O mercado de afiliados é um negócio altamente rentável. Portanto, antes de usufruir do que este modelo pode te oferecer, é necessário testar o seu produto.
Já sabemos que testar é uma cultura. E ela precisa estar totalmente clara em qualquer negócio.
Empreender e iniciar um processo de criação de um produto é apenas o inicio de uma grande jornada. Sendo assim, a importância de testar o seu produto, antes de tomar uma decisão importante, precisa ser nítida para você.
Se você está lendo isso, provavelmente já tem o seu produto pronto. Porém, se não for o caso, temos algumas ficas para você:
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Mas se você já passou pela etapa de produção, está na hora de começar a pensar na comercialização do seu negócio.
Comercializar o seu produto
Antes de qualquer coisa, as estratégias de comercialização do seu produto precisam estar alinhadas. Ou seja, depois que você passou pelo processo de planejamento do seu negócio e já fez a produção, o próximo passo é pensar em como vender o seu produto.
Vamos lá: existem várias formas de comercializar um produto, hoje em dia.
O fato é que com as plataformas onlines, o comércio hoje é bem diferente do que era há algum tempo. Isso acontece porque o consumidor se comporta de maneira diferente. E, por isso, os produtores adaptaram a sua maneira de vender. Agora, é muito mais fácil e prático vender pela internet.
Porém, há diversos fatores e formas diferentes de disponibilizar um produto.
Tipos de comercialização
Existe o comércio online onde o produtor faz todo o processo de venda e divulgação do seu produto. Neste modelo, o produtor precisa planejar as inúmeras tarefas e desempenhá-las muito bem, para que o seu produto tenha sucesso no mercado.
Outro modelo, que apresenta um grande crescimento no comércio de produtos, é o mercado de afiliados. Primeiramente, um afiliado é aquele que divulga o seu produto, em uma série de canais diferentes, utilizando anúncios e outras estratégias e, em troca, recebe uma comissão por isso. É importante que você entenda direito como funciona:
Imagine a seguinte situação: Você vende um produto x e abre este produto para afiliação. Um afiliado começa a divulgar o seu produto para a base de leads dele, e converte em algumas vendas.
Você concorda que a probabilidade de você, como produtor, ter acesso a mesma base de leads que este afiliado tem, é muito pequena? Por isso, a vantagem de se ter afiliados trabalhando em prol das suas vendas, é indiscutível.
É claro que é possível que você obtenha sucesso em vendas, sem abrir o seu produto para o mercado de afiliados. Porém, é óbvio que o sucesso pode ser ainda maior quando há afiliados impulsionando as suas vendas.
Nós temos um post que explica muito bem a diferença entre um produtor e um afiliado.
O que eu preciso fazer para entrar no mercado de afiliados?
Bom, neste mercado, as exigências são mínimas. De qualquer forma, é bem tranquilo de adaptar o seu negócio a este modelo.
Para começar, o mercado de afiliados é um ambiente muito promissor, em que vários negócios duplicaram o faturamento, ou até mais, quando investiram nessa ideia.
Como dito anteriormente, afiliados são divulgadores do seu produto. Eles, na realidade, fazem parte do seu negócio, mas não tomam nenhuma decisão a respeito dele.
Não há compromissos contratuais entre o produtor e o afiliado. A relação de trabalho é baseada apenas na venda. Se o afiliado vende o seu produto, ele ganha uma comissão estipulada por você, previamente.
Para entrar neste mercado, você precisa encontrar uma plataforma em que exista este modelo de negócio. A Monetizze é uma delas. Você não paga nada para entrar e navegar. Todas as áreas e ferramentas são gratuitas e você só paga uma taxa quando vender.
Ou seja, você se cadastra na Monetizze, navega o quanto quiser e só paga se fizer alguma venda. Lá também, você estipula a comissão exata que você quer destinar ao seu afiliado.
Agora que você já sabe como funciona este universo, vamos entender o por que precisamos testar o nosso produto?
Porque testar o seu produto!
Para começar, pense bem: se você roda um produto no mercado de afiliados, entendendo o potencial que ele tem, claramente sabe que suas vendas correm o risco de aumentar muito.
Sendo assim, um produto não pode ser vendido com algum erro ou falha grave. Entenda que, assim como o mercado digital cresceu e a forma de comercializar também foi ampliada, as redes sociais tem o poder de levar o seu produto ao sucesso ou ao declínio.
As maioria das pessoas, antes de efetuarem uma compra, pesquisam sobre a reputação do que foi oferecido. E, muitas vezes, um feedback negativo de outros clientes, pode causar uma grande queda nas suas vendas.
Por isso, os testes são importantes e nunca são demais. É preciso que você planeje o seu produto, de acordo com o seu público, e monte estratégias que possam te ajudar a vender e, ao mesmo tempo, seja eficiente.
Uma estratégia, muito utilizada para testar o nível de aceitação do seu produto, é trabalhar uma divulgação prévia e vender de forma limitada. Vamos supor: você divulga um produto x e abre apenas 300 unidades dele para a venda.
Além de gerar escassez para o seu consumidor, você pode metrificar algumas coisas: época do lançamento, quantas vendas por dia e por hora do dia, por exemplo.
Depois, fica ainda mais fácil de ver o seu público e identificar as coisas em comum que esses compradores têm.
E, como testar é o que queremos fazer, que tal abrir uma pesquisa de feedback para estes 300 compradores? É a melhor forma de saber se aquele produto realmente solucionou alguma dor ou necessidade.
Lembre-se: você precisa se atentar ao simples, rápido e fácil. As pessoas querem soluções cada vez mais rápidas. Existe uma pressa para conquistar o sucesso. E é por isso que os produtos que cumprem uma proposta de melhora na vida de alguém de forma simples, rápida e fácil, são os que mais conseguem sucesso.
Conclusão
Os testes não precisam ser extraordinários para que você encontre indicadores que poderão melhorar o seu negócio.
O mercado de afiliação está aberto para exploração. Mas, uma prova de que ele funciona é a quantidade de vendas que aumenta significantemente quando este modelo está em ação.
Sendo assim, abrir para uma maior divulgação, é um risco muito grande. Se você está começando, a primeira coisa que você deve fazer é entender melhor como deixar o seu produto “redondinho”.
O seu nome é o mais importante nos negócios digitais. E, por isso, a decisão mais correta seria trabalhar bem a sua marca. Assim, a probabilidade de obter sucesso é muito maior!