Pular para o conteúdo
estratégia de tráfego para youtube

Estratégias de tráfego orgânico continuam sendo uma das melhores opções para converter leads na internet. O grande diferencial é que com o tráfego orgânico se cria laços com os potenciais consumidores.

Já o tráfego pago causa impacto mas não gera uma relação de confiança. O Youtube hoje é o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google.

Por isso é importante que se crie sua estratégia de tráfego orgânico para o Youtube.

Por que escolher o Youtube?

Os motivos para se escolher o Youtube são inúmeros. Como já disse: ele é o segundo maior buscador do mundo. Além disso, ele tem um diferencial: quem faz buscas pelo Youtube geralmente está atrás de conteúdo.

E o conteúdo é a maior forma de se atrair tráfego orgânico na internet. Quando você produz algo que as pessoas dão credibilidade, elas vem naturalmente até você.

Existem diversas pesquisas que demonstram a imponência da maior plataforma de vídeos do mundo, veja alguns dados:

  • Somente no Brasil 95% da população acessam o Youtube;
  • Entre os jovens, com idade entre 18 e 35 anos, 96% deles acessam o Youtube;
  • 87% dos usuários do Youtube acreditam que ele é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo;
  • 50% das pessoas que acessam o Youtube geram alguma forma de engajamento, como curtidas e avaliações em vídeos;
  • O Youtube é acessado, principalmente, por smartphones, que correspondem a 82% dos acessos;
  • Seguido dos smartphones, 66% dos usuários acessam via computador ou notebook.

Como criar uma estratégia de tráfego orgânico para Youtube?

Existem diversas formas de se fazer isso. Mas nenhuma delas apresenta uma fórmula mágica.

Por isso, é importante que cada vez mais se estude estes métodos. O Youtube é um buscador muito volátil e por esse motivo as estratégias podem mudar constantemente.

Neste post listamos algumas dicas importantes:

1 – Produzir vídeos de qualidade

Quando eu digo vídeos de qualidade, eu quero dizer com o mínimo que se espera de resolução. Alguns vídeos no Youtube fizeram sucesso justamente por não terem qualidade. O apelo do vídeo caseiro também chama a atenção.

Entretanto, quando se pensa em marketing digital a qualidade é uma exigência básica.

Não é necessário super câmeras, ou profissionais altamente qualificados. Mas também não se pode pensar que vídeos com péssima qualidade, tremidos e sem nenhuma condição de reproduzir. O mínimo de qualidade fará sucesso.

O Youtube preza pela qualidade. A audiência dele espera ver algo que possa ser minimamente útil a eles, sem ser totalmente descartável no quesito qualidade.

Hoje, com um smartphone, é possível criar vídeos com alta qualidade. As desculpas acabaram.

Se você quer realmente criar um canal com tráfego orgânico considerável, pense nisso.

2 – Use e abuse das tags

Taguear o seu vídeo é como dizer ao Youtube onde ele se encaixa. Coloque as palavras chave do conteúdo do seu vídeo como tags. Isso fará com que ele apreça nas recomendações e até nas buscas.

Taguear um vídeo é o mesmo que indicar ao Youtube o conteúdo dele. O que existe de fato dentro daquela gravação. E ele analisa isto tudo antes de recomendar ou ranquear o seu vídeo.

3 – Fique atento aos feedbacks

Nunca se esqueça que seu melhor aliado é a sua audiência. Há vídeos que algumas pessoas não gostam. E comentam que não gostam. Não deixe de respondê-las. Nem as críticas e nem aos elogio.

Dar um respaldo a quem te assistiu é como dizer que você se importa com eles. E quando você se importa com a sua audiência ela também passará a prestar mais atenção em você e no seus conteúdos.

4 – Publique conteúdo relevante

Uma das coisas que as pessoas mais odeiam no Youtube é procurar um vídeo e receber como resultado da pesquisa um conteúdo ruim.

