O Instagram é uma das maiores Redes Sociais em todo mundo e uma das preferidas entre os brasileiros. Não incluir essa mídia em sua estratégia de marketing digital significa dispensar uma das melhores ferramentas para a geração de vendas. Entretanto, para se ter sucesso, é preciso saber o que postar no Instagram. Neste post, você poderá conferir dicas de conteúdo que você pode criar para publicar no seu perfil, com exemplos práticos criados no Instagram da Monetizze.
Não podemos negar que o Instagram se tornou um verdadeiro fenômeno a nível mundial. Em 2018, já haviam mais de 1 bilhão de usuários cadastrados na plataforma, sendo que, em 2020, a média de usuários ativos por dia chegou a 500 milhões. Na mesma pesquisa, ainda foi constatado que 83% das pessoas descobriram novos produtos através dessa Rede.
Com números tão expressivos, fica fácil saber o porquê de qualquer empreendedor, nos dias de hoje, precisar ter um perfil no Instagram voltado para o seu negócio.
A verdade é que a plataforma possibilita que as marcas se conectem a milhões de pessoas, gerando oportunidades de vendas e também de melhoria na imagem.
Entretanto, em que pese o facilidade para se criar um perfil, se destacar e fazer sucesso na Rede não é uma tarefa que todos conseguem.
Para se ter resultados, é preciso criar uma estratégia de conteúdo bastante efetiva, que seja capaz de atrair, engajar e fidelizar seguidores.
Sendo assim, saber o que postar no Instagram e nos diversos canais e formatos que a plataforma oferece será um grande diferencial, que fará com que você consiga colher bons frutos.
Quer conferir quais são os tipos de post que você pode criar para o seu perfil? Então, continue a leitura. Neste post, nós vamos te mostrar quais conteúdos você pode produzir, ilustrando com exemplos práticos de posts que nós criamos para o nosso perfil no Instagram. Ao final, ainda vamos lhe oferecer um bônus incrível para te ajudar na organização das suas postagens.
Vamos lá?
O que postar no Instagram?
Quando o Instagram foi criado, lá em 2010, a Rede Social permitia que os usuários postassem tão somente fotos. A ideia era possibilitar que as pessoas pudessem editar suas fotografias e compartilhá-las em uma linha do tempo com os seus amigos mais próximos.
Com o passar dos anos, novos formatos de conteúdo foram sendo gradativamente inseridos na Rede. Hoje, já é possível compartilhar vídeos em diferentes estilos e tempo de duração no IGTV e Reels, além de poder interagir de forma bastante íntima com o seguidores através da ferramenta de Stories.
Cada um desses formatos deve ser aproveitado de uma forma diferente, uma vez que alguns deles se adaptam melhor dependendo do tipo de mensagem que você quer passar.
Por exemplo, se você que falar sobre um assunto mais denso, que requer mais tempo e atenção do seu seguidor, o ideal é que você faça um vídeo no IGTV. Já se você pretende mostrar um conteúdo mais informal do dia a dia, o recomendado é que você use os Stories.
Portanto, vamos mostrar o que você deve postar de acordo com cada um desses canais, tudo certo? Assim, ficará mais fácil o entendimento e também a nossa didática.
Feed
O Feed é um canal do Instagram que permite posts em formatos de uma única imagem, imagens em carrossel e vídeos de até um minuto de duração. Ele também pode receber formatos dos outros canais que falaremos adiante, mas neste primeiro momento vamos focar apenas naqueles primeiros, ok?
Ele também é um excelente canal para quem deseja obter crescimento e ganhar mais seguidores. Afinal, os conteúdos do feed são mais compartilhados, o que faz você alcançar um número maior de pessoas dentro da rede social.
É também um ótimo canal para você construir autoridade e também para poder se relacionar com os seus seguidores através dos comentários.
Continue a leitura para conferir quais os melhores tipos de conteúdo para publicar no feed.
Conteúdos técnicos
No Feed, o ideal é você poste conteúdos técnicos, que possam ajudar o seu seguidor com uma dor ou necessidade que ele tem. No Instagram da Monetizze, nós damos dicas de marketing digital para Produtores e Afiliados, já que isso podem ajudá-los a venderem mais. Você pode fazer isso em conteúdos em formatos de listas dicas, tutoriais, recomendações e muito mais.
