A Monetizze exige que todos os produtores que comercializam produtos físicos tenham um estoque. No entanto, muitos não entendem o motivo dessa exigência.
Visando esclarecer esta dúvida, e também falarmos sobre a importância do estoque em um modelo de negócio, fizemos esta matéria completa para você.
Por que a Monetizze exige que se tenha estoque?
Uma das exigências na hora de aprovar seu cadastro na plataforma, é o envio de uma foto comprovando o seu estoque. Mas, por que fazemos esta exigência sabendo que há a possibilidade de se montar um negócio online sem ter estoque?
A resposta está nas diferentes estratégias usadas pelos afiliados, além da satisfação do cliente final.
Uma das piores sensações que se pode ter como cliente é comprar algo que não chega na data combinada. E algumas vezes nem chega.
Já do ponto de vista do afiliado, é ele quem promove as vendas do seu produto. Se ele realiza uma venda e não há estoque, pode acontecer de não receber sua comissão.
Vamos explicar um pouco mais sobre os riscos que a falta de estoque pode trazer para o seu negócio no caso dos afiliados e dos consumidores finais.
Afiliados
Como falamos anteriormente, afiliados são aqueles que se afiliam e promovem a venda dos seus produtos. Eles basicamente usam duas formas para que as pessoas tenham conhecimento do seu produto: o tráfego pago e o tráfego orgânico.
Para entender mais sobre a diferença entre cada um deles, dê uma lida no nosso post Tráfego Pago x Tráfego Orgânico.
No entanto, o afiliado mais atingido pela falta de estoque é aquele que pratica as estratégias do tráfego orgânico.
Vamos às características básicas desta modalidade de atração de cliente:
- Resultados a médio e longo prazo.
- Maior fidelidade por parte dos clientes.
- Índice de satisfação mais elevado.
Como podemos perceber pelas características do afiliado que opta pelo tráfego orgânico, a definição de sua estratégia é o relacionamento. Relacionar leva tempo, no entanto, gera fidelidade.
Você se sente muito mais impelido a comprar algo de alguém com quem você se relaciona do que simplesmente por ter visto um anúncio.
E é aí que entra o problema da falta do estoque.
Este afiliado terá que elaborar toda a sua estratégia de médio a longo prazo, para depois não ter os produtos em estoque, ou até mesmo cessado as vendas do produto.
Em resumo: ele vai gastar tempo, perder vendas e o pior de tudo: colocar em xeque a sua credibilidade.
Consumidor final
Um dos maiores motivos que fazem com que as pessoas evitem comprar pela internet é o medo de fraude. E este medo faz sentido: segundo pesquisa, somente no Brasil, em 2018, foram registradas 3,6 fraudes por minuto.
Vale reforçar que a falta de estoque não é uma fraude. Porém, se você se colocar no lugar do consumidor que adquiriu algo e não recebeu, será que você também não pensaria que foi vítima da compra de um produto fantasma?
Trabalhar a sua marca para torná-la confiável é o segredo para se alcançar o sucesso, e isto passa diretamente por entregar os produtos dentro do prazo.
Entretanto, a importância de se ter um estoque não se resume “somente” a isto.
A importância de se ter estoque
1 – Cumprimento dos prazos
Cumprir os prazos é a obrigação de toda empresa ou produtor que se preze. É claro que imprevistos acontecem e podem acabar por atrasar as entregas.
Em 2018 tivemos a greve dos caminhoneiros e, nesta ocasião, faltou desde gasolina até batatas. É claro que nestes casos não há como responsabilizar o produtor ou quem quer que seja que comercialize um produto que necessite de um serviço de logística.
O mais correto é que você trabalhe os seus prazos de acordo com o seu estoque.
Se você tem certeza que consegue entregar um produto em 3 dias para um consumidor de Belo Horizonte, o melhor a se fazer é pedir 5 dias para a entrega como uma forma de evitar imprevistos.
2 – Fidelização
Um cliente e um afiliado satisfeitos é sinônimo de fidelidade. Uma boa experiência na relação de consumo eleva o seu negócio a um outro patamar: ao de ser indicada.
E quando alguém nos indica algo é muito mais provável que compremos aquilo.
3 – Antecipação de demandas
Quando determinado produto começa a fazer sucesso, é normal que as suas vendas cresçam de forma consistente.
No entanto, o mercado de afiliados conta com profissionais que se dedicam exclusivamente a isso e conseguem faturar de seis dígitos pra cima.
Eles são chamados de top afiliados. Agora, imagina se um deles se afilia ao seu produto e você não tem ele em estoque?
Além de perder um rio de dinheiro você vai acabar ficando com seu nome queimado no mercado.
Como saber a quantidade de estoque que devo ter?
Existe alguns cálculos que podem te ajudar a saber a quantidade de estoque que você deve ter.
No entanto eles são apenas auxiliares para te dar um panorama de como suprir as demandas.
Vamos entender como funciona.
Estoque de segurança
Esse cálculo é bastante fácil de se fazer e pode te dar uma luz quanto ao estoque a ser mantido.
Vamos supor que você comercialize um gel redutor de medidas e a sua média de vendas seja de 50 potes por dia. Além disso, o seu fornecedor demora em média 10 dias para te entregar uma nova remessa.
Neste caso, o cálculo seria o seguinte:
Quantidade de vendas diárias = 50
Tempo de entrega de novos pedidos feitos ao fornecedor = 10 dias
Estoque de segurança = 50 x 10 = 500.
No exemplo citado o estoque de segurança para suprir a demanda esperada seria de 500 potes.
Consignação
O cálculo acima pode ser útil para evitar grandes rombos quanto a entrega dos produtos. No entanto, como já falamos anteriormente, pode ocorrer de um top afiliado promover o seu produto.
Neste caso, o boom de vendas pode ser considerável e o cálculo acima não será capaz de te ajudar muito.
Portanto, o mais correto a se fazer é consignar as suas mercadorias.
Dessa forma, você só paga ao fornecedor o que vender, podendo devolver a ele o que não for adquirido pelos clientes esperados.
Conclusão
No mercado de afiliados quem comercializa produtos físicos precisa ter o estoque se quiser realmente ter sucesso em seu empreendimento. Como vimos, são diversos os fatores que comprovam isto.
Portanto, mais do que uma exigência da Monetizze, o estoque é uma exigência do mercado.
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