Verde, Amarelo e Vermelho. Todos nós vemos estas cores todos os dias e conseguimos associá-las imediatamente há um objeto. Neste caso o semáforo, ou como chamam em alguns outros Estados: farol de trânsito. Mas por que associamos imediatamente as cores há um determinado objeto? Isso se chama psicologia das cores, ou seja, como as cores influenciam no comportamento humano. Por isso é preciso que você saiba como utilizá-las a seu favor. Elas podem determinar o sucesso de um empreendimento ou o fracasso dele.
Uma breve história sobre a influência das cores no comportamento
Desde que a humanidade existe ela se comunica utilizando as cores. As sociedades tribais, como os índios brasileiros, pintavam o rosto, por exemplo. Como não utilizavam roupas e tinham o biotipo muito parecido, eles pintavam o corpo e o rosto para determinar a qual tribo determinado indivíduo pertencia. Claro que eles se pintavam com outros objetivos, como rituais espirituais.
Os próprios animais também se comunicam e enviam mensagens a seus semelhantes e a outras espécies através das cores. A cobra Coral é um exemplo clássico. Isto porque esta cobra possui cores vibrantes, o que no mundo animal significa perigo, mantenha-se a distância. Porém uma outra espécie de cobra, para fingir ser perigosa, imitou as cores da Cobra Coral Verdadeira. Dessa forma ela evita ataque de predadores, por estes a confundirem com a verdadeira e reconhecerem o perigo. No entanto a Cobra Coral Falsa não possui veneno.

Portanto, como podemos perceber, as cores enviam sinais que são imediatamente interpretados pelo cérebro. E isto é possível tanto para o homem, que é um ser racional, quanto pelos animais, que agem por instinto. Isto ocorre devido a experiências que somos submetidos, as cores nos passam logo uma determinada ideia, mesmo que não se tenha um processo cognitivo avançado como o homem.
As cores como objeto de estudo
A psicóloga e escritora alemã Eva Heller em seu livro A Psicologia das Cores – Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão, nos trás um estudo bastante interessante. Por isso, recomendo a leitura deste livro para quem quiser, se aprofundar ainda mais no tema.
É sabido que para um ser humano conseguir tomar decisões ele necessita tanto do lado emotivo, quando do cognitivo, funcionando plenamente. Inclusive há um estudo sobre isso, já escrevemos sobre ele em um post aqui no Blog Monetizze.
Dentro deste panorama, as cores têm uma importância bastante significativa. Por isso, vamos falar sobre cada uma delas e o que elas representam no cérebro humano.
A cor Azul é tradicionalmente associada a calma, tranquilidade, confiança, relaxamento. Podemos perceber que quando lembramos do azul, logo nos vem a imagem do céu, do mar, de rios de águas cristalinas, enfim, tudo que é harmonioso.
Indicações da cor Azul no marketing
- Produtos que entreguem como valor o relaxamento.
- Viagens.
- Cursos de meditação.
- Tecnologia.
- Higiene geral.
- Higiene pessoal.
Quando devo evitar a cor Azul
- Produtos relacionados a gastronomia.
- Produtos ou serviços que promovam relações afetivas.
Acima podemos ver uma propaganda do Dorflex. Um medicamento recomendado para dor e relaxamento muscular. Fica claro a predominância dos tons de azul em todo o vídeo, isto porque o que o Dorflex entrega como valor o fim das dores, o relaxamento, a cura. Logo, fica evidente que a cor Azul é a mais indicada para se fazer este tipo de publicidade.
O Vermelho é uma cor que tradicionalmente está ligada ao sexo, a paixão, amor, ódio, volúpia, guerra, virilidade.
Fica claro que ela de certa forma se “opõe” aos tons de Azul. Enquanto o vermelho é uma cor quente, que nos trás a sensação de fortes emoções, o azul já é algo mais tranquilo e harmonioso.
Indicações da cor Vermelha no marketing
- Produtos com apelo sexual.
- E-books voltado a técnicas de sedução.
- Produtos ou serviços gastronômicos.
- Carros esportivos.
