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O que é ROI e como fazer o cálculo

 

ROI é uma sigla que corresponde a expressão inglesa “Return Over Investment”, que significa “Retorno sobre o investimento”. É através do ROI que é possível metrificar se seus investimentos, principalmente os da área de marketing, estão trilhando o caminho certo ou se precisa fazer algum ajuste.

 

Todo empreendedor precisa ter um pensamento: qual é o retorno que estou tendo sobre o meu investimento? No entanto, para isso, é necessário que você saiba o que é ROI e como calculá-lo, e muitos nem conhecem o significado dessa sigla.

Para que você possa entender o que é ROI, como calculá-lo e conseguir metrificar o seu retorno sobre o investimento, preparamos esse conteúdo para você.

Vamos conferir? 🙂

O que significa ROI?

ROI é uma sigla que corresponde a expressão inglesa “Return Over Investment”, que significa “Retorno sobre o investimento”. Por isso, é uma métrica importantíssima para qualquer empresa ou, no nosso caso, para Produtores e Afiliados.

É através dela que você pode metrificar se está trilhando o caminho certo, ou se precisa fazer algum ajuste em alguma de suas campanhas.

No entanto, algumas pessoas e empresas, talvez por falta de planejamento, não estão tão atentas a este indicativo. Porém, mais importante do que saber o que é o ROI, é entender como calculá-lo.

Vamos conferir como se faz? 👇

Como calcular o seu ROI?

Para calcular o retorno sobre o investimento da sua ação de marketing, basta utilizar a seguinte fórmula abaixo:

Imagem demonstrando o cálculo do ROI

Porém, vale lembrar que este cálculo pode ser utilizado para uma ação específica ou para o negócio em geral. Para saber calcular qual é o seu retorno, é necessário que antes você tenha em mente o que precisa metrificar.

Por isso, vamos entender um pouco mais sobre a fórmula antes de fazer o cálculo.

O que é receita?

Receita é tudo o que a sua empresa consegue arrecadar por meio de suas vendas.

Por isso, é importante que, antes de calculá-la, você defina se precisa desses dados referentes a uma campanha em específico ou de um investimento que abrange várias áreas.

O que são custos?

Custos são os investimentos necessários para realizar uma determinada ação de marketing. Assim como a receita, os custos também são variáveis.

O custo para se adquirir tráfego pago é diferente do utilizado para se conseguir views no YouTube, por exemplo. E o investimento em uma ferramenta ou um funcionário também são diferentes. 

Por isso, é importante, mais uma vez, saber exatamente sobre qual área você quer calcular.

Calculando o ROI na prática

Para realizar o cálculo, vamos utilizar o exemplo abaixo:

Suponhamos que você tenha gastado R$1.000 para adquirir tráfego. O retorno gerado por este custo foi de R$50.000.

Sendo assim:

(50.000 – 1.000) / 1.000 x 100  = 4.900

Isto significa que para cada R$1,00 que você investiu, você obteve R$490,00 de retorno. 

O ROI é a taxa de retorno do seu investimento. Porém, muitos confundem esta taxa com lucro. Para que você não faça essa confusão, vamos entender melhor essa diferença.

ROI é diferente de Lucro

O ROI, como já mencionamos, é o retorno sobre o investimento. Porém, ele não significa lucro. Há de se pensar que o seu investimento tem outros custos, certo?

Se você está calculando o retorno por investimento de vendas de um determinado produto, por exemplo, há de incidir sobre ele impostos, custos com funcionários, dentre outros. Portanto, este cálculo é diferente do lucro.

Agora ficou mais simples entender a diferença, não é?

Tempo de Investimento

Relembrando: o ROI calcula somente o retorno sobre o investimento, mas não o tempo que se levou para se obter este retorno.

Sendo assim, isso significa que você pode ter um ROI de 1% e isso ser maravilhoso, como também pode ser uma catástrofe. O que vai definir é o tempo que você demandou para obter este retorno.

1% de ROI em uma ação que mede o retorno diário, provavelmente é um ótimo resultado, já para um resultado de um investimento de um ano, pode ser bem ruim.

Portanto, o resultado do seu ROI pode ser positivo a curto prazo, mas dando prejuízo a longo prazo. Por isso a importância de realizar esse cálculo, assim você poderá analisar e realizar as mudanças necessárias para alcançar resultados melhores.

Não cometa esse erro!

Você sabia que um dos maiores erros dos afiliados é o fato de não colocarem em prática o que aprendem? Isso mesmo, muitos deixam de se tornar grandes autoridades por não saírem da teoria.

Parece algo tão simples, mas é perceptível o quanto acaba atrasando os resultados esperados, como a primeira venda.

Se você não quiser cometer esse erro, comece a colocar em prática o que aprendeu aqui hoje! 😃

Quer conhecer outros erros muito comuns que você pode estar cometendo sem nem saber? Confira o vídeo abaixo! 👇

Por que o ROI é tão importante para o seu negócio?

Você conhece a brincadeira em que uma pessoa é vendada e tenta acertar uma peça no local certo em uma imagem que está bem na sua frente? Bom, já sabemos que o que menos acontece é alguém acertar o desenho, não é?

Agora, imagine você montando uma campanha de vendas sem ter nenhuma visão de que a abordagem utilizada é a melhor que existe para aquele público. Com certeza, essa campanha não traria bons resultados.

Sem o ROI, é como se você estivesse planejando uma campanha vendado apenas torcendo para dar certo. 

Com ele, tudo fica mais simples e você pode enxergar as estratégias que mais se encaixam para o seu público-alvo. Assim, através deste cálculo, será possível medir as melhores abordagens, descobrir as que não funcionam para você, e muito mais.

Aí é que está a grande importância de acompanhar os números do ROI. 

Quais são as vantagens de calcular o ROI?

Além de você ter uma visão mais certeira do que funciona e do que não funciona no seu negócio, calcular o ROI oferece diversas outras vantagens. Por exemplo:

Custos reduzidos

Quando você sabe qual o caminho deve seguir e quais estratégias funcionam, você evita gastos desnecessários com práticas que dariam pouco ou nenhum resultado. Com isso, você acaba economizando e poderá até investir esse dinheiro em práticas realmente úteis.

Nunca fica velho

Você pode utilizar o ROI tanto a curto quanto a longo prazo, podendo ter as métricas sempre em mãos quando precisar. 

Você pode realizar esse cálculo para um período de um mês, em campanhas de períodos sazonais, por exemplo, ou a períodos mais longos como de 1 ano ou mais, caso queira dados gerais.

Uma forma de ver os resultados acontecendo e se motivar

Quando realizamos diversas ações e não acompanhamos seus resultados, acaba que não sabemos se elas foram bem ou não, ou se precisam ser mudadas as estratégias.

O mesmo vale para a motivação. Quando vemos bons resultados, ficamos mais empolgados para seguir com o planejamento e correr atrás do que pode ser melhorado. 

O ROI será seu aliado para garantir que você tenha todas essas métricas e acompanhe seus resultados.

Conclusão

Você já conhecia o ROI e o cálculo que mede os seus resultados em um investimento? Se não, certamente esse conteúdo irá mudar sua forma de trabalhar.

Se já conhecia, mas tinha suas dúvidas, espero que esse conteúdo tenha servido de grande ajuda. Mas, se ainda ficou alguma dúvida, pode deixar a sua pergunta nos comentários!

Até a próxima! 🙂

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