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estratégia de tráfego orgânico para blog

Crie sua estratégia de tráfego orgânico com Blog

Os blogs durante algum tempo ficaram vistos como ultrapassados. Uma forma de comunicação que surgiu na internet como um diário fez muito sucesso. Depois ficou a pergunta: será que ele é útil para vender? Veremos se funciona como uma estratégia de tráfego orgânico.

Hoje contamos com vários sites de e-commerce, campanhas de tráfego e muitos outros mecanismos para impulsionar vendas. No entanto os blogs acabaram por ganhar mais força. Os conteúdos se diversificaram bastante. Hoje ele não é só mais um diário pessoal. Você encontra desde receitas de bolos, até formas de ingressar na justiça com uma ação.

Esta diversidade do conteúdo acabou por deixar os blogs cada vez mais vivos. Hoje eles são praticamente a principal fonte de tráfego orgânico.

Muitas pessoas são seguidoras de blogs porque eles apresentam para elas conteúdos que as interessam.

Elas até conseguiriam achar este conteúdo nas redes sociais ou em outros meios que a internet possui. Mas o diferencial do blog é este: ele foi criado para isto.

E certamente é a maior fonte de busca por interesses na web. Mas não adianta somente ter um blog e fazer postagens. É importante que se crie estratégias para gerar tráfego orgânico neles. Separamos algumas dicas que pode te ajudar muito nisto.

1 – Procure manter o conteúdo fidelizado

Quando pensar em criar um blog, pense em uma tema. Sair escrevendo sobre tudo não dará resultados.  Imagine um blog que fale sobre manutenção de carros e receitas de doces ao mesmo tempo. Ele não será capaz de prender a sua audiência.

Quem aposta em tudo, acaba perdendo tudo. Procure um tema e se aprofunde nele. As pessoas acabarão por te procurar justamente por saber que seu blog fala sobre determinado tema em específico.

Isto ajuda a manter o tráfego, além de gerar mais. Um post bem escrito certamente será indicado por outras pessoas a novos usuários.

 

2 – Não se esqueça da credibilidade.

Ter um blog pode até ser um hobby. Mas se você pretende lucrar com ele você tem que ter credibilidade. Muitos blogs até são legais. Mas passam informações que acredita quem quiser. Eles não trazem fontes que possam validar aquele conteúdo.

Por isso, antes de escrever um post pro seu blog sempre procure fontes que possam validar aquele conteúdo.

3 – Não deixe de nutrir seu blog.

 

Um blog que fica muito tempo sem postagens está fadado a ser esquecido. Por este motivo você sempre deve nutrir ele com novas postagens. Não basta apenas criar alguns textos que tenham grande audiência. É preciso que se crie posts sempre, e de preferência com uma periodicidade pré definida.

4 – Não se esqueça da sua audiência

A sua audiência é o que você possui de mais importante. Antes de escrever um post pense se a sua audiência realmente se interessará por aquele tema. Se a resposta for sim. Então o faça. Se a resposta for não, é melhor não produzir o conteúdo.

A pior coisa que um blog pode fazer é divergir no que ele informa. Quando isto ocorre as pessoas observam que não há motivos para segui-lo. E pior do que achar seu blog ruim, é não ter motivos para sequer acessá-lo.

5 – Procure especialistas

Isto não significa que se você for fazer um post sobre futebol precisa contratar o Pelé. O que isto quer dizer é que você precisa ler sobre o tema. De preferência o que os especialistas sobre ele tem a dizer. A credibilidade é algo que todos gostam.

O que te chamaria mais a atenção? o José da esquina falando sobre futebol ou o Zico?

Claro que você não precisa entrevistar o Zico. Mas você pode citá-lo. Exemplo: segundo o Zico a melhor chuteira de futebol já produzida foi a do ano de 1978.

6 – Relacione o conteúdo com o seu objetivo.

Se você pretende utilizar o seu blog para geração de renda, produza conteúdos relacionados com o que você pretende comercializar. Não adianta escrever sobre emagrecimento e querer vender próteses dentárias.

Um dos maiores erros de quem utiliza o blog como fonte de tráfego para venda é justamente este: escrever algo que não tem nada a ver com o que eles comercializam.

7 – Não erre o português

Se você não é tão bom na Língua Portuguesa produza o conteúdo e dê ele para alguém que tenha um conhecimento mais profundo revisar. Uma das coisas que fazem com que o Google não ranqueie bem uma página é justamente os erros gramaticais e de ortografia. Alguns são até aceitáveis. Porém outros podem significar um ranqueamento que nem visualizado será no maior buscador do mundo.

8 – Treine SEO

O SEO muda frequentemente. Algumas coisas que já foram determinante para ranqueamento de páginas hoje nem são considerados mais. Por isto fique sempre atento as atualizações do Google para ranquear páginas.

A dinâmica do Google é quase não acompanhável, entretanto se você simplesmente não tentar, você não irá ranquear. O Google muda constantemente justamente para entregar o melhor conteúdo para quem utiliza o seu buscador. Portanto você também deve ter este compromisso. Procure saber o que o Google de fato está considerando e adapte o seu conteúdo para ser amigável a ele.