- Cosméticos que promovam a sedução, como batons, por exemplo.
Quando devo evitar a cor Vermelha
- Produtos ou serviços ligados ao lazer.
- quando quiser passar tranquilidade
- Associado a discrição
- Relacionado ao amor quando não tiver apelo sexual.
No comercial da Ferrari, podemos perceber a predominância da cor Vermelha. Na verdade a Ferrari já é associada naturalmente a cor Vermelha. Quem tem uma Ferrari, tem um superesportivo, tem paixão por carros, é bem sucedido. Por isso, a associação direta à mais quente das cores: o Vermelho.
O Laranja é a cor que está diretamente relacionada a energia, vitalidade, vigor, disposição. É uma cor que não consegue passar despercebida. Por isso, a maioria das pessoas ou amam a cor Laranja ou detestam. Praticamente não existe meio termo quando falamos de Laranja.
Uma das características da cor Laranja na publicidade, é que quase nunca ela é ligada a produtos de alto valor. É muito raro você encontrar veículos nesta cor, embora existam. Isto ocorre porque o Laranja é muito associado a descontração, brincadeiras. E estas associações não combinam muito com sucesso e poder, que é o que um carro trás como valor.
Indicações da cor Laranja no marketing
- Produtos voltados para alimentação, preferencialmente fast foods.
- Livros ou e-books sobre atividades físicas.
- Produtos ou serviços relacionados a atividades pedagógicas.
- Empresas de tecnologia
- Em Call to action do tipo compre agora, assine já.
- Salas de reunião, por estimular a criatividade.
Quando devo evitar a cor Laranja
- Produtos ou serviços de meditação.
- Livros ou e-books de dieta e reeducação alimentar.
- Produtos que remetam ao sucesso financeiro.
No vídeo acima vemos uma publicidade do Energil-C. O Energil-C é vitamina c pura, portanto entrega como valor saúde e vitalidade. A predominância desta cor na propaganda indica que utilizando esta vitamina você estará mais disposto, menos suscetível a ficar doente.
O Verde á a cor que instintivamente relacionamos a natureza. É impossível pensar em florestas, matas, cachoeiras, sem associar imediatamente a cor Verde a estes ambientes. Esta cor também é ligada a saúde, fertilidade e bem estar.
Ela também é comumente relacionada a relaxamento e tranquilidade, embora o azul exerça este papel com mais eficiência.
Indicações da cor Verde no marketing
- Produtos e/ou serviços que promovam o bem estar.
- Jardinagem.
- Alimentos orgânicos.
- Clínicas de reprodução humana.
- Veterinárias.
- Hospitais.
- Temperos e restaurantes.
Quando devo evitar a cor verde
- Academias de musculação.
- Produtos relacionados ao luxo.
- Sex shop.
A peça publicitária acima é da Rede Mater Dei. Uma rede de hospitais e laboratórios de ponta que fica situado em Belo Horizonte.
Fica claro a predominância da cor Verde em toda propaganda. Isto porque o Verde está ligado diretamente a saúde, bem estar e fertilidade. A roupa dos médicos são verdes, e até a fachada do prédio do hospital.
Considerada por muito a mais alegre das cores, o Amarelo é associado a vitalidade, alegria, bom humor.
Muitas pessoas também associam o amarelo a dinheiro e fortuna. Provavelmente esta ligação ocorre devido ao ouro possuir essa tonalidade e ser um dos metais mais preciosos do mundo.
Algumas redes de fast food, como Mc Dondald’s, por exemplo, utilizam o amarelo em larga escala. Porque esta cor é capaz de estimular o apetite.
Indicações do Ouro no Marketing
- Agências de Comunicação.
- Restaurantes.
- Lojas de jóias e bijuterias.
Quando devo evitar a cor verde
- Spas.
- Hotéis e pousadas.
- Produtos para enxoval.
Nesta propaganda da Shell vimos um contexto motivador baseado no poema Jogue os Dados, de autoria de Charles Bukowski.
ao final da propaganda aparece um posto shell com seu letreiro iluminado com o logo da empresa. Adivinha em que cor? Isso mesmo: Amarelo.
