As pessoas que trabalham com Marketing Digital não podem desprezar a força do Facebook como uma plataforma impulsionadora das vendas.
O Facebook é simplesmente a maior rede social do mundo. Segundo pesquisa a plataforma possui, nada menos, que 2,6 bilhões de usuários.
Para se ter uma ideia do que representa esse número, uma em cada 3 pessoas, no mundo, tem conta nessa rede social.
Em contrapartida, o Facebook possui seus termos de uso bem restritos para anúncios. E uma queixa muito comum entre os afiliados é os bloqueios que recebem por parte da rede social.
Por isso, preparamos este post sobre os erros que podem bloquear a sua conta no Facebook.
Por que o Facebook bloqueia minhas contas?
Basicamente, a resposta para essa pergunta é simples: Ele bloqueia suas contas porque você descumpre os termos de uso.
É besteira ficar imaginando que o Facebook quer te prejudicar e acabar por acreditar em teorias da conspiração que só existem no mundo imaginário.
O Facebook é uma empresa. E como uma empresa, visa o lucro. Portanto, ele não ganharia nada simplesmente te bloqueando porque “acordou de mau humor”.
Entretanto, o Facebook também precisa dos seus clientes. E, embora a maior parte da renda dele venha dos anúncios, os anúncios não existiriam se não houvessem usuários.
E é por isso que a maioria dos usuários corporativos são bloqueados: eles adotam práticas que prejudicam os usuários.
Para que fique mais claro, vamos citar alguns erros que podem levar a um bloqueio da conta:
Os principais motivos de bloqueio de contas do Facebook
São inúmeros os motivos que podem levar o Facebook a bloquear uma conta. Vamos abordar os principais e como ocorrem.
Eles basicamente consistem em utilização de meios publicitários que prejudicam a experiência do usuário. Como dissemos antes: o Facebook prioriza a otimização da utilização da rede social pelos seus usuários.
Portanto, tudo que possa de alguma forma prejudicar esta experiência é passível de bloqueio.
1 – Indução ao erro ou utilização de imagens apelativas
Todo anúncio que se preze deve conter uma imagem chamativa e uma legenda capaz de encantar o cliente.
Entretanto algumas imagens não são aceitas pelo Facebook e acabam por gerar bloqueios.
- Os anúncios não pode conter imagens com conteúdo explicitamente sexual, de nudez, seminudez ou que remeta a sensualidade excessiva.

- Os anúncios não podem possuir conteúdo considerado chocante, apelativo ou com o intuito de impressionar o usuário de forma muito impactante ou negativa.

- Anúncios com imagens de resultados milagrosos ou duvidosos não são tolerados. Vale ressaltar que imagens com antes e depois também não costumam ser aceitas. Isto porque a maioria delas apresenta resultados que podem até de fato ocorrer, mas que não são garantidos a todos usuários.