Não adianta tentar enganar o Google. Você pode até conseguir por um determinado período de tempo. Mas certamente ele irá descobrir. E sua página que poderia estar entre as primeiras nos resultados, simplesmente irá desaparecer.

Antigamente o Google privilegiava os links. Páginas que continham links indicando outros conteúdos eram bem ranqueadas. Ainda vale esta avaliação. Entretanto, hoje é necessário trabalhar um link building bastante eficiente.

As técnicas de black hat são cada vez mais mal vistas pelo mercado. E não se engane, pode até dar ceto por um tempo, mas o Google vai te achar.

9 – Blog é diferente de e-commerce.

Um blog produz conteúdo. Um e-commerce vende. Seu blog pode até promover vendas. Entretanto não faça dele um e-commerce. Não fique misturando ao seu conteúdo oportunidades de compra de produtos.

Diga o que precisa ser dito no conteúdo. No final dele você pode até ofertar algo. Do tipo: quer saber mais clique neste botão, ou: quer receber o material completo gratuito clique aqui.

Vender é possível e indicado. Mas não faça disso uma busca incessante no meio do seu conteúdo. As pessoas andam inundadas de propagandas. E a cada dia que se passa elas as evitam mais. Agora você imagina você indo procurar uma informação e a todo momento sendo atacado por ofertas de produtos, você gostaria? Acredito que não. Sua audiência também não.

10 – Seja melhor no que faz

Os blogs tem esta características: para sobreviver precisam ser o melhor no que fazem. Não adianta produzi conteúdo raso. Outro blog que produz conteúdo semelhante fará melhor. E aí, sua audiência vai acabar caindo nele. Portanto seja o melhor no que faz. Você pode até não conseguir a princípio, mas quando você se esforça para ser o melhor, pelo menos você irá evoluir. Com o tempo você pode realmente acabar se tornando o melhor. O que você nunca pode ter em mente é: vou escrever porque preciso escrever. Este é um erro imperdoável.

11 – Blogs são fontes de informações.

Nunca se esqueça disso. A menos que seu conteúdo seja totalmente irrelevante. E quem escreve blogs nunca quer isto. O seu blog pode ser até sobre a vida dos famosos. Ele tem que conter as informações que as pessoas que o acessam procurem.

Assuntos que para você pode parecer irrelevante, para outras pessoas são interessantes. Portanto defina sobre o que será seu blog, após fazer isto produza as melhores informações possíveis sobre o tema que você pretende abordar. Somente assim você conseguirá criar uma estratégia de tráfego orgânico interessante para ele.

12 – Design ajuda muito

As pessoas já não gostam mais de verem simplesmente textos. Por isso quando for criar uma estratégia de tráfego orgânico para seu blog, lembre-se sempre do design. Misture o conteúdo com imagens. Isto ajuda a ficar menos massante o que sua audiência procura. Um monte de palavras aglomeradas em uma página é bastante cansativo.

Entretanto não são somente as imagens que podem ser utilizadas. Há também os gif, os vídeos e outros formatos de mídia. Saiba qual é o mais indicado para quem consome o que você produz. Gifs são cansativos para idosos, porém são recomendados para uma audiência mais jovem. Já os vídeos são recomendados sempre que possível. Mas antes de colocá-lo no seu post assista ele e verifique se ele de fato é de qualidade. Não insira ele no seu post somente pelo título. Assista ele, e asista ele todo antes de incluí-lo no seu blog.

13 – Pense como a sua audiência.

Coloque-se no lugar do outro. Pense se você acessasse seu blog se você gostaria do que esta lá. Esta é uma das dicas mais preciosas que se pode ter quando o assunto é tráfego orgânico. Ora, se a pessoa vem até você por interesse no que você produz, nada mais justo do que você pensar se o que você está fazendo é realmente interessante para ela.

Muitos blogs escrevem posts fantásticos, no entanto não há a preocupação que se de fato aquele post agradará que for ler. Inundar seu artigo de informações e dados é bastante legal, mas antes disso, pense se faz sentido o que você está escrevendo.

14 – Satisfação é tudo

Satisfaça os desejos de quem vai consumir o seu conteúdo. Imagine o que faria você achar fantástico o post que você está produzindo. Hoje em dia a internet produz informações como nunca a humanidade viu. Então, encontrar o que se procura é bastante fácil. Vá além do que as pessoas procuram. Produza um infográfico que facilite a compreensão delas sobre o que você está dizendo.

Informação é fácil de se achar. Mas informação com diferencial ainda continua sendo bastante difícil de se encontrar.

Conclusão

Os blogs continuam sendo uma das formas mais eficazes de se conseguir tráfego orgânico. Porém, algumas pessoas pensam que simplesmente devem abordar um tema e escrever sobre ele. A coisa não é bem assim. Isto quase todo blog faz.

Por isto quando for pensar em estratégias de tráfego orgânico para o seu blog, pense fora da caixa. Uma das vantagens de produzir blogs é que este mercado está saturado, porém quase tudo que é produzido não é de boa qualidade.

 

 

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