Pular para o conteúdo
Não sofra mais com compras não efetuadas no seu checkout

O objetivo deste guia é compilar as principais dicas que estão na primeira página do Google sobre como evitar o Abandono de Carrinho.

Nós sabemos como é difícil para quem está começando no mundo de marketing digital ou de Produtores e Afiliados.

Levar tráfego qualificado para um site ou uma página de produtos é sempre um desafio.

E sabemos também que este não é o único desafio!

Mas, se você já superou esta fase, você está de parabéns!

Porém, todo mundo sabe que mesmo com tráfego de qualidade, as pessoas ainda acabam adicionando produtos no checkout e não concluindo a compra.

Por que isso acontece?

Vamos te mostrar tudo neste post, inclusive como você deve trabalhar para quem abandou o carrinho voltar a comprar.

O que é Abandono de Carrinho?

É o ato do consumidor inserir um produto do seu e-commerce no checkout e não finalizar a compra.

Quem costuma comprar muito online tem o hábito de inserir produtos no carrinho e não efetuar a compra de propósito esperando depois receber ofertas para que a venda seja concluída.

Você já fez isso? Se não fez, fica aí a dica!

Por que investir no abandono de carrinho é uma oportunidade?

Uma pesquisa realizada pelo site americano Business Insider mostra que se somarmos todas compras que não são finalizadas devido ao cliente em potencial abandonar o carrinho podem chegar a 4 trilhões de dólares e que destas perdas, mais de 60% podem ser revertidos! Veja na imagem abaixo:

10 dicas para evitar o Abandono de Carrinho

Interessante hein?

tudo sobre como evitar o abandono de carrinho

10 dicas para evitar o abandono de carrinho

Agora que você já sabe o que é o abandono de carrinho, porque ele acontece e que a oportunidade de reverter este abandono é muito grande, vamos te dar 10 motivos que fazem com que as pessoas desistam de suas compras.

1. Usuário experiente:

O e-commerce brasileiro ainda tem muito o que crescer. Mas tem muitos consumidores experientes que já conhecem as diversas maneiras de ser impactado novamente por uma empresa após ele abandonar um produto no carrinho.

Por isso, é fundamental que você tem uma estratégia de recuperação de clientes que abandonaram de propósito um produto no seu checkout. Mais pra frente vamos abordar estas táticas.

 

2. Usuário Indeciso:

Da mesma forma que existe uma fatia pequena da população que compra frequentemente online, ainda existem muitas pessoas que estão comprando online pela primeira vez, ou ainda estão nas primeiras compras.

Muitos ainda ficam indecisos sobre a compra.

Além da indecisão a desconfiança também é um fator super importante.

Portanto, pense neste cliente que está indeciso ou que tem receio de comprar com você.

Como você pode fazer isso?

A primeira dica é derrubar esta objeção e dar garantias que se o usuário não gostar do produto você garante a devolução do dinheiro.

E na parte da segurança, colocar toda a informação possível garantindo que seu site é seguro.

 

3. Frete caro ou desproporcional ao valor do produto;

Por mais que você se esforce muito para ser competitivo no seu mercado, deixando o preço do seu produto competitivo, você ainda precisa se submeter as empresas de logística para fazer a entrega do seu produto para seu cliente.

E muitas vezes o valor do frete pode estar caro para seu cliente, na visão dele.

Ou ele achar que não vale a pena pagar por um frete que é desproporcional ao valor do produto.

Inclusive, estudos e testes comprovam: vale a pena você incorporar o valor do frete no seu preço do seu produto e divulgar Frete Grátis para seus clientes.

 

4. Valor mínimo;

Se você já baixou por curiosidade algum desses apps de entregas de alimentos você vai entender o que eu quero te dizer.

Quantos cupons você já recebeu que para ter direito você precisa fazer um pedido acima de valor X ou Y?

O valor mínimo pode sim gerar abandono de carrinho pois a pessoa vai colocando produtos no carrinho para ver se chega ao valor mínimo para ter direito ao frete grátis.

Então, faça seu estudo e pesquise qual o ticket médio do perfil do seu cliente e tome cuidado para não ultrapassar este limite para não ter uma alta taxa de abandono de carrinho.

 

5. Prazo de Entrega;

Você com certeza está sentindo o ritmo que nossa vida moderna vem nos imprimindo certo?

E hoje, acontece que as pessoas estão cada vez mais ansiosas.

Todos, querem tudo para ontem, no máximo para hoje, quando estão de bom humor…

Portanto, dê mais de uma opção de prazo de entrega e com os valores destes fretes adequados.

 

Na segunda parte deste Guia, você vai encontrar:

  • Mais 5 fatores que levam as pessoas a abandonar o carrinho;
  • 3 dicas de como reverter o abandono de carrinho;
  • Como a Monetizze te ajuda a evitar o abandono de carrinho;

 

É isso aí pessoal, amanhã tem mais na continuação deste post.

Espero vocês!

Artigos relacionados