A Proposta Única de Valor é a diferenciação do seu negócio. É aquilo que destaca seu produto dentre o produto da concorrência.
Assim, é muito importante que você tenha em mente o diferencial competitivo do seu produto e trabalhe a sua comunicação da melhor maneira. Ou seja, na sua copy e nos seus anúncios, você precisa ressaltar a sua PUV.
Como eu consigo criar uma Proposta Única de Valor?
Veja algumas dicas:
1. Concorrência
A primeira coisa que você precisa saber, antes de criar a sua Proposta Única de Valor é como está a sua concorrência e o seu mercado. Isso porque não adianta você entender tudo sobre o seu produto, mas não observar o que o seu concorrente faz.
Por isso, a primeira dica é estudar o concorrente e entender qual é a PUV dele. Só assim, você consegue trabalhar para que a sua seja mais interessante para o consumidor.
É necessário entendermos que a concorrência sempre vai existir no mercado digital, diretamente ou indiretamente, independente do nicho que você atue.
Por isso, não tenha medo de lidar com o seu concorrente. Ele pode ser um grande incentivador para o crescimento do seu negócio.
2. Mercado
É claro que não adianta estudar a sua concorrência se o seu estudo de mercado não for feito. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a sua área de atuação, mais completa a sua PUV será.
Por isso, invista em conhecimento e atualizações do seu mercado. Até porque, se você não se inteirar disso, o seu concorrente provavelmente irá.
Não caia no conto de “fazer o que está dando certo” apenas. É importante inovar para conseguir crescimento. E é claro que isso só será possível se você testar o que funciona para seu negócio.
Porém, você já pode começar tendo um panorama geral sobre as mudanças que acontecem no seu nicho e desenvolver insights para tornar a sua Proposta Única de Valor ainda mais interessante.
3. Persona
A sua persona é essencial para que você monte a PUV ideal. Pense só: se a Proposta Única de Valor é feita para atrair clientes a comprar o seu produto, nada melhor do que estudar a sua persona antes de montar.
Este é o item mais importante e relevante na sua PUV. É indispensável que você faça pensando na sua persona, porque, do contrário não funcionará.
Exemplo de Proposta Única de Valor
Para te ajudar a montar uma Proposta Única de Valor, fizemos um modelo que você pode se inspirar. Lembre-se: o ideal é que você monte um do zero e não copie de nenhum modelo.
Mas hoje, iremos só te dar uma ideia de como você pode começar a pensar na sua PUV.
Veja o exemplo:
_______1____ proporciona __________2______ para______3________ mesmo que ________4______ sem ter que _______5________ através de _________6_______.
1 = Nome do produto
2 = Principal benefício
3 = Público que vai se beneficiar
4 = Cite a principal dor da persona ou a oportunidade enxergada
5 = Cite a dor secundária ou um sacrifício que não precisa ser feito para alcançar o objetivo.
6 = Cite o método que você criou ou o componente principal do seu produto que faz a promessa se tornar realidade.
Um exemplo, utilizando este modelo, na prática, seria assim:
“Produto X proporciona a perda de peso para mulheres que não gostam de fazer exercício. Você pode emagrecer fazendo poucos minutos de exercícios leves por no máximo 30 minutos ao dia, com a cápsula de emagrecimento e os principais ativos que compõem a fórmula do produto X.”
Simples, não é mesmo?
Se você seguir os passos de estudo que falamos acima, você consegue chegar a alcançar resultados ainda melhores, pode acreditar!
É isso! Se tiver alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários abaixo, para te ajudarmos da melhor forma 🙂