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Se você divulga ou vende produtos utilizando a internet, é muito importante que você saiba qual a importância de se ter uma boa identidade visual.

Todos os dias somos inundados de informações. A grande maioria delas se dá através de imagens. Seja fotos, vídeos ou cartazes.

As mídias sociais são responsáveis por boa parte desse fluxo de informação. O Brasil é um dos dois únicos países em que a média diária de tempo gasto nas mídias sociais supera 3h30min.

Sendo assim, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma boa identidade visual e melhorar o desempenho das suas vendas.

Qual a importância de se ter uma identidade visual

Toda identidade visual tem um objetivo. Seja informar aquele cliente sobre o funcionamento do produto, ou um Call to action para que ele tome determinada decisão.

Por isso, antes de criar uma identidade visual é importante que você pense no objetivo dela.

Sem pensar nisso, todo o seu processo de criação estará comprometido.

Pensando nisso, pontuamos alguns fatores que visam explicar qual a importância de se ter uma identidade visual.

Associação a sua marca

Ter uma identidade visual é o mesmo que ter um cartão de visitas permanente na cabeça dos seus clientes.

Qualquer nome que você leia que esteja escrito na mesma fonte do logotipo da Coca Cola, te fará lembrar do refrigerante.

Pode até estar escrito o nome da sua mãe. Mas se for na mesma fonte, você se lembrará da Coca Cola antes mesmo de atribuir significado às letras.

Isto ocorre, porque o nosso cérebro tem maior facilidade em identificar imagens que ele já é familiarizado, do que a atribuir significado a outras figuras de linguagem que ainda precisam ser decodificadas.

Portanto, ter uma boa identidade visual fará com que você seja logo identificado pelas pessoas.

Segurança

Uma identidade visual transmite segurança às pessoas.

Mesmo se a sua marca ainda não for tão conhecida no mercado, uma identidade visual fará com que você passe a sensação de profissionalismo aos clientes.

Um em cada quatro brasileiros não compra na internet por medo de fraudes

Por isso, se você não possui uma identidade visual, as pessoas tendem a não levar tão a sério o seu negócio.

E isso pode levá-las a pensar que é uma fraude.

Você acredita que poderia tomar um Whisky de qualidade no boteco da esquina?

Provavelmente, você pensaria que não tem, ou que se tiver, o Whisky é falsificado.

Este pensamento também serve quando o cliente não associa sua marca a algo profissional.

Dicas para se criar uma boa identidade visual

Agora que você já sabe a importância de se ter uma boa identidade visual, chegou a hora de lhe darmos dicas importantes.

Atribua funcionalidade a sua identidade visual

Algumas logomarcas das maiores empresas do mundo possuem funcionalidades incutidas nela.

Porém, pode ser que você nunca tenha percebido isto.

No entanto, você lembra da logomarca da Amazon e da BMW?

Pois é, existe uma relação direta com a atividade que elas exercem, o que elas ofertam e o valor que elas entregam.

No caso da Amazon, perceba que há uma seta entre a letra A e a letra Z. A ideia que se quer passar é que a Amazon possui o que você precisa, de A a Z.

 

Identidade Visual

 

Já a BMW era uma fabricante de motores de aviões para a Alemanha durante a Segunda Guerra.

Entretanto, porém a Segunda Guerra Mundial, após derrota da Alemanha, a empresa ficou proibida de fabricar motores de avião.

Mas se você observar bem verá que o logotipo dela nada mais é do que as hélices de um avião em funcionamento.

Ou seja, A BMW fabrica motores, vende carros de alto desempenho e entrega conforto e inovação como valor principal, tudo isto associado a hélices de avião em funcionamento.

Identidade Visual

Se você conseguir passar a ideia do que vende ou divulga logo que o cliente bater o olho na sua identidade visual, mesmo que inconscientemente, ele estará mais apto a fechar negócio.

Identidade visual não é apenas o logotipo

A maioria das pessoas atribuem a identidade visual a criação da logomarca.

De certa forma, até faz sentido essa associação.

Entretanto a criação de uma identidade visual vai além disso.

Vamos voltar ao exemplo da Coca cola. Já dissemos sobre a fonte que as letras são escritas, e que isso te remete diretamente ao produto.

Porém, se você imaginar um simples casco de refrigerante KS transparente com uma tarja vermelha perto do gargalo, você se lembrará também da Coca Cola.

Perceba que não há o nome, nem a fonte.

Isto porque esta empresa criou,  além da logomarca, outro elemento de identificação visual.

No caso do seu negócio, procure manter uma paleta de cores harmoniosa. Certamente, dessa forma, ficará muito mais fácil das pessoas vincularem sua identidade visual ao que você produz ou oferta.

Harmonize sua identidade visual com a persona

É altamente recomendado que você tenha criado primeiro a persona que seu negócio pretende atingir, antes de elaborar sua identidade visual.

No entanto, se você não sabe o que é persona nem como criar uma, fique tranquilo que temos um post bem completo sobre o tema.

Portanto, faça isso antes de entregar o projeto para o designer que vai trabalhar na criação da sua identidade visual.

E o coloque a par dessas informações.

Um bom designer consegue ter o feeling de quais cores são visualmente mais aceitas conforme a faixa etária da persona, por exemplo.

Isto além de economizar tempo no processo de criação dela, fará com que ela se aproxime mais do seu cliente ideal.

O que fazer e o que não fazer 

É válido lembrar que é possível fazer algo simples e bem feito, mesmo que seja só para começar! A combinação de cores é uma estratégia básica que pode passar a impressão de que você produziu algo profissional.

Veja uma dica do que fazer e o que não fazer na identidade visual do seu produto:

  • Não fazer 

Identidade Visual

  • Fazer

Identidade Visual

Procure um profissional

A menos que você possua conhecimentos avançados em design gráfico, será necessário contar com um profissional para a criação da sua identidade visual.

Claro que existem diversos programas de edição e criação de imagens gratuitos no mercado.

Entretanto, lembre-se que quando falamos de negócios, não há espaço para o amadorismo.

Por isso, é importante que você conte com a ajuda de um profissional na hora de criar sua identidade visual.

Porém, este é um investimento relativamente baixo, e que pode trazer muito lucro para você.

Sendo assim, não procure economizar em algo que será muito importante para aumentar suas vendas.

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