Pular para o conteúdo
Template do Wordpress

É bastante interessante como a automatização de tarefas vem ganhando cada dia mais adeptos no mundo. Ficar tentando executar afazeres de maneira quase que artesanal é algo que ficou no passado.

Quando se fala de marketing digital, ou de negócios online, a coisa ainda fica mais dinâmica. Basicamente quem atua nesse mercado busca: otimização, responsividade e adequação.

O WordPress surgiu justamente visando suprir estas necessidades. Ele tornou a linguagem PHP e HTML bastante amigável. E criação de índices ou mudanças de configuração de páginas, não precisam mais de centenas de linhas de comando feitas “no braço”. Basta alguns clique, e pronto: você conseguiu fazer as mudanças eu site, blog ou e-commerce.

Mudanças que levariam horas para serem desenvolvidas, e que muitas vezes só seriam possíveis com o auxílio de um programador, agora se encontram nos botões do seu mouse.

Os templates são capazes de te fornecer tudo isto. Mas afinal, o que é um template para WordPress e como instalá-lo? Se você que realmente aprender fique ligado neste post até o final.

Modelos de templates para WordPress

O que é um template

Templates são modelos de sites, blog, e até e-commerces pré fabricados. Basicamente o template tem a função de estabelecer um conjunto de funções que tem como objetivo sanar as necessidades de uma demanda específica.

Por isto a palavra template em português tem o significado semelhante a modelo. E é ele que vai determinar as configurações do seu site, como:

  • Menu.
  • Galeria de fotos (se houver).
  • Header.
  • Seções.
  • Entre outros.

Estas configurações são as que ficarão dispostas em seu site, e consequentemente apresentada a sua audiência ou clientes.

Mas agora que você já sabe o que é um template, fica a dúvida: como escolher um template que atenda às minhas necessidades?

Bem, esta é uma resposta cuja a pergunta cabe a você. É você que tem que saber o que seu site vai precisar. Claro que você pode avaliar os modelos existentes de templates para WordPress e, dessa forma, descobrir funcionalidades que podem ser úteis e que você ainda não tinha percebido.

Entretanto, existem algumas dicas que devem ser observadas independente de quais são os seus objetivos.

1 – Procure por templates responsivos

Um template responsivo é um modelo que se adeque tanto para formatos em desktops e em smartphones. Responsividade significa estar adaptado a todas tecnologias capazes de acessar um site.

Ter um site responsivo é obrigação de quem quer sobreviver no mercado digital hoje em dia. Segundo uma pesquisa publicada pela Telebrasil 97 % dos brasileiros utilizam o smartphone para navegar.

Por este motivo, procure por um template que seja responsivo.

2 – Faça uma lista o que seu site precisa

Esta é uma dica bastante preciosa. Faça uma lista do que você acredita que se site irá precisar entre as suas funcionalidades.

Nem que seja com um bloquinho de papel e uma caneta. Vá anotando quais as funcionalidades que sua audiência ou cliente esperam encontrar em seu site.

É importante que você tenha isso em mãos e em mente antes mesmo de começar a procurar pelo template. Pense como a pessoa que irá acessar seu site:

  • O que ela busca?
  • Quais as suas necessidades?
  • O que eu posso oferecer como um diferencial?
  • Este template me entrega o que ela precisa?

Estas perguntas te ajudarão bastante a escolher um template que entregue o que sua audiência precisa.

3 – Pesquise a concorrência

Depois de fazer a lista do que seu template para WordPress precisa ter é hora de dar o próximo passo: pesquisar a sua concorrência.

Faça isso e faça sem medo. Não é um jogo sujo. É uma maneira de adequar ao mercado mais fácil. E muito mais do que isso; pensar nos diferenciais que você pode inserir no mercado.

Grandes marcas vivem pesquisando o que os seus concorrentes fazem. Faça um teste: vá até o site da Americanas.com e da Amazon. Simule uma compra em cada um deles. Você verá que eles oferecem quase que as mesmas funcionalidades. Você acredita que isto é mera coincidência? Não é.

4 – Procure sites com templates seguros e de qualidade.

Como tudo na internet, sempre existem fontes confiáveis e suspeitas. Com os templates para WordPress não seria diferente. Existem sites que possuem templates, mas que junto com eles podem vir arquivos indesejáveis. Por isso, listamos 3 sites confiáveis para baixar o seu template para WordPress.

  1. wordpress.org
  2. wordpress.com
  3. easypress

Como instalar meu template para WordPress

Agora que você já sabe o que é um template para WordPress e algumas dicas de como encontrar o ideal para o seu objetivo, chegou a hora de aprender como instalá-lo.

Basicamente, você precisará possuir uma conta de administrador no WordPress. Aí basta você acessar ela e seguir o passo a passo abaixo.

  1. Primeiro faça login com sua conta de administrador
  2. depois vá até a opção apresentação
  3. escolha a sub opção temas.
  4. Selecione a opção novo.
  5. Depois vá na opção carregar
  6. Finalmente escolha a opção ativar.

Pronto, seu template acaba de ser inserido no WordPress.

Importante: Se no seu caso você possui uma conta, tanto gratuita quanto paga, no WordPress.com, você poderá utilizar apenas os templates que eles ofertam.

Conclusão

Os templates estão aí para te entregar o máximo de resultados sem exigir que se tenha conhecimento avançados, ou mesmo nenhum em programação.

Entretanto, cabe a você saber qual atenderá as demandas da sua audiência. As opçãoes são para todos tipos de sites: desde blog’s até os de e-commerce.

Portanto opções não faltam. Siga as dicas deste post que as suas chances de errar na hora de escolher um template diminuirão bastante.

E sempre esteja atento aos novos modelos que surgirem no mercado e as suas funcionalidades.

Mas antes disso. Que tal dar uma passadinha nos comentários e nos dizer o que achou deste post. Ou mesmo deixar a sua sugestão de matérias para que possamos abordar em nosso blog. Aqui na Monetizze, sua opinião e sugestão sempre são bem vindas.

Artigos relacionados