O tráfego orgânico e o tráfego pago vem travando uma grande batalha já faz algum tempo. Há especialistas que dizem que o melhor é o orgânico. Outros, o pago.
Entretanto, cada um possui as suas características. E não significa necessariamente que um seja melhor do que o outro.
Por isso, vamos analisar o conceito, as vantagens e as desvantagens dos dois tipos de tráfego.
Tráfego orgânico
Conceito
Pense em um alimento. Para ele crescer, basta que você plante a semente e regue-a todos os dias. Além, é claro, de observar o solo, temperatura e estações do ano.
Se o seu alimento for orgânico, ele não precisará de nada além disso para crescer. O tráfego orgânico é isto: uma forma de conseguir audiência de maneira natural, sem custos.
Existem diversas formas de se gerar este tráfego. Pode ser via blog, Youtube, Instagram e Facebook.
Parece um sonho não é mesmo? Conseguir tráfego e não pagar nada. Mas não é tão fácil quanto parece, vamos analisar os prós e contras.
Prós
Custo zero
Essa modalidade de tráfego praticamente não requer investimento. Basta que você entenda e domine algumas técnicas de SEO, se o seu caso for gerar tráfego a partir de um blog, por exemplo.
Fidelidade
Quando as pessoas encontram conteúdo de qualidade, sentem que foram supridas de alguma das suas necessidades. A chance de elas gerarem tráfego recorrente, ou seja, voltarem a acessar seu conteúdo, é muito maior. Além de indicá-lo para outras pessoas.
Posicionamento no Google
Se você pensa em investir em blogs e domina as técnicas de SEO, as chances de sua página ranquear entre as primeiras em resultado de pesquisas no Google é considerável. E conforme pesquisa, 71,33 % das buscas resultam em cliques de páginas que se encontram nas primeiras posições do Google.
Confiabilidade
Os usuários tendem a confiar mais no que lhes é apresentado com qualidade de forma gratuita, ao invés do que é pago.
Contras
Prazo para resultados
É necessário algum tempo para se conseguir resultados no orgânico.
Os usuários precisam conhecer o seu conteúdo, a relevância dele e se são realmente confiáveis para que o tráfego comece a surgir.
Porém, se você já é uma referência em determinado tema, o orgânico pode surgir quase que instantaneamente.
Suponhamos que o Ronaldinho Gaúcho crie um blog sobre futebol. Certamente ele conseguirá milhões de acessos quase que de imediato.
Tempo de estudo
A proposta de gerar tráfego sem custos é realmente tentadora. Entretanto, não é um objetivo fácil de se alcançar.
Serão necessárias horas e mais horas de estudos. Além de criação de conteúdos que sejam capazes de fidelizar sua audiência através da qualidade e relevância.
Não adianta nada produzir um excelente conteúdo sobre prevenção do câncer de mama se seu público é majoritariamente masculino.
Tráfego Pago
Conceito
Parece bem intuitivo o conceito: tráfego pago é aquele que você tem que investir alguma quantia para gerar visitas, conversões etc.
Mas se existe orgânico, no qual eu posso conseguir gerar fluxo sem investir, por que ainda existe o pago?
Ou melhor, por que alguém ainda paga para ter cliques se pode conseguir isso de graça?
É que, embora em um primeiro momento possa parecer desvantajoso pagar, na verdade há benefícios.
Vamos analisar.
Prós
Retorno imediato
Diferentemente do orgânico, no tráfego pago, assim que você anuncia a sua página, começa a alcançar os usuários quase que imediatamente
Diversidade de ambientes
No tráfego pago você pode anunciar nas mais diversas mídias sociais, como Facebook, Instagram, Youtube e Taboola.
Maior assertividade
Através das segmentações das suas campanhas, você consegue atingir exatamente sua persona.
Contras
Investimento
Não tem como gerar tráfego a partir desta modalidade sem colocar a mão no bolso.
Retorno
Quando você sabe como anunciar das mais diversas forma possíveis, as suas chances de retorno aumentam significativamente.
Por outro lado, se você simplesmente anuncia por anunciar, você não tem garantias de retorno. Entenda que alcance é diferente de conversão.
Fidelidade
Atingir um determinado público é muito diferente de fidelizá-lo.
As pessoas dão mais valor para conteúdos relevantes do que para anúncios com promessas.
Por isso, saiba a maneira correta de atingir e se comunicar quando for optar pelo tráfego pago.
Conclusão
Não existe melhor ou pior. A escolha entre tráfego orgânico ou pago vai seguir basicamente duas vertentes: Tempo e dinheiro.
Se você não tem dinheiro, porém tem tempo, é mais interessante investir no orgânico.
Já se você possui dinheiro, porém tem pouco tempo e quer que os seus resultados venham mais rápido, o ideal é investir no pago.
E ainda há a possibilidade de trabalhar com as duas modalidades de tráfego.
Você pode iniciar no orgânico e quando conseguir efetuar as suas primeiras vendas, investir em campanhas.
Ou então você pode começar com o pago e gerar listas para divulgar seu conteúdo orgânico.
E aí? Qual tipo de tráfego é o mais adequado para você e por quê?
Conte para nós nos comentários.
Assista também o vídeo abaixo, com um breve resumo sobres este combate,e aproveita para nos seguir no Instagram e receber ainda mais conteúdo.