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Público-alvo

Você já parou para pensar que a dificuldade em realizar vendas que muitos novos produtores e afiliados enfrentam, está na falta de conhecimento sobre o público-alvo deles?

Pois é, infelizmente muitas pessoas ainda não entendem a importância dessas informações. Conhecer o seu público abrirá muitas portas para aprimorar suas estratégias de marketing digital.

Quer se tornar um produtor ou afiliado de sucesso e referência no mercado para o seu público-alvo? Então vem conferir esse post com a gente!

Bora lá 🙂

Quem é o seu público-alvo?

público-alvo

Você sabe o que significa classificar um determinado grupo como seu público-alvo? É importante entender essa definição para não confundir com a sua persona. 

Vamos começar com um exemplo.

Pense nas pessoas que utilizam o Instagram, uma rede social mundialmente conhecida. Em 2020, ele completou 10 anos e já possui mais de1 bilhão de usuários. Muita gente, não é? 

Sem uma pesquisa para conhecer as pessoas que se interessam pelo conteúdo que você tem a oferecer, certamente você não terá um engajamento muito alto em suas publicações. Ele pode até chegar para muitos usuários, mas não significa que chegará ao seu público-alvo

Agora que você deve estar começando a entender a função que ele tem, vamos continuar.

O público-alvo é como uma fatia de pizza no meio de vários outros pedaços. É para este público que você irá direcionar a sua estratégia de marketing. 

Você sabe quem é o seu público-alvo? 

Você já ouviu falar em segmentação? No marketing, segmentação é uma forma de entregar o seu produto para quem realmente possui aquela demanda, ou para quem realmente está mais propício a adquiri-lo ou consumir determinado conteúdo.

Essa segmentação possibilita que você encontre o seu público-alvo, e passe a criar suas estratégias focadas nessas pessoas.

O seu público-alvo é aquele que possui grandes chances de se tornar um cliente, por isso é muito importante a realização de estudos para encontrar qual é o seu. 🙂

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Sabe a fatia de pizza que citamos acima? Ela é o seu público-alvo, certo? Agora, imagina cortar essa fatia em mais pedaços. Uma das novas fatias que você terá em mãos será a sua persona. 

Falando em termos de marketing agora, a persona é ainda mais segmentada que o público-alvo. Se você pensava que já tinha a definição completa do seu público, a persona te mostra ser possível ter muito mais detalhes.

Vamos dividir melhor essas informações.

Público-alvo: entrega informações mais generalizadas sobre as pessoas que demonstram interesse no seu conteúdo ou produto;

Persona: as informações são mais específicas, você consegue identificar sexo, idade, profissão, dentre outros, através de uma pesquisa de persona.

Notou a diferença? Agora você já sabe o conceito de cada um deles e aprendeu como diferenciá-los. Para que você comece a pôr esse aprendizado em prática, temos algumas dicas para compartilhar.

Vamos lá! 🙂

Dicas para gerar mais engajamento com o seu público

Primeiramente, você sabe o que é gerar engajamento? É como chamamos a interação entre o cliente e a empresa.

Por exemplo, quando você interage com a Monetizze em nossas redes sociais, blog e demais meios, você está gerando um engajamento. Sabe aquelas caixas de perguntas do Instagram? Aquilo também é uma forma de estimular esta interação.

Para que você cresça nas redes sociais, será preciso uma boa quantidade de pessoas engajadas com o seu conteúdo. E é por isso que viemos compartilhar algumas dicas para melhorar os seus números. Confira.

Conheça o seu público-alvo e ofereça conteúdos relevantes

É como sempre falamos por aqui: não tem como criar um conteúdo para um público segmentado se você não o conhece. Se seu produto é sobre receitas vegetarianas, não faz sentido mandar para os carnívoros de carteirinha, não acha?

Por isso, para não desperdiçar tempo e ter uma boa estratégia de marketing, procure conhecer quem são as pessoas que compõem o seu público-alvo. Você pode intensificar essas buscas definindo a persona do seu negócio.

Incentive o compartilhamento do conteúdo utilizando CTA’s

CTA é a sigla para Call to Action, que em português significa chamada para ação. Ele é essencial para incentivar a pessoa a realizar a ação que você espera. 

No Instagram, por exemplo, a melhor forma de engajamento atualmente é o compartilhamento e o salvamento do post. Curtidas e comentários não possuem a relevância que esses dois possuem.

Por isso, utilize o CTA para estimular essas ações. Você pode utilizar frases, como:

  • Gostou desse post? Salve para não perder de vista;
  • Compartilhe esse conteúdo com um amigo;
  • Salve para ler mais tarde;
  • Envie para aquela pessoa que precisa saber disso.

Dica: que tal criar uma arte pedindo para que seu público realize essas ações (curtir, comentar, compartilhar e salvar). Você pode criar um carrossel, deixando esta informação por último.

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Aposte em conteúdos interativos

Enquetes e caixas de perguntas são um dos meios de engajamentos mais utilizados hoje em dia, principalmente no Instagram. Você pode realizar pesquisas pedindo opinião sobre novos conteúdos, tirar dúvidas do seu público e muito mais.

Para que o conteúdo gere um engajamento vantajoso, planeje o que você irá abordar e reserve um tempo para essa interação. Afinal, não adianta de nada só jogar uma enquete nos seus stories e esperar que isso faça alguma diferença.

Dica: crie seu conteúdo e relacione com algumas enquetes ou perguntas que forem enviadas. Por exemplo, se você vai falar sobre mitos do mercado de afiliados, que tal realizar algumas enquetes com mitos e verdades e ver quem acerta? Após o engajamento você compartilha o conteúdo e acompanha o andamento do mesmo.

Conclusão

Você sabia dessa diferença entre público-alvo e persona? E quanto a essas dicas para melhorar seu engajamento? Preparado para pôr em prática?

Antes de começar, lembre-se da dica mais importante: conheça o seu público-alvo.

Sem essa informação, o restante será perda de tempo. 

Pronto para começar a produzir conteúdos para as redes sociais? Conta pra gente nos comentários! 

Até a próxima 🙂

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