Pense antes no que vai produzir. Se necessário chame especialistas. Assistas vídeos relacionados. Busque o conhecimento antes de produzir. Fazer vídeos de qualquer jeito no Youtube é algo que certamente irá levar seu canal ao fracasso.

5 – Não poupe informações

As pessoas gostam de serem bem informadas. Quando for fazer algum tipo de conteúdo que leve informação relevante use e abuse das pesquisas.

As pesquisas servem para dar respaldo ao que você está dizendo. Elas chegam até a decidir eleições presidenciais. Imagine a sua audiência? Sempre que puder busque dados e pesquisas de sites com respaldo.

Isto fará com que sua audiência entenda que o que você diz é de fato algo respaldado. E não somente mais uma falácia.

6 – Procure as referências

Você certamente conhece alguns youtubers de sucesso. Busque neles a inspiração para produzir seus vídeos. Eles fazem sucesso e não é atoa. Então assista os vídeos deles, tente contato. Não faça igual. Mas tenha consciência de que quem faz sucesso é por que há algum motivo.

E ao assistir eles filtre o que de melhor você pode usar. Copiar nunca é uma boa ideia, mas se inspirar sim. Por isso, não copie. Entenda os mecanismos que eles usam e procure estar perto dos melhores.

7 – Inove

Procure sempre inovar. Se inspirar em quem tem sucesso é diferente de copiar. Eles fazem sucesso. Estão estabelecidos. Se você quiser ser um diferencial tem que fazer diferente.

Mantenha seu pensamento sempre em apresentar algo novo.

As pessoas estão cansadas de mais do mesmo. Você pode perceber que a maioria dos youtubers que se estabeleceram com grande audiência fizeram algo diferente. Não basta somente ligar a câmera e sair falando. Isto qualquer um faz.

8 – Crie playlists

Muitas pessoas pensam que playlists são somente de vídeos de músicas. Não são.

Playslists podem estar relacionadas a vídeos que possuem continuidade. Quando você produz 4 vídeos que se complementam, você tem uma playlist.

Então aposte nas playlists. Elas são a continuidade de algo. Se você despertou a curiosidade, naturalmente a pessoa vai querer ver mais do que você tem pra mostrar.

As playlists são grandes geradoras de tráfego orgânico.

9 – Seja consistente

Ser consistente significa que o que você produz precisa de fato sanar as necessidades de quem quer assistir aquilo.

Por isso, sempre que for produzir um vídeo pense se ele possui consistência. Não adianta produzir algo só por quer você percebeu que a sua audiência quer. Isto além de não sanar a necessidade dela, vai acabr por colocar a sua credibilidade em cheque

10 – Tenha credibilidade

No Youtube a credibilidade é muito importante. Quando você consegue de fato mostrar que o que você produz condiz com a realidade isto acaba por criar laços com a audiência.

Sempre pense na credibilidade. Não é recomendável produzir conteúdo pelo simples fato de produzir, ou por uma necessidade. É melhor demorar a lançar um vídeo do que lançá-lo sem nenhum respaldo

11 – Tenha frequência

As pessoas gostam de rotina. Por isso sempre que possível defina datas pra o lançamento de novos vídeos. Isso fará com que elas criem o hábito de procurar o que você produz nas datas que você lança.

Quando uma pessoa sabe que vai encontrar algo com maior facilidade, as chances de ela procurar por isto são bem maiores.

Portanto, tenha uma periodicidade. Lance vídeos novos semanalmente, quinzenalmente, mensalmente. Mas faça as pessoas saberem que em determinado período de tempo você terá algo novo para apresentar a elas.

Conclusão

O Youtube é talvez a maior ferramenta para conteúdo do mundo. Portanto o tráfego orgânico nele é algo quase que indissociável. Entretanto não adianta fazer por fazer. Alguns pontos precisam ser observados. E se você quer mesmo ter milhares de seguidores e gerar audiência cada dia mais, é importante que você fique ligado nestas dicas. Elas certamente ajudarão você a aumentar, e muito, o número de seguidores no seu canal.

Artigos relacionados