O que é Endomarketing
“Que eu seja capaz de olhar para dentro, reconhecer quem eu sou e ser melhor todos os dias.” Esta frase é de autoria da Patrícia Rezende. A princípio pode parecer uma frase de autoajuda. E de fato, no contexto em que ela se encontra, é. No entanto este é o princípio básico do Endomarketing.
Endomarketing são as estratégias de marketing pensadas para melhorar o relacionamento da instituição com seus colaboradores. É quando a empresa é capaz de olhar para dentro, e a partir disso, colher resultados.
Sendo assim, podemos entender o endomarketing como formas de engajar os colaboradores de uma empresa com seus valores, e alinhá-los para o alcance destes objetivos.
Um erro muito comum são as empresas trabalharem o seu branding e o posicionamento da sua marca, sem antes implementarem estratégias de endomarketing. Isto acaba por desalinhar onde a marca quer estar, e onde os colaboradores estão. Se eles não entendem como a marca se posiciona, fica parecendo que o posicionamento dela é inexistente.
Recursos Humanos e o Endomarketing
O RH e o endomarketing devem trabalhar juntos na implementação das estratégias. Como todos sabemos o Recursos Humanos é responsável pela gestão das pessoas. Sendo assim, é importantíssimo que quem realize essa gestão esteja alinhado com quem vai propor as estratégias para a melhoria do relacionamento entre a empresa e os colaboradores.
Não há possibilidade de sucesso na implementação do endomarketing se o marketing e o RH não trabalharem em conjunto. Eles devem elaborar ações que promovam treinamento constante dos colaboradores, melhoria na qualidade de vida na empresa e nos benefícios, participação efetiva da família na corporação, entre outras medidas.
Algumas empresas não entendem de fato a importância de elaborar um endomarketing bem trabalhado, e nem a importância dele para o sucesso da empresa. Por isso, neste post, vamos conhecer alguns casos em que estas políticas foram implementadas com sucesso, e a importância delas para a empresa.
Por que minha empresa deve trabalhar o endomarketing?
Como dissemos anteriormente: algumas empresas não conhecem, ou simplesmente ignoram o endomarketing por não entenderem os benefícios que ele pode trazer. Por isso, vamos entender como o marketing interno pode contribuir com as empresas.
1 – Motivação
Quando os seus colaboradores entendem que fazem parte do processo, e não são apenas peças substituíveis, eles tendem a se motivar. Além disso, o endomarketing é responsável por pensar em cursos, palestras, plano de carreira, etc.
Estas políticas são capazes de despertar nos colaboradores a sensação de pertencimento. E isto naturalmente os torna mais dispostos a exercerem as suas funções.
2 – Compromisso e lealdade
O comprometimento é um dos fatores que são capazes de levar pequenas empresas a se tornarem grandes corporações. Um colaborador comprometido é capaz de realizar mais do que ele espera. E essa pró-atividade é o que faz diferença nos resultados.
Pessoas só podem estar comprometidas se forem leais. Ninguém se compromete com algo que não acredita ou compactua. A lealdade acaba por surgir de forma natural quando há comprometimento.
3 – Menor índice de afastamento por motivos médicos.
Segundo pesquisa da Universidade de Brasília, a depressão e o estresse afastam anualmente 1,3 milhões de colaboradores de suas atividades profissionais. As preocupações e pressões, são os principais fatores que levam a este tipo de afastamento. Um endomarketing bem feito tende a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Trabalhando a qualidade de vida dos colaboradores, sua empresa tende a ganhar com uma taxa bem menor de afastamento por motivos médicos.
4 – Baixa rotatividade
Quem simplesmente recebe uma remuneração por uma tarefa executada, tende a buscar novas oportunidades. O que faria um colaborador não pedir demissão ou mudar de atividade se ele apenas sentisse que trabalha pra receber um salário?
O endomarketing quebra esses paradigmas. E há casos de pessoas que aceitam receber menos, desde que trabalhem em empresas que promovam seu bem estar.
5 – Maior produtividade
Aumentar a taxa de produção sem aumentar o quadro de colaboradores é o sonho de toda empresa. O endomarketing pode auxiliar nisto na medida em que promove a capacitação e o bem estar dos recursos humanos que dispõe.
Aquela relação patrão – funcionário – resultados já está obsoleta. O estreitamento dos laços tende a aumentar a produtividade. Pessoas que se sentem amigas umas das outras produzem mais do que aquelas que têm apenas um vínculo profissional.
Casos de empresas que implementaram o endomarketing e obtiveram sucesso
Apenas dizer que o endomarketing é eficaz e trás resultados não adianta. Por isso, vamos citar algumas empresas que utilizaram ele e obtiveram sucesso.
1 – FIAT
Uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, a Fiat criou uma política de aproximação dos colaboradores.
Todos os anos a montadora promove diversos eventos, nos quais é possível que os funcionários levem seus familiares e não paguem nada por isso. São festas de fim de ano, aniversário, e até celebrações de resultados.
Além disso ela criou um canal de comunicação no qual falar com o responsável do setor é uma tarefa bastante simples. Isto encurtou a distância entre os colaboradores do setor operacional e os de gestão.
