Você utiliza o Telegram para converter afiliados e clientes?
Segundo a pesquisa da Mobile Time, o Telegram está presente em 65% dos smartphones nacionais.
Se você pretende converter afiliados e clientes nessas condições, pode ser interessante utilizar o Telegram como mais um canal de comunicação.
Mas, antes disso, você sabe como fazer marketing no Telegram? Quais são os melhores bots do Telegram para otimizar sua distribuição de conteúdo?
Para descobrir essas e outras respostas, confira o texto a seguir!
Por que usar o Telegram?
Se você é produtor, pode pensar: “Por que eu deveria usar o Telegram na minha estratégia de marketing? O WhatsApp não seria uma ferramenta muito melhor?”
Sim, o WhatsApp também é uma ótima ferramenta para se comunicar com clientes e afiliados. Inclusive, você pode usá-lo para aumentar seus lucros através de um funil de vendas específico para WhatsApp.
Entretanto, o Telegram oferece algumas funcionalidades que nem sempre estão disponíveis no WhatsApp.
Veja a seguir!
Canais
Um canal de Telegram é uma forma de se comunicar com um número ilimitado de clientes e afiliados sem custo.
Veja mais detalhes a seguir!
Grupos
Ao contrário do WhatsApp, onde os grupos podem ter, no máximo, 256 usuários, o Telegram comporta grupos com até 200 mil participantes.
Na verdade, o Telegram possui dois modelos de grupos: os grupos comuns e os supergrupos.
No grupo comum, há a capacidade de 200 membros, o acesso é privado e somente o proprietário do grupo pode gerenciar o grupo.
Já nos supergrupos, pode ter até 200 mil membros, o acesso pode ser público ou privado, há a funcionalidade “Pesquisa Global”, o proprietário do grupo pode adicionar administradores para gerenciar a comunidade ou, se preferir, utilizar bots para executar esse trabalho.
É claro que organizar um grupo de 200 mil pessoas é muito mais trabalhoso comparado a um com 200.
Sabendo disso, ele oferece uma gama de ferramentas para gerenciar esses grupos de maneira mais simples, tais como:
- Uso de hashtags;
- Compartilhamento de arquivos;
- Edição de mensagens após-envio;
- Link de compartilhamento do grupo;
- Fixagem de mensagens no topo do chat;
- Exclusão de mensagens e desaparecendo para todos sem comunicar;
- Recebimento de notificações apenas quando mencionado ou respondido;
- Definição de administradores do grupo e o nível de privilégio de cada um.
O Telegram exclui mensagens automaticamente
Imagine a seguinte situação: você é produtor e está lançando um novo produto.
Já pensou publicar uma oferta somente para os inscritos no seu canal de Telegram e definir um horário para ela ser excluída automaticamente?
Com esse recurso, você pode definir um cronômetro para que as mensagens desapareçam automaticamente do bate-papo após um determinado período de tempo.
O cronômetro pode ser definido para 24 horas, 7 dias ou qualquer outro período de tempo personalizado que você escolher.
Quando o tempo acabar, as mensagens serão excluídas do seu dispositivo e do dispositivo do destinatário.
Agendamento de mensagens
Confira o passo a passo para agendar mensagens no Telegram.
Alta taxa de engajamento
Segundo um estudo da Ayrshare, a taxa média de engajamento no Telegram é de 20%.
Isso é mais baixo do que a taxa de engajamento de 80% no WhatsApp e igual a taxa média de 20% no e-mail.
Agora, você pode estar se perguntando: “Se a taxa de abertura no WhatsApp é MUITO maior e igual no e-mail, por que eu deveria investir em mais um canal de comunicação?”
Primeiramente, porque você precisa ter uma comunicação omnichannel, ou seja, estar presente em todos os canais disponíveis.
Uma pessoa pode não abrir um e-mail marketing, mas, por outro lado, pode se interessar por uma mensagem rápida no Telegram.
Outro detalhe bastante importante é que, geralmente, uma pessoa que está no Telegram tende a ser um espectador mais engajado.
Afinal, não há diversas outras distrações na rede, além de a prática de spam não ser muito comum no app.
Suporte para afiliados
Você deve saber que existem boas práticas para um afiliado vender o seu produto. E uma delas é disponibilizar suporte para sua rede de afiliados.
Ok, mas onde o Telegram entra nisso?
Você pode utilizar canais ou grupos do Telegram para ensinar os afiliados a alavancarem suas comissões através da divulgação dos seus produtos.
Geralmente, os produtores disponibilizam material em nuvem para abastecer sua rede de afiliados.
Entretanto, se esquecem de mostrar as melhores práticas para que os afiliados utilizem esse material (ou até criem novos).
Com uma live em grupo semanal, você já consegue sanar as principais dúvidas dos afiliados e dar instruções para que eles realmente vendam seu produto.
Inclusive, você pode utilizar programas online integrados ao Telegram para transmitir lives dentro do próprio Telegram.
O StreamYard, por exemplo, pode ser integrado ao Telegram através de um canal do YouTube.
