Pular para o conteúdo
funil de vendas no mercado de afiliados

O funil de vendas é uma das estratégias primordiais para quem deseja trabalhar com marketing digital.

Por isso, se você deseja oferecer seus serviços de forma online, você precisa saber construir um funil de vendas.

Através dele você pode desenhar toda a jornada do seu cliente, desde o seu primeiro contato com a marca ou empresa, até a finalização da compra.

O funil serve também para qualificar o seu lead. Chamamos de lead a pessoa que teve um primeiro contato com sua empresa e pode ser um potencial cliente.

Dessa forma, você consegue prepará-lo até o momento oportuno para oferecer seu produto ou serviço e obter chances maiores de venda.

Ficou confuso? Calma que vamos te explicar passo por passo.

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo. Essas etapas também são conhecidas pelas siglas ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Topo do funil

O topo do funil é a etapa do aprendizado e descoberta. É aqui que o visitante toma conhecimento da sua necessidade ou problema. Ou seja, ele não buscava uma solução pois não sabiam que precisava de uma.

Entretanto, ao ter o primeiro contato com sua empresa, sua consciência é despertada e as suas necessidades começam a ficar mais claras.

Este é o momento de você se mostrar especialista e oferecer conteúdos ricos. Diante disso, você deve oferecer materiais como e-books e infográficos, que possa ajudá-lo a diagnosticar o seu problema e entendê-lo por completo.

No topo de funil, não se tem muita informação sobre esse visitante, pois ele acabou de conhecer a sua empresa.

Por isso, você pode solicitar alguns dados revelantes como nome completo, e-mail e profissão. Dessa forma, esse visitante avança no funil de vendas e se tornar um lead.

Meio do funil

O meio do funil é a etapa do reconhecimento do problema e da consideração da solução. Aqui não lidamos mais com um visitante, e sim com um lead.

Ou seja, em algum momento esse usuário consumiu o seu conteúdo e possui uma maior chance de adquirir o seu produto ou serviço. Ela já se inteirou sobre o seu problema, e agora busca por uma solução.

Sua função nesta etapa é oferecer dicas e possibilidades reais para o lead. Ajude-o a analisar as alternativas de solução para o seu problema, além de ser sincero sobre a necessidade de efetuar uma compra.

Não tente vender a todo custo, procure desenvolver um relacionamento com o seu lead, de maneira à qualificá-lo melhor para a próxima etapa do funil.

Fundo do funil

O fundo do funil é a etapa da decisão da compra. O lead está qualificado e torna-se uma oportunidade. Aqui, ele já passou por todo processo de educação e está ciente do seu problema e da melhor solução.

Este é o momento de você contatá-lo e oferecê-lo uma solução. A relação de confiança que você construiu até aqui fortalecerá seus argumentos quando for mostrá-lo que sua empresa é a melhor opção.

O processo do funil é encerrado quando a oportunidade finaliza a compra e se torna um cliente.

Como utilizar o funil de vendas no mercado de afiliados?

Um dos equívocos de produtores e afiliados, principalmente dos afiliados é achar que o simples ctrl C + ctrl V do link de divulgação resultará em vendas e comissões em sua conta.

Mas a verdade é que o mercado de afiliados, apesar de dinâmico, exige além de dedicação, pensamento estratégico.

Ou seja, é necessário que você monte uma boa estratégia para que, com a comunicação adequada leve o produto ou serviço ideal ao público ideal.

Por isso, o funil de vendas se ajusta perfeitamente ao mercado de afiliados. É a melhor forma de conquistar clientes através do marketing de conteúdo.

Se você é produtor, pode construir uma trilha de conteúdo para atrair compradores ao seu serviço e produto.

Se você é afiliado, pode oferecer um conteúdo gratuito para o seu comprador em potencial que o faça despertar interesse no produto que você deseja oferecer. Pode ser uma planilha, um e-book, caso você esteja vendendo um produto físico. O ideal é que o próprio produto disponibilize esse material para você.

Além disso, é importante também, você não só oferecer conteúdo ao seu cliente, mas estabelecer um relacionamento com ele. Dessa forma, você aumenta a confiança dele em você, e consequentemente suas chances de fechar uma venda.

Se gostou das dicas sobre funil de vendas, não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro dos próximos conteúdos.

Artigos relacionados