As Redes Sociais hoje são uma das principais formas de divulgação de produtos, serviços e geração de vendas. Segundo pesquisa, em 2018, 50% dos usuários do Instagram já fizeram uma compra por anúncios publicados nele. Vale lembrar ainda que, no mesmo ano no Brasil, o Instagram possui nada menos que 64 milhões de usuários. Por isso, é importante que você saiba como ter um Instagram que impulsione suas vendas.
Como ter um Instagram que Impulsione suas Vendas
Para quem quer trabalhar com tráfego pago ao invés do tráfego orgânico, não se pode desprezar a força que o Instagram possui. Somente com os dados que informamos neste post já conseguimos passar uma ideia do tamanho da força a que nos referimos.
Vamos dividir este post em dicas, para facilitar o entendimento e fixação do conteúdo, vamos lá?
# Dica 1: Crie um novo perfil comercial, ou transforme o seu perfil em um
Somente com um perfil comercial será possível impulsionar campanhas e anúncios no Instagram. Caso você tenha muitos seguidores, você pode utilizar da sua influência pessoal para divulgar produtos e serviços. Por outro lado, se você não tem tantos seguidores assim, o melhor a se fazer é criar uma nova conta com a sua marca.
Para alterar a sua conta para profissional, basta você ir em Configurações > Conta > Mudar para conta profissional, conforma a imagem acima.
#Dica 2: Conheça e estude as ferramentas de marketing para Instagram
Após migrar sua conta de pessoal para profissional, você passará a ter acesso a diversas funcionalidade que antes não tinha.
Portanto, é preciso que você conheça as ferramentas de marketing para Instagram e as estude a fundo.
Com elas você vai poder analisar questões relevantes para seus anúncios, como:
- O alcance das suas publicações.
- Quais postagens tiveram maior engajamento.
- Como foi a performance dos seus anúncios.
Existem diversas outras funcionalidades que podem ser exploradas com a conta profissional. Para te ajudar a entender melhor as ferramentas de marketing para Instagram, fizemos um post exclusivo sobre o tema.
#Dica 3: Publique conteúdo relevante
É preciso que você tenha algo a dizer para o seu cliente. Não adianta simplesmente sair divulgando seus anúncios, as pessoas cada dia mais procuram conteúdo relevante. Anúncios que simplesmente querem vender algo, na maioria das vezes são completamente ignorados.
Procure fazer com que quem seja atingido pelo seu anúncio tenha curiosidade em lê-lo. Para isto vale a pena entender técnicas de Copywriting e os principais gatilhos mentais.
#Dica 4: Crie uma Bio de excelência
A sua Bio, ou biografia, é uma breve descrição de quem você é, o que você faz, o que você vende. Sendo assim, crie uma Bio em que você faça um breve resumo do que você faz, o que você vende, e principalmente, insira um link que direcione a landing page de algum produto que você comercializa ou divulgue.
Ela também deve ter uma chamada para ação ou call to action. Muitas vezes o usuário já viu uma postagem sua e entra na sua Bio pra saber um pouco mais do seu negócio, este pode ser o momento ideal para chamá-lo e fazer com que ele tome a decisão que você espera.
#Dica 5: Crie uma boa identidade visual
A identidade visual são todos os elementos visuais ou audiovisuais que compõem a sua marca. O Instagram é a rede social das imagens e vídeos, portanto, é preciso que você saiba a importância de se ter uma boa identidade visual para obter sucesso em suas campanhas no Instagram.
Vamos falar de dois elementos principais que devem ser bem trabalhados na sua identidade visual.
Fotos
Falar de Instagram e não falar de fotos é impossível. E nos dias atuais não há mais desculpas: todo mundo possui um smartphone que possua uma câmera.
Mas não basta simplesmente sair por aí tirando fotos, é preciso que elas tenham qualidade. Caso você não saiba como editar ou tirar fotos com boa qualidade, você pode baixar um dos apps listados abaixo, que são editores de imagens gratuitos.
Para iphone (IOS):
- Photoshop Mix
- Picsart
- Snapseed
- Fotor
- Pixlr
Para Android:
- Adobe Lightroom
- Photoshop Mix
- Pixlr
- BeFunky Photo Editor
- Cupslice Photo Editor
Caso você não tenha as habilidades necessárias para tirar boas fotos e editá-las você também pode utilizar bancos de imagens. A grande vantagem é que além de fotos, eles possuem vetoriais, ilustrações e até vídeos. Alguns são pagos, outros não, porém é bom se atentar para os direitos autorais.
Vídeos
O Instagram aceita vídeos de até um minuto no máximo. No entanto, os vídeos postados nesta rede social tem 2 vezes mais engajamento. isto se deve ao fato do apelo visual que possui o Instagram.