Mas, independente de usar esse programa ou outro, lembre-se de dar suporte aos seus afiliados semanalmente. Isso pode aumentar exponencialmente seu faturamento.
Divulgação de conteúdo
Você, produtor, já deve utilizar diversos canais na estratégia de marketing.
Por isso, você já sabe porque divulgar seu conteúdo em diversos canais pode ser benéfico para sua marca, certo?
Dito isso, podemos focar em apenas um aspecto pelo qual você deveria divulgar seu conteúdo no Telegram: diversificação de canais.
Contar com um único canal, como Instagram ou YouTube, pode limitar o alcance do seu conteúdo e dificultar o engajamento com novos públicos.
Sem falar que, ao diversificar seus canais, você reduz o risco de perder todo o seu público caso uma plataforma sofra algum problema técnico ou alteração de algoritmo.
O Telegram também oferece uma variedade de recursos, como enquetes, questionários e adesivos, que podem ajudar a aumentar o engajamento com seu público.
Ao disseminar conteúdo no Telegram, você cria seguidores leais e aumenta o reconhecimento da marca.
Suporte ao cliente
Sem dúvidas, um suporte ao cliente humanizado é algo que faz MUITA diferença na fidelização de clientes.
Sabe aquele cliente que comprou e amou o produto?
Esse, com certeza, voltará a comprar de você!
Portanto, que tal criar um canal para mandar novidades, ofertas e promoções exclusivas para esse cliente?
Essa é uma forma de se manter próximo de seus clientes, fidelizá-los e garantir compras futuras.
E sabe o que é melhor?
Você também tem outras estratégias de suporte ao cliente no Telegram. Veja!
Atendimento
O Telegram serve como um ótimo canal de comunicação. Nele, você pode esclarecer as dúvidas dos clientes, seja em uma conversa pessoal ou em grupo.
Confira as principais funcionalidades para a sua empresa disponíveis no Telegram:
BÔNUS: Use os bots ao seu favor
Os bots são robôs virtuais que realizam tarefas repetidas e automáticas.
Só para ilustrar, podemos citar os bots nos canais de atendimento, também conhecidos como chatbots.
Eles iniciam uma conversa com o cliente de maneira automática para solucionar o problema do usuário no lugar de um atendente humano.
No Telegram, os bots são operados gratuitamente por softwares que podem ser rapidamente encontrados pelo buscador de contatos.
Dentre os principais benefícios de utilizar bot para Telegram, podemos citar o seu custo zero de implementação. Na prática, você pode otimizar sua comunicação sem gastar um centavo.
Por isso que, pensando em te ajudar, nós separamos os melhores bots do Telegram para aplicar na sua estratégia de marketing. Confira!
Voicybot
Na correria do dia a dia, muitas vezes não temos tempo para escrever nosso conteúdo. Neste caso, o áudio pode ser mais acessível, pois você consegue gravá-lo enquanto faz outras tarefas.
Caso isso ocorra, você pode usar o Voicybot para captar o seu áudio e o transformar em texto.
Para isso, basta pesquisar pelo @voicybot, clicar em “Iniciar a conversa” e, em seguida, gravar/encaminhar o arquivo em áudio.
Por reconhecer qualquer tipo de mensagem de voz, você não perde as ideias que surgirem enquanto você estiver fazendo outras tarefas.
NowTrendingBot
Com o NowTrendingBot, você tem acesso aos conteúdos mais comentados em todo o mundo. No NowTrendingBot, as informações são baseadas em:
- Twitter Trends;
- Pesquisas do Google;
- Tendências do Google;
- Vídeos populares do Vimeo;
- Vídeos populares do YouTube.
Ou seja, você consegue encontrar diariamente diversas notícias em um só lugar, podendo tirar ideias para seus conteúdos.
Converto.io
Quer compartilhar seu vídeo do YouTube através do seu canal no Telegram?
Basta utilizar o Converto.io para fazer a conversão. Você só precisa ter o link do vídeo em mãos e integrá-lo ao comando que instruído no chat.
Após alguns minutos, você já recebe o link MP4 para baixar.
Zoom Bot
O Zoom Bot é um robô que possibilita a integração com o Telegram, para que seja possível iniciar e participar de videoconferências diretamente pelo aplicativo.
Esse recurso permite que as contas nas duas plataformas sejam conectadas, permitindo a participação em reuniões com áudio e vídeo sem a necessidade de alternar entre os aplicativos.
Para utilizar esse recurso, basta acessar o Zoom Bot pelo Telegram, vincular as contas em uma página externa e autorizar o uso.
Conclusão
Neste texto, nós vimos o passo a passo para converter clientes e afiliados através do Telegram.
Diversificar os canais de comunicação dá segurança para o seu negócio, aumenta o engajamento com a marca e, principalmente, potencializa as vendas.
De qualquer forma, você precisa de novas estratégias para melhorar a conversão do seu negócio digital.
Por sorte, a Monetizze tem tudo que você precisa para impulsionar suas vendas online.
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