Ela também permite que os colaboradores da linha de montagem sejam os primeiros a testar os novos carros da montadora
.
2 – Toyota
Quando um novo colaborador entra para o quadro de funcionários da empresa, ele passa por um treinamento que dura cerca de 150 dias. Neste treinamento ele aprende todos os processos da montadora. Desde design até a colocação de pneus no final da linha de montagem.
Isto tudo para capacitar os novos integrantes da empresa a opinarem sobre os processos que ela adota. Faz muito mais sentido ouvir a opinião de quem vive aquilo todos os dias, do que gastar milhões com consultorias. Não que a empresa não conte com consultores. Mas ela conseguiu diminuir consideravelmente estes gastos apenas treinando seus funcionários e dando ouvido a eles.
Todos os anos os colaboradores dão sugestões do que pode ser melhorado. Estas sugestões são avaliadas e implementadas na medida do possível.
Isto tornou a Toyota uma referência mundial em marketing interno.
3 – Wise Up
A rede de escolas de idiomas criou um game que consiste na captação de novos alunos através de seus funcionários. Os que conseguem captar o maior número de novos alunos recebem o reconhecimento da empresa em todas as suas filiais.
Além disso, ela remunera financeiramente a cada novo aluno captado. Isto fez com que seu número de clientes aumentassem de forma natural. As pessoas tendem a tomar decisões quando vêem que alguém de sua confiança recomenda.
Como implementar o endomarketing
Como vimos, o endomarketing é um conjunto de ações, não apenas uma ação isolada. Portanto, é preciso que se pense em criar meios para que ele seja implementado envolvendo todos que constituem a empresa.
Segue alguns exemplos de políticas que podem ser implementadas, isso ajuda muito a pensar em como deve ser feito.
1 – Promova ações que aproximem a família da empresa
Aproximar a família do colaborador da empresa faz com que o vínculo criado seja maior do que o empregador/funcionário. Além disso, ao trazer as pessoas que dividem o dia a dia deles para o seu ambiente de trabalho criam-se laços de afeto.
2 – Invista em treinamento constante
Um colaborador bem treinado, naturalmente se torna um profissional mais qualificado. A qualificação profissional faz com que os processos da empresa sejam otimizados, além de gerar valor para o colaborador.
Invista em palestras, cursos, workshops e tudo mais que possa contribuir para a evolução profissional. Estas medidas enriquecem o currículo do colaborador. O crescimento constante é um aliado poderoso no marketing institucional.
3 – Ofereça benefícios
Quando falamos em benefícios isto vai além de remuneração financeira. Oferte a eles auxílio alimentação, plano de saúde. Enfim, benesses que vão além do dinheiro.
Estes diferenciais farão com que ele entenda que onde ele trabalha não é somente uma empresa. Quando o colaborador sente que está em um lugar que não é apenas mais um, ele naturalmente sentirá que ali é o melhor lugar para se estar.
4 – Reciprocidade
Elogie quem merece ser elogiado. Se determinado funcionário tem que exercer uma função, isto não pode ser visto simplesmente como a sua obrigação. Agradeça pelo seu empenho, motive-o a fazer mais do que ele espera.
Crie uma metodologia na qual seja possível recompensar resultados positivos. Assim você acaba por fazer com que ele entenda que há reconhecimento. E se há reconhecimento ele vai querer retribuir.
5 – Integração dos setores
Alguns setores naturalmente dependem de outro para que se obtenha sucesso. O administrativo, deve atuar junto com a contabilidade, por exemplo. Entretanto isto não ocorre em todas empresas, apesar de parecer evidente.
Faça com que setores que se complementam atuem de forma conjunta. Esta medida faz com que o conceito de coletividade se torne mais perceptível. Isolar departamentos, além de ser ineficaz, faz com que haja um afastamento entre quem os constitui.
6 – Plano de carreira
O plano de carreira é a certeza de que aquele colaborador pode crescer dentro da empresa. Crie planos de carreira e estabeleça o que cada um deve ter para atingir determinado posto.
Dê preferencia a promoções para quem já está na empresa e demonstra esforço e capacitação. Um erro muito comum é possuir um profissional qualificado a ser promovido, e ainda assim procurar outro no mercado. Isto gera frustração. A pessoa passa a pensar que nunca conseguirá alavancar a sua carreira.
Faça com que seus colaboradores sintam que onde eles trabalham é um solo fértil. E que cabe somente a eles germinarem e crescerem.
Conclusão:
Um erro muito comum nas empresas é pensar que o marketing existe somente da instituição para fora.
O endomarketing surge como uma maneira interessante de fazer com que todos se sintam parte da empresa. Ele é responsável pelo sucesso da equipe, e consequentemente, da empresa.
Trabalhe o endomarketing o quanto antes e veja como o crescimento se dará de maneira natural.
“Você pode ter a melhor estratégia e a melhor estrutura do mundo, mas se você não tiver os corações e mentes das pessoas que trabalham com você, nada disso torna-se real”. – Rennee West