A Shell vende combustível. Combustível é igual a energia, motivação, superação, por isso a escolha do amarelo.
Certamente a mais mística das cores. O Roxo tem toda uma aura de misticismo, magia, criatividade, espiritualidade.
Você já percebeu que na maioria dos filmes quando um espírito desencarna ele aparece na cor roxa ou azul? Isso se deve ao grande apelo espiritual que esta cor possui. Algumas religiões chegaram a associar ela ao luto.
A sabedoria e a filantropia também são outras qualidades ligadas fortemente ao Roxo.
Indicações do Roxo no marketing
- Produtos e/ou serviços voltados para o intelecto.
- Escolas.
- Escritórios.
- Spas
- Consultórios de Psicologia
- Produtos e/ou serviços voltados para o misticismo e a religião.
Quando devo evitar a cor Roxa
- Produtos e/ou serviços que exijam vigor físico.
- Esportes radicais.
- Energéticos.
A campanha acima visa conscientizar as pessoas sobre determinada doenças e como ajudar as pessoas acometidas por elas.
Fica claro o apelo a filantropia. Além do mais, as pessoas que praticam boas ações são consideradas espiritualmente mais evoluídas, por isso esse apelo tão forte pelo roxo na propaganda.
A cor preferida no Réveillon, pelo fato das pessoas acreditarem que trará paz no ano seguinte. Paz e a cor Branca são praticamente indissociáveis.
Uma curiosidade pertinente a esta cor, é a de que algumas religiões orientais a utilizam para simbolizar o luto.
Limpeza também é sinônimo da cor Branca. Ela também costuma a ser associada a descoberta, tecnologia, e modernidade.
No ponto de vista técnico, o branco não é uma cor. Na verdade ela é a soma de todas as cores que podem ser captadas pela visão humana.
Indicações do Branco no Marketing
- Produtos associados a limpeza.
- Consultórios.
- Clínicas.
- Produtos que geram como valor a inovação.
- Ar condicionado e purificadores de ar.
Quando eu devo evitar a cor Branca
- Produtos com apelo sexual.
- Produtos e/ou serviços que visam entregar como valor tradicionalidade.
- Lojas de móveis rústicos.
O Veja é um desinfetante conhecido em todo Brasil. Como desinfetante, ela entrega como valor a limpeza. Podemos perceber na propaganda acima que o chão é branco, enquanto os casais dançam as cortinas brancas balançam movidas pelo vento. Portanto, fica aclara a associação do branco com a limpeza.
Apesar de tradicionalmente ser associada ao luto nas culturas ocidentais, o preto também possui aspectos positivos na psicologia das cores.
Esta cor pode ser associada facilmente a elegância, glamour e ao luxo. Também costuma ser ligada ao ocultismo.
Este comercial é Harley-Davidson, a moto dos sonhos de 98% dos motociclistas. Tradicionalmente a cor predominante da Harley é o preto. Embora haja algumas motos de outras cores, que foram lançadas por uma questão de competitividade no mercado, ainda assim a cor preta é a predominante na marca.
O comercial é quase todo feito com pessoas vestidas de preto, motos pretas e até imagens de vídeo em preto e branco. Tudo isto para remeter a ideia de uma marca clássica.
Quem possui uma moto da marca, geralmente são pessoas de grande poder aquisitivo, o que trás a sensação de luxo, sucesso e exclusividade, características da cor preta.
Conclusão
As cores são usadas largamente na comunicação. Seja dos animais ou dos seres humanos. Cada uma tem sua peculiaridade, porém tem algo que todas têm em comum: cada uma nos passa uma mensagem.
O Marketing explora a fundo a psicologia das cores para obter sucesso em suas estratégias. E já está mais do que comprovado que funciona.
Faça um exercício: pegue as logomarcas de empresas que você admira e repare nas cores e no significado delas ensinado neste post. Você verá que coisas que você nunca percebeu afeta diretamente a sua relação com o consumo.
Mas antes, que tal dar uma passadinha nos comentários, na cor laranja porque indica ação, e nos dizer o que achou?