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A Proposta Única de Valor é a diferenciação do seu negócio. É aquilo que destaca seu produto dentre o produto da concorrência.

Assim, é muito importante que você tenha em mente o diferencial competitivo do seu produto e trabalhe a sua comunicação da melhor maneira. Ou seja, na sua copy e nos seus anúncios, você precisa ressaltar a sua PUV.

Como eu consigo criar uma Proposta Única de Valor?

Veja algumas dicas:

1. Concorrência

A primeira coisa que você precisa saber, antes de criar a sua Proposta Única de Valor é como está a sua concorrência e o seu mercado. Isso porque não adianta você entender tudo sobre o seu produto, mas não observar o que o seu concorrente faz.

Por isso, a primeira dica é estudar o concorrente e entender qual é a PUV dele. Só assim, você consegue trabalhar para que a sua seja mais interessante para o consumidor.

É necessário entendermos que a concorrência sempre vai existir no mercado digital, diretamente ou indiretamente, independente do nicho que você atue.

Por isso, não tenha medo de lidar com o seu concorrente. Ele pode ser um grande incentivador para o crescimento do seu negócio.

2. Mercado

É claro que não adianta estudar a sua concorrência se o seu estudo de mercado não for feito. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a sua área de atuação, mais completa a sua PUV será.

Por isso, invista em conhecimento e atualizações do seu mercado. Até porque, se você não se inteirar disso, o seu concorrente provavelmente irá.

Não caia no conto de “fazer o que está dando certo” apenas. É importante inovar para conseguir crescimento. E é claro que isso só será possível se você testar o que funciona para seu negócio.

Porém, você já pode começar tendo um panorama geral sobre as mudanças que acontecem no seu nicho e desenvolver insights para tornar a sua Proposta Única de Valor ainda mais interessante.

3. Persona

A sua persona é essencial para que você monte a PUV ideal. Pense só: se a Proposta Única de Valor é feita para atrair clientes a comprar o seu produto, nada melhor do que estudar a sua persona antes de montar.

Este é o item mais importante e relevante na sua PUV. É indispensável que você faça pensando na sua persona, porque, do contrário não funcionará.

Exemplo de Proposta Única de Valor

Para te ajudar a montar uma Proposta Única de Valor, fizemos um modelo que você pode se inspirar. Lembre-se: o ideal é que você monte um do zero e não copie de nenhum modelo.

Mas hoje, iremos só te dar uma ideia de como você pode começar a pensar na sua PUV.

Veja o exemplo:

_______1____ proporciona __________2______ para______3________ mesmo que ________4______ sem ter que _______5________ através de _________6_______.

1 = Nome do produto

2 = Principal benefício

3 = Público que vai se beneficiar 

4 = Cite a principal dor da persona ou a oportunidade enxergada

5 = Cite a dor secundária ou um sacrifício que não precisa ser feito para alcançar o objetivo.

6 = Cite o método que você criou ou o componente principal do seu produto que faz a promessa se tornar realidade.

Um exemplo, utilizando este modelo, na prática, seria assim: 

Produto X proporciona a perda de peso para mulheres que não gostam de fazer exercício. Você pode emagrecer fazendo poucos minutos de exercícios leves por no máximo 30 minutos ao dia, com a cápsula de emagrecimento e os principais ativos que compõem a fórmula do produto X.”

Simples, não é mesmo?

Se você seguir os passos de estudo que falamos acima, você consegue chegar a alcançar resultados ainda melhores, pode acreditar!

É isso! Se tiver alguma dúvida sobre este assunto, deixe nos comentários abaixo, para te ajudarmos da melhor forma 🙂

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