2 – Anúncios que direcionem para páginas com CTA’s que possam ter dupla interpretação
Toda página de venda que se preze tem pelo menos um CTA.
O CTA é a sigla em inglês para call to action, ou seja, uma chamada para a ação.
O grande problema é que alguns sites utilizam call to actions que levam a uma interpretação dúbia.
Vamos ver um exemplo na imagem abaixo.
Este call to action é de uma página de vendas que vende um e-book para dietas. Parece que não tem nada de mais nele. Mas em uma análise mais profunda, pode se entender que querer emagrecer agora é diferente de “quero comprar um e-book sobre dietas”.
Sendo assim, um anúncio que direcione para uma página que contenha esse call to action é considerado contra os termos de uso do Facebook.
Ao invés desse CTA, poderia ser utilizados outros como:
- Gostaria de adquirir o e-book “emagreça com saúde”.
- Quero comprar o e-book.
3 – Anúncios fantasiosos ou que são considerados apelativos
Todos nós já vimos anúncios que têm um conteúdo fantasioso ou apelativo. Vamos citar alguns exemplos de anúncios que tenham esse conteúdo:
- Fique milionário jogando em casa.
- Saiba como fiquei rico trabalhando somente 3 horas por dia.
- Tenha a pessoa que você ama de volta em 3 dias.
Não se pode dizer que ninguém nunca conseguiu atingir uma das promessas citadas nos anúncios acima. Entretanto, se forem verdade, a probabilidade de você obter o mesmo resultado é bem baixa.
Por este motivo o Facebook bloqueia contas com este tipo de anúncio. Na verdade a maioria das pessoas ao lerem estas promessas já sentem que serão enganadas. O pensamento subsequente é: “Poxa, o Face anunciando isto?”
4 – Anunciar direcionando para sites fantasmas
Sites fantasmas são sites que você simplesmente não tem como encontrar o responsável por ele. Isto porque ele vende determinado produto ou serviço. No entanto, não disponibiliza nenhuma forma de contato com quem te oferta.
Desta forma o Facebook entende que o seu anúncio pode se tratar de uma propaganda enganosa. Ou até mesmo um estelionato.
Portanto, se for anunciar e direcionar para uma página de vendas, deixe visível:
- As formas do consumidor entrar em contato.
- As políticas de reembolso.
- As garantias.
- Os termos de uso.
5 – Direcionamento para páginas de destino que prejudiquem a experiência do usuário
Alguns dos itens que já citamos neste post causam o bloqueio da conta pelo fato dos anúncios prejudicarem a experiência do usuário. Entretanto existem anúncios que respeitam as políticas do Facebook, mas as páginas para as quais os usuários são direcionados prejudicam a experiência deles.
Vamos citar alguns casos:
- Páginas que possuam poup up’s que não permitem que o usuário saia do site.
- Utilização de vídeos que utilizam a função auto play, ou seja, ele inicia automaticamente sem o consentimento do usuário.
- Anúncios que tenham um enunciado, mas que direcionam para páginas com conteúdos diferentes.
O que muitas pessoas não sabem é que o Facebook analisa todos os links que estão em anúncios feitos nele. E esta análise é bastante detalhista, utilizando, inclusive, de tecnologias de ponta, como a inteligência artificial.
Portanto, não tente enganar o Facebook. Ao invés disso, estabeleça um bom relacionamento com ele.
6 – Anunciar para páginas com baixo índice no Relevance Score do Facebook
Poucas pessoas sabem, mas o Facebook tem um índice que mede a relevância das páginas para as quais os anúncios são direcionados. O nome desse índice é o Relevance Score, ou Pontos de Relevância.
Isso é medido, baseado no número de curtidas que uma página possui, quantos comentários, sejam eles positivos ou negativos, a taxa de resposta do administrador da página aos usuários e o principal de tudo: o quanto esta página é relevante para o usuário.
Portanto, páginas que têm poucas curtidas, possuem índice baixo de resposta aos comentários, provavelmente terão um Relevance Score baixo.
Você agora deve estar se perguntando: “Como eu vou saber se uma página de um produto que sou afiliado na Monetizze possui um baixo Relevance Score?”
A resposta é bem simples: analise este texto e compare com as configurações da página. Para cada descumprimento dos termos aqui citados, menor será o Relevance Score dela.
7 – Falta de informações sobre o produto anunciado.
O Facebook também bloqueia contas cujo o direcionamento seja para página de vendas que não possuem informações sobre o produto.
Algumas informações não podem faltar.
Vamos listar alguma delas:
- Quantidade do produto ou especificação do serviço. Exemplo: Este gel redutor de medidas contém 400 gramas e seu ativo principal é a cânfora, ou este curso de violão consiste em dois módulos, sendo um para iniciante e o outro pra o nível básico I.
- Modalidades de pagamento aceitas e como elas podem ser feitas. Exemplo: divide-se em 10 x sem juros no cartão, ou 12 x com juros de 1,99% ao mês. Não aceitamos pagamentos via boleto.
Conclusão
O Facebook é a maior rede social do mundo. Isto é um fato comprovado por dados que não permite discussão.
Entretanto, para se manter no topo das redes sociais o Facebook prioriza a experiência dos seus usuários. E isto tem uma razão bastante simples: Não adianta nada vender anúncios se não há público para ser impactado por ele.
O Facebook poderia simplesmente fechar os olhos para a qualidade dos anúncios e faturar bilhões apenas deixando as coisas fluírem. No entanto, em médio prazo iria haver uma migração enorme de usuários que priorizariam outras redes sociais. E em alguns casos alguns poderiam até extinguir suas contas.
Por este motivo há esse excesso de zelo quanto a qualidade dos anúncios. Há muito tempo vender a qualquer custo deixou de ser a política de empresas sérias e que querem, de fato, sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o digital.
Portanto, o Facebook continua sendo uma ótima ferramenta para divulgação de produtos e serviços. Mas isto desde que você tenha a consciência de que existem regras que devem ser cumpridas.
O mais indicado é que você se mantenha sempre antenado nas modificações dos termos de uso dele. E tendo conhecimento sobre o que se pode ou não fazer, adequar seus anúncios para que estejam em conformidade e dessa forma alavanque as suas vendas.
No que depender da Monetizze, estaremos sempre aqui proporcionando conteúdo de qualidade para te ajudar a compreender melhor o mercado digital.
Por falar nisso, que tal passar nos comentários e deixar a sua opinião sobre este post?
Abraços.