O que é CTA? Você com certeza já ouviu a sigla “CTA”, mas você já se perguntou o significado e o porque é muito usada no marketing digital?
CTA ou (Call to action) traduzida do português, significa “chamada para realizar alguma ação”. Ou seja, é uma chamada, seja através de texto ou imagem, para que o seu cliente realize certa ação. Este “botão” vem acompanhado de um texto, imagem e/ou link com o objetivo de incentivar a realizar uma ação.
Ainda não entendeu? Vou te explicar!
Veja um exemplo: você entra em um site de compras e lá aparece uma oferta escrita “Notebook por apenas R$1.200.” e ao final da proposta, vem um botão ”Compre agora para não perder esta promoção”. O uso do “Compre agora” incentiva o cliente a comprar. Este botão é denominado CTA.
Por que usar CTA? E como posso usar?
O CTA é importante para muitas coisas, como por exemplo:
- Estratégia de Marketing;
- Estabelecimento de interação;
- Conversão de clientes;
- Estimular desejos;
- Entre vários outros benefícios;
Ele deve ser utilizado de uma forma direta e objetiva, incentivando o visitante a realizar determinada ação e adquirir. Seja para uma discussão, blog ou opiniões, o uso de CTA não só ajuda nisso, mas também ajuda na captação de leads.
Como escolher?
Antes de usá-lo você deve entender os tipos de CTA, bem como utilizá-los de maneira correta ao seu público.
- Defina sua persona;
Primeiro você precisa definir sua persona (persona é uma representação fictícia que descreve o perfil do cliente ideal). Depois de definir sua persona, ficará mais fácil de saber como vai abordar o CTA.
Vamos usar de novo o exemplo do notebook. Seu público é focado em vendas de notebook, levando isso em conta, você pode lançar um post “5 passos para você vender melhor na internet”.
- Funil de vendas;
Depois de definir sua persona, você deve considerar o funil de vendas (o funil de vendas é um modelo estratégico que apresenta os passos do cliente, desde o primeiro contato dele até o término do negócio).
Você não pode apresentar de cara para um visitante, um produto que ele deve comprar. Apresente primeiro alguns e-books educativos e depois apresente as ofertas. Apresente seu trabalho e depois sua oferta.
- Tipos de CTA.
Usando a estratégia do funil de vendas, você entende com quais tipos de prospectos você precisa lidar e pode escolher CTA para visitantes, CTA para leads e CTA para clientes.
Cada um vai ter uma forma de abordar o CTA, por isso é necessário fazer o Funil de Vendas.
Como fazer um CTA?
Para você fazer um CTA, você deve definir algumas coisas antes.
Formato: O formato que você vai utilizar é o principal ponto a definir. A seguir vamos apresentar alguns formatos mais utilizados.
Botões: Esse é o formato mais utilizado, seja nas páginas iniciais, sites, campanhas e entre outros. Como também, são visíveis logo de início. Como por exemplo na página do nosso blog, temos logo de início a opção “ Quero ser AFILIADO” e ” Quero ser PRODUTOR“.
Banner: Banner são mais utilizados em blogs e redes sociais. Esse formato tendem a ser mais explicativo, pois nem todas as vezes batem com o contexto. Como por exemplo, ” O nosso e-book de como vender na Monetizze”.
Links: Esse formato é muito utilizado para a construção de links internos. E você vai acabar utilizando um pouco da técnica de SEO, você vai entender mais sobre SEO em um post do nosso blog. Por exemplo:
Cores: Cores são uma ótima forma de chamar a atenção de seu visitante, não deixe tudo colorido, mas também use cores que se destaquem e se complementem. Vou deixar um guia de cores feito pela “Multilinks” que as empresas mais utilizam.
Onde devo utilizar?
Há vários lugares para utilizar o Call to action, vamos citar agora alguns exemplos para você posicionar.
- Redes Sociais; “Inscreva-se já”
- Sites; “Curta e compartilhe”
- Anúncios; “Compre agora”
- E-mail Marketing; “Acesse o site e saiba mais!”
- Final de páginas; ” Clique aqui para ver outro post”
Lembre-se, não deixe o visitante pensar, ou seja, induza ele a realizar a ação ” Call to action”.
Agora que você aprendeu o que é CTA e como utilizá-lo, eu indico você a entender mais uma sigla muito utilizada no Marketing Digital, em nosso blog temos um post sobre a sigla CRM.
Esperamos ter te ajudado, não se esqueça de comentar aqui 🙂