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O Google é o maior buscador do mundo. Ele tem concorrentes, como o Bing, entretanto a sua fatia no mercado não chega nem sequer a assustar o Google. Quando se tem uma ferramente deste porte na web, ela acaba naturalmente se tornando um dos melhores recursos para divulgação de produtos. No entanto é imprescindível que você evite erros ao anunciar no Google ADS.

Como evitar erros ao anunciar no Google

Criamos este post com o intuito de que suas campanhas possam ser otimizadas ao máximo ao anunciar no Google, e dessa forma, se obtenha melhores resultados. Portanto, vamos enumerar alguns erros muito comuns cometidos por quem anuncia no Google ADS.

1 – Pesquise profundamente as palavras-chave

A maneira que o Google utiliza para mostrar as suas campanhas aos usuários é através das palavras-chave.

É através delas que o seu anúncio aparece como resultado.

Portanto pesquise exaustivamente a palavra chave que mais se adeque ao que a sua audiência irá procurar.

Se você pretende comercializar um gel redutor de medidas, pesquise as palavras-chave que estão sendo mais utilizadas para encontrar o seu produto.

Existe um vício entre os anunciantes que não têm tanta experiência com o Google ADS: Agir por intuição. Eles geralmente imaginam o que a sua audiência irá procurar e determinam isto como as suas palavras-chave.

Pode até dar certo. E algumas vezes, de fato dá. Mas o ideal é ter uma pesquisa muito bem embasada antes de definir as palavras-chave para anunciar no Google.

O melhor de tudo é que o próprio Google te dá a possibilidade de fazer esta pesquisa. Ele tem uma ferramenta chamada Keyword Planner que além de te dar uma visão panorâmica sobra as palavras-chave mais utilizadas para anunciar no Google, ainda te dá sugestões de palavras que possam ser relevantes para o seu anúncio. Outra ferramenta também muito utilizada para busca de palavras-chave é o Ubersuggest. Também é bastante completa e te dá ótimas referências.

2 – Segmente a campanha conforme os seus objetivos

O Google te dá a possibilidade de segmentar as sus campanhas por diversos parâmetros. Segmentar nada mais é do que definir com base em filtros, para quem seu anúncio será mostrado.

Para quem vende um produto físico que só é entregue em Belo Horizonte e Região Metropolitana, não faz o menor sentido anunciar para quem mora em São Paulo.

E este é uma das segmentações que o Google ADS permite: filtar por Geolocalização. Com este tipo de segmentação ele só mostra o seu anúncio com base em uma região que você determina.

Por mais que você faça os melhores anúncios da internet, se você não for capaz de criar uma segmentação eficiente, ela trará resultados bastante fracos.

Alguns tipos de segmentação que o Google permite:

  • Palavras chave: Como dissemos anteriormente: elas são de suma importância para o sucesso de um anúncio. O Google permite que você segmente suas campanhas apenas para quem pesquisar as palavras-chave que você selecionar.
  • Remarketing: Quando um usuário clica no seu anúncio, ele é “marcado”. A segmentação com base no remarketing, significa que o Google mostrará seus anúncios para quem já se interessou por ele em algum momento mas não concluiu a compra.
  • Público Semelhante: Com base nos dados dos usuários que já interagiram com seus anúncios, o Google é capaz de encontrar públicos semelhantes a eles e segmentar suas campanhas para eles. É muito mais fácil um consumidor que tenha gostos e hábitos parecidos com os que já se interessaram pelos seus anúncios, também se interessem.

3 – Criar somente um modelo de anúncio

Pessoas diferentes reagem de formas diferentes. E isto é uma regra não só para o Google ou para o marketing, mas sim para a vida.

Algumas pessoas não sabem, mas as cores podem influenciar consideravelmente um consumidor no processo de decisão da sua compra.

Técnicas de Copywriting também podem ser decisivas para o seu anúncio. E testar somente uma pode levar sua campanha ao completo fracasso, ou então, a um resultado bastante abaixo do almejado.

Um dos erros muito comuns cometidos por quem quer anunciar no Google é criar somente um modelo de anúncio. O ideal é que você crie pelo menos 3, e os teste para saber qual terá a maior taxa de conversão, e de engajamento.

4 – Não Acompanhar as métricas

Algumas pessoas estão interessadas somente no resultado final. Se meu anúncio está vendendo então está tudo ótimo. E pode até mesmo estar, afinal, você está obtendo lucro.
Entretanto, não se engane,quem anuncia no Google e não acompanha as suas métricas pode, e provavelmente está, perdendo muito dinheiro.

O Google ADS é uma das ferramentas que possuem a maior quantidade de métricas que podem ser avaliadas. E não é somente isto. Todas as métricas que o Google ADS te inform tem relevância para o seu negócio.

Procure vasculhar a fundo todas elas, entender o significado, como ela afeta seu modelo de negócio.

Saber quanto está o seu CPC, por exemplo, faz uma diferença enorme entre o lucro bruto e o líquido.

Conclusão

Anunciar no Google e não obter um retorno satisfatório é algo que frusta bastante quem está iniciando seu empreendimento digital.

Entretanto este fracasso a maioria das vezes se dá devido ao fato de que as pessoas não querem de fato se profissionalizar e se aprofundar no Google ADS.

Como tudo na vida que você pretende ter bons resultados, é necessário que você estude bastante.

Muitas dessas dicas podem parecer óbvias demais. Mas o fato é que estes erros acontecem, e muito mais do que se imagina, principalmente por quem está iniciando suas campanhas no Google ADS.

A verdade é que o maior erro que você pode cometer, quando se trata de marketing digital, é deixar de estudar e ficar antenado nas novidades que surgem praticamente todos os dias.

No mais os resultados surgirão naturalmente, desde que haja esforço da sua parte.

E aí, conta pra gente nos comentários, você já cometeu algum dos erros que citamos?

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