após ano o setor registra queda na vendagem do exemplar de livro tradicional.
Mas isso não significa o fim da cultura através da leitura. Significa apenas, que como tudo, o livro teve que se adaptar ao mundo moderno.
Diversos fatores podem ser considerados influenciadores diretos nesses números.
Há o fator tecnológico, de Mercado e Ecológico.
Novas Tecnologias
Lembro que na minha infância havia na casa dos meus avós uma coleção da Enciclopédia Barsa completa.
Certamente se você tem mais de 30 anos vai se lembrar dela também.
Era pra lá que eu e meus primos íamos fazer nossos trabalhos de escola. Folhas de papel almaço jogadas pela sala. Cheiro de biscoito de polvilho sendo frito. Pausa no momento de nostalgia. Voltemos às Novas Tecnologias.
No entanto, hoje não se faz mais necessário ter uma coleção Barsa em casa. E isso não torna menor o Dia Internacional do Livro.
No entanto, se tornou dispensável aquelas enormes coleções de livros grossos divididos em mais de 20 volumes. Tudo isso cabe na palma da sua mão. Num Smartphone, por exemplo.
As ferramentas tecnológicas nos permitem a busca por um determinado tema que está inserido dentro de um livro. E pronto! Não foi necessário olhar sumário. Folhear as incontáveis páginas. De incontáveis volumes.
Hoje o novo formato mais comum que o livro se apresenta é o e-book. Que nada mais é do que um livro em seu formato digital. Feito para ser lido em Smartphones, Tablets Pcs e uma infinidade de outro dispositivos eletrônicos.
Novos Mercados
Com a criação de um novo produto é necessário um novo mercado que o ampare e o promova.
Não basta ter o Dia Mundial do Livro se não há consumidores para ele.
No caso dos livros, esse novo mercado é o Comércio Eletrônico. Que na contramão da venda de livros, cresce exponencialmente ano após ano.
Em plena crise, é esperado um crescimento de 16% em 2019 para o setor.
Esse novo mercado não torna o Dia Internacional do Livro algo obsoleto.
Sendo assim, muitas pessoas que antes não pensavam em se aventurar como escritores estão lançando suas obras.
Esse movimento ocorre por que para se criar um e-book não é preciso se ter uma editora, o que diminui bastante os gastos para se lançar o próprio livro.
Os temas também passaram a ganhar diversidade.
Se encontra hoje Livros Digitais sobre o mesmo tema com diversos autores falando sobre ele, por exemplo.
Claro que os temas sempre tiveram diversas interpretações ao longo da História. Mas com esse novo formato de mídia, ficou muito mais fácil lançar uma obra sobre determinado tema que já tenha sido abordado por outro autor.
Portanto, podemos perceber que com os Novos Mercados, O Dia Mundial do Livro ganha mais pessoas aptas a celebrá-lo.
O Fator Ecológico
Produzir um livro em seu formato original não é algo tão simples assim. É preciso processar o Eucalipto que é a matéria prima do papel. Ter máquinas impressoras. Produzir tintas. Colocar maquinários para produzir em série.
Isso tudo causa um Impacto Ambiental considerável.E cada dia mais a preocupação com Aquecimento Global vem ganhando espaço em nossa sociedade.
Há ainda a preocupação da reputação das empresas no quando o assunto é Impacto Ambiental.
Hoje ter um selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente, pode ser um fator decisivo na hora do consumidor optar onde deve fazer sua compra, por exemplo.
Contudo, há ainda aqueles que prefiram ter bibliotecas físicas em casa.
O cheiro do livro nunca vai perder o seu espaço.
Mas para que possamos celebrar o Dia Mundial do Livro, é precisamos que tenhamos um Meio Ambiente que suporte uma convivência equilibrada e sustentável com o ser humano.
Resumindo
Como tudo na vida o livro teve que se adaptar aos novos tempos. Ele ainda continua sendo uma das principais fontes de conhecimento do homem.
Entretanto, já não é mais necessário ter q sair carregando ele nas mãos. Ou mesmo colecionar grandes volumes para se fazer uma breve pesquisa.
O Dia Mundial do Livro segue sendo relevante para o homem.
Mas para o homem que quer ser moderno, é preciso que se conheça o que os livros e a tecnologia podem trazer de novo.
O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler.
Mark Twain