Pular para o conteúdo

O Instagram é uma rede social que vem conquistando muitas pessoas, atingindo a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Esse número pode estar bem relacionado as diversas possibilidades que a rede oferece aos usuários como o entretenimento, relacionamento e, atualmente, a possibilidades de vendas!

E é sobre isso que vamos abordar neste artigo. Vamos te mostrar como você pode vender como afiliado(a) através de um perfil no Instagram.

Continue a leitura e entenda como faturar por esse canal com o seu link de afiliado(a).

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social gratuita, criada para publicar fotos e vídeos e assim, gerar interações entre os usuários com curtidas, comentários e compartilhamentos.

Com o tempo essa rede foi se desenvolvendo e criando novas possibilidades para os usuários e atraindo o interesse de novas pessoas.

Ele deixou de ser apenas o aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos e se tornou mais robusto, com funcionalidades de filtros, stories que são pequenos vídeos de até 15 segundos, transmissões online e muito mais.

Além de ter disponibilizado a publicidade e monetização através da rede. Assim, as pessoas podem anunciar seus produtos através de fotos, informar  valores em uma espécie de “loja” na própria rede social, que direciona o futuro cliente para o site onde irá finalizar a compra.

Uma forma mais prática de vender e que pode ter o alcance bem maior, certo? Por isso, muitas empresas e pessoas apostaram nessa rede para expandir as vendas.

Como usar o Instagram no mercado de afiliados?

O insta é uma ótima ferramenta de vendas e, por isso, pode ser muito bem aproveitado no mercado de afiliados.

Como afiliado(a) você sabe que pra ter vendas é necessário divulgar o seu link, e essa rede é mais uma possibilidade que você terá de promover o produto.

Abaixo, mostramos algumas possibilidades pra divulgar o seu link de afiliado(a). Mas antes, se você ainda não tem uma conta na rede, precisa cria-la, o que é rápido e simples de fazer. Basta clicar aqui para se cadastrar.

Agora que você já tem uma conta na rede e configurou o seu perfil, veja onde você pode divulgar seu link de afiliado(a).

Onde divulgar meu link de afiliado(a) no Instagram?

  1. Na bio ou biografia

A primeira e grande possibilidade é na bio do Instagram, como é popularmente conhecida. Ela fica no topo do perfil e é onde contem as informações gerais daquele usuário, como nesse exemplo:

Ela contém elementos fixos que são o nome de identificação, número de publicações e seguidores. Além disso, o usuário conta também com os elementos variáveis que são as informações que podem ser alteradas a qualquer momento, tendo a disposição 160 caracteres para preencher com as informações que desejar, além de poder inserir algum link.

Esse é o único local onde é possível inserir links clicáveis porém, é limitado a apenas um link. Ou seja, você deve saber aproveita-lo ao máximo.

Para você que é afiliado(a) essa é a grande oportunidade de divulgar o seu link e para isso, existem duas possibilidades:

  • Primeira: se você é afiliado(a) de apenas um produto, você pode inserir o seu link de afiliado(a) a esse produto.
  • Segundo: se você é afiliado(a) de vários produtos, é ideal que você utilize um agregador de links, que possibilita criar uma página personalizada hospedando todos os seus links.

Como inserir meu link na bio?

Com esse passo a passo você vai conseguir facilmente inserir o seu link de afiliado(a) no Instagram, veja:

  1. Acesse a sua conta na plataforma e copie o link de afiliado(a). Caso tenha dúvidas sobre como copiar o link correto, acesse a nossa central de ajuda.
  2. Acesse o seu perfil no Instagram e clique em Editar perfil.

      3. Nas configurações, cole o link de afiliação no campo Site e depois salve as configurações.

Pronto! O link de afiliação do seu produto já será exibido na bio.

Porém, se você tem mais de um produto, como citado acima você pode usar alguma plataforma que faça a hospedagem dos seus links.

Nossa dica é criar uma página no Linktree para hospedar seus links, assim todos eles ficam disponíveis através da sua bio. Veja como fazer:

Como criar uma página no Linktree?

O Linktree é uma plataforma de social-link que possibilita criar uma página personalizada hospedando vários links. Dessa forma, em apenas um link você terá acesso a vários outros links. 

Confira como criar a sua página no linktree:

  1. Crie a sua conta no Linktree na versão gratuita.

 

 

O processo é bem simples e você só precisa inserir algumas informações como e-mail, nome, senha e outros.

Atenção: faça o cadastro utilizando os dados da sua conta no Instagram.

E, claro, escolher a versão gratuita para iniciar. Posteriormente, se tiver interesse, você pode investir na versão paga. Mas te garanto, que a versão gratuita irá ajudar muito!

2. Adicione seus links de afiliado(a)

 

 

Agora que você já tem uma conta no Linktree você vai adicionar os links dos produtos que promove.

Na tela inicial, é só clicar no botão “Adicionar Novo Link”.

Será exibido dois campos de preenchimento, são eles:

 

  • Título: esse será texto exibido ao usuário quando ele clicar em seu link. Você pode apenas usar o nome do produto ou trabalhar com um título mais chamativo, usando as técnicas de CTA.
  • URL: insira neste campo o seu link de afiliado.

 

Feito isso, o seu link será adicionado a página do Linktree. Depois, é só  fazer o mesmo processo com todos os outros produtos que você promove.

Feito isso, é só conferir ao lado direito da tela uma prévia de como será exibido ao usuário. Veja:

Agora, é só clicar no botão Compartilhar no canto superior da tela pra copiar o link do seu linktree e, em seguida, copiar esse link na bio do seu Instagram, como explicamos no tópico anterior.

Dica:como você não tem limite de links para inserir no linktree, além do seus links de afiliação você pode inserir outros links como exemplo do seu blog, canal no YouTube, WhatsApp para esclarecer dúvidas, material rico e muito mais!
  1. Nos stories

Outra possibilidade de divulgar os links no Instagram é através dos stories. Porém, essa funcionalidade é limitada a usuários que possuem mais de 10 mil seguidores.

Se o seu perfil ainda não alcançou esse número de seguidores, trabalhe em estratégias para ganhar seguidores. Assim, futuramente você poderá divulgar o seu link também nos stories.

Mas, se essa funcionalidade já está disponível para você, veja como é fácil adicionar o link no story:

  1. Acesse a sua conta no Instagram pelo celular e clique no ícone de adicionar story.
  2. Ao selecionar a foto ou vídeo que deseja adicionar, clique sobre o ícone 🔗

        3. Depois, é só clicar na opção link da Web e inserir seu link de afiliado(a).

Após publicar o story, será exibido um botão “Saiba mais” para o usuário arrastar pra cima e ser direcionado para a página do seu produto.

Conclusão

Agora que você já sabe como divulgar o seu link de afiliado(a) no Instagram, é só colocar em prática e ver as suas vendas aumentarem!

Como você está divulgando seu produto através dessa rede, é importante divulgar o seu perfil, para que mais pessoas o encontrem. Aqui em nosso blog temos um link com o passo a passo de como compartilhar o seu link do Instagram.

Caso tenha dúvida sobre esse processo, deixe nos comentários que vamos te ajudar.

Artigos relacionados