O ideal é que você ensine algo do seu nicho para a sua audiência. Se você trabalha com o nicho de emagrecimento, por exemplo, você pode postar dicas de alimentação saudável, exercícios físicos, práticas de saúde e bem estar, e muito mais. Afinal, esses são alguns dos conteúdos técnicos relacionados a este segmento.
Veja os exemplos do nosso Instagram:
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Conteúdos que geram conexão
Além dos conteúdos técnicos, você também pode publicar no Feed alguns posts que gerem conexão com o seu público. Isso significa fazer com que o seu seguidor se sinta identificado com seu com o seu conteúdo, que ele se enxergue na mensagem que você está tentando transmitir, como se aquilo falasse diretamente com ele sobre algo da vida dele.
Você pode fazer isso abordando os desejos, as dores, os medos, as vulnerabilidades, os erros, os mitos, os tabus, enfim, tudo aquilo que fizer parte do dia a dia da sua persona. A intenção é fazer com que o seu seguidor sinta como se você já o conhecesse de longa data, como se fosse um velho amigo de infância.
Voltando do exemplo do nicho de emagrecimento, você poderia postar conteúdos que falem sobre a dificuldade de emagrecer, sobre os mitos relacionados a este tema, ou até mesmo alguns memes brincando com algumas situações do processo de perda de peso.
Esse tipo de post gera bastante engajamento e é muito compartilhado. Veja alguns exemplos vindos do nosso Instagram:
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Crônicas de Natal: Saiba como um Produtor/Afiliado Monetizze celebra esta época do ano
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Conteúdos que geram vendas
Se você é Produtor ou Afiliado, você terá que criar alguns posts destinados a oferecer o seu produto. Afinal, só assim as pessoas saberão que você está vendendo algo que elas possam estar dispostas a comprar.
Produzir conteúdos técnicos e que gerem conexão com os seus seguidores é essencial, mas é também é importantíssimo fazer a oferta daquilo que você vende. Muita gente foca em produzir conteúdos para atrair novos seguidores, mas esquece de criar conteúdos voltados para o propósito qual ela está ali, que é vender.
Portanto, você pode fazer essa oferta de uma forma sutil, por exemplo, fazendo um review do seu produto, ou de forma mais explícita, falando dos benefícios e vantagens.
No nosso Instagram, os nossos “conteúdos que geram vendas” são os aqueles que falamos sobre a nossa plataforma e todo o universo de possibilidades que ela oferece. A nossa intenção com esses posts é fazer com que as pessoas queiram conhecer a Monetizze e possam empreender através dos nossos serviços. Veja alguns exemplos:
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Stories
A ferramenta de Stories permite postar conteúdos em formatos de imagem e também de vídeos de até 15 segundos. Além disso, ela possibilita escrever textos sobre a imagem ou vídeo, desenhar com uma ferramenta de pincel, inserir GIFs e emojis, além de “stickers” que permitem ao criador de conteúdo interagir com os seguidores.
Essa é uma excelente ferramenta para gerar conexão. Afinal, através dela você consegue interagir com o seu público de uma maneira bem próxima, podendo entender suas opiniões e principais dúvidas. E também porque ela possibilita você conversar com os seus seguidores de uma forma íntima e direta quando você se dispõe a gravar mostrando o seu rosto.
O Stories é ideal para reter seus seguidores no seu perfil. Eles não deixarão de seguir você só porque você tem um conteúdo muito atrativo, mas porque também eles se conectam emocionalmente com você.
Todas as dicas de como produzir conteúdos que geram conexão que demos no tópico acima podem ser aplicadas aqui. A diferença é que você deverá adaptar o conteúdo para o formato dos Stories, que é mais dinâmico.
Portanto, você pode abrir caixas de perguntas, por exemplo, para saber quais são as principais dúvidas dos seus seguidores. Pode criar enquetes para entender seus gostos e opiniões; pode também gravar vídeos para narrar eventuais dificuldades, discutir os medos e até mesmo para falar sobre coisas do dia a dia do seu público.
Mas não só isso!
Os Stories também é ótimo para abordar conteúdos técnicos, assim como no Feed. O que diferencia aqui também é apenas o formato, que deve ser levado em consideração.
E essa ferramenta não só pode, mas também deve ser usada para fazer vendas. Afinal, ela possui o recurso de “arrasta para cima” que permite você colocar o link da página de vendas do seu produto atrelado ao conteúdo. Assim, seus seguidores conseguem ter acesso de uma forma bem simples e rápida, com um simples arrastar de dedo na tela.
Abaixo, vamos deixar um exemplo de um cronograma de Stories que você pode postar durante um dia, levando em consideração tudo o que nós já dissemos aqui em cima.
Manhã:
08:30 – Mostre um pouco da sua rotina matinal
09:00 – Abra uma caixinha de perguntas
10:00 – Compartilhe um meme relacionado ao seu nicho
Tarde:
15:00 – Fale sobre uma dúvida frequente dos seus seguidores
18:00 – Conte uma história de alguma experiência sua relacionada ao nicho
Noite:
20:00 – Comece a responder a caixinha de perguntas
21:00 – Faça uma oferta do seu produto
Reels
O Reels é a ferramenta mais recente lançada pelo Instagram. Ele surgiu com o objetivo de bater de frente com o seu principal concorrente, o TikTok.
Neste canal, você consegue criar vídeos curtos de até 30 segundos. É possível adicionar músicas como trilha sonora, textos e até mesmo efeitos de imagem.
O Reels é uma excelente ferramenta para quem quer usar a estratégia do infotenimento ao seu favor. Isto quer dizer que você pode passar informações relevantes para a sua audiência, mas usando recursos de entretenimento, deixando o seu conteúdo mais leve e divertido.
Você já deve ter percebido que sempre surge uma tendência de conteúdo no Reels. Seja uma dancinha ou um meme, sempre haverá um tipo de conteúdo que está em alta e todo mundo acaba replicando isso.
O ideal é você adaptar o seu conteúdo a essas tendências. Por exemplo, no nosso Instagram, nós usamos uma trend para mostrar como um Produtor ou Afiliado muda de vida depois que passa a usar a Monetizze. Você provavelmente deve lembrar desses vídeos em que todo mundo aparecia com uma roupa mais bonita quando trocava de sapato no vídeo. Veja o nosso exemplo para entender melhor.
Como é a vida depois de empreender com a Monetizze?
Além disso, você também pode postar conteúdos dando dicas rápidas e até alguns mini tutoriais. Neste post, nós damos dicas incríveis de como você pode aproveitar ao máximo o Reels, além de ensinar como efetivamente usar os recursos dessa ferramenta. Sugerimos a leitura!
Abaixo, você confere outros exemplos de conteúdos do Reels diretamente do nosso Instagram.
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IGTV
O IGTV é outro canal do Instagram que permite você postar vídeos. A diferença é que ele possibilita a postagem de conteúdos mais longos, com até 60 minutos de duração. Essa ferramenta é ideal para você passar um conteúdo mais imersivo, que requer um pouco mais de atenção da sua audiência.
Por exemplo, se você quer postar um tutorial ou explicar detalhadamente um conteúdo, o IGTV é altamente recomendado.
Outra coisa que os criadores de conteúdo fazem com bastante frequência é salvar eventuais lives que eles fazem no seus perfis. Se você criou um conteúdo ao vivo para a sua audiência e quer possibilitar que ela assista isso mais tarde, é só você salvar essa live no IGTV. É bem simples de fazer isso, o próprio Instagram te oferece essa alternativa no final de cada transmissão.
Abaixo, você confere alguns exemplos de conteúdos que postamos no nosso IGTV.
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Conclusão
Pois bem. Até aqui, você viu que há inúmeras possibilidades de conteúdos que você pode postar no seu perfil do Instagram. Uma dica essencial para ter sucesso nessa Rede é conhecer bem a sua persona. Assim, você saberá exatamente qual tipo de conteúdo consegue despertar mais interesse nela.
E não esqueça nunca de avaliar as suas métricas também, pois assim você poderá ter conhecimento de quais posts estão lhe trazendo os melhores resultados.
E lembra do bônus que nós lhe prometemos? Clicando aqui, você consegue baixar uma planilha com dicas de conteúdos que você pode postar durante uma semana no seu Instagram. É só acessar e baixar.
E aí? Gostou das dicas? Tem algo que não falamos aqui que você gostaria de complementar? Conte nos comentários.