Portanto, é preciso que você tenha claramente definido seu objetivo. A verdade é que um minuto é mais do que suficiente para transmitir a sua mensagem. Por isso, seja o mais objetivo possível, para evitar perder preciosos segundos com um vídeo que não seja capaz de aumentar sua taxa de conversão.
Uma dica importante é criar vídeos de pessoas dando depoimentos sobre como o seu produto ou serviço as ajudou.
Você pode usar editores de vídeo, como o Clipchamp. Além de oferecer opções pagas você também consegue utilizá-lo de forma gratuita.
#Dica 6: Escolha o horário correto para fazer novas postagens
Todo usuário de redes sociais tem um tipo de comportamento. O horário de acesso varia conforme a rede social. E o sucesso das suas postagens, podem estar relacionadas tanto aos horários delas quanto ao objetivo.
Porém uma comportamento é regra: evite postagens no horário comercial. Isto porque as pessoas geralmente estão ocupadas com as suas tarefas do dia a dia neste período de tempo. Vale lembrar que algumas empresas chegam até a proibir a utilização de redes sociais durante o horário de trabalho. Um horário bacana seria após as 18 horas.
Um segredo: há um horário que sempre deve ser evitado para se fazer postagens. Este horário é o das 15 horas. Além dos motivos que já foram ditos para se evitar o horário comercial, as 15 horas é a hora que antecede o final do expediente comercial. É neste momento que as pessoas estão preocupadas em entregar suas metas diárias, então é bem provável que sua postagem não visualizada pela grande maioria dos usuários do Instagram.
Mas você deve estar pensando: Se ela não pode visualizar em determinado horário, é só ela visualizar depois, meu post vai estar lá. No entanto as coisas não funcionam bem assim.
O Instagram possui um algoritmo para analisar a relevância de uma postagem. Este algoritmo tende a calcular o engajamento inicial, ou seja, quanto envolvimento sua postagem teve nos primeiros minutos em que ela foi feita. Quanto maior for este número, o algoritmo entenderá que mais relevante é o que você tem a dizer, e acaba trabalhando a seu favor para gerar mais tráfego.
Para escolher o melhor horário, é importante que você também já tenha a sua persona definida. Os exemplos acima são válidos para a maioria das pessoas. Entretanto se você vende um curso de Barman, o melhor horário para publicar seus anúncios e campanhas é o horário comercial, uma vez que esses profissionais trabalham no período noturno.
Dica 7: Use e abuse das hashtags
Todos os dias nós vemos postagens que possuem hashtags, que é representada pelo caractere “#”. Entretanto pouquíssimas pessoas sabem para que elas servem, e muito menos a importância delas.
As hashtags servem para que um usuário possa fazer uma pesquisa direta por um determinado tema que ele considera relevante e encontrar resultados com aquela, ou aquelas, palavras chave.
Por isso ao fazer uma postagem, pense em todas as palavras chave que podem estar ligadas ao que seu cliente pode vir a se interessar. Vou dar um exemplo para ficar mais fácil a compreensão: Se você pretende comercializar um e-book sobre dietas saudáveis. Neste caso você pode acompanhar suas postagens com as seguintes hashtags: #dietassaudaveis, #emagrecimento, #nutrição, #chaverde, #boaforma, #perdadepeso, #dietas, #nutrição.
Perceba que as hashtags citadas acima, nada mais são que palavras chaves relacionadas ao seu produto: dietas saudáveis. A chance de uma pessoa se interessar pelo seu produto, quando faz uma busca por qualquer uma destas, é real, e portanto, não podem ser ignoradas.
#Dica 8: Faça o seu público trabalhar a seu favor
Faça postagens e campanhas que façam com que os seus seguidores trabalhem a favor da divulgação da sua marca. Crie anúncios que tenham como intuito promover sua marca para um público que você ainda não atingiu.
Você pode criar anúncios e campanhas com o seguinte enunciado: Quer emagrecer com qualidade de vida e sem gastar um centavo? Vamos sortear um kit completo do produto tal, basta você curtir nossa página, esta postagem, e marcar mais dois amigos nos comentários.
Observe o exemplo acima. Dá pra você perceber que para participar você deve promover a página em questão marcando dois amigos. Um exemplo clássico de como fazer sua audiência trabalhar ao seu favor.
#Dica 9: Tutoriais geram credibilidade
Um tutorial nada mais é do que um manual sobre determinada coisa ou tema. Porém, as pessoas tendem a se interessar mais sobre as possibilidades que determinado produto ou serviço podem proporcionar a elas. Todo mundo sabe o que é Nutella, aquele creme de avelãs mundialmente conhecido. Entretanto, a maioria das pessoas conhecem apenas duas utilidades para este produto: passar no pão, ou comer ele puro.
Porém, existe uma infinidade de receitas que podem ser feitas com Nutella. Você provavelmente já viu bolos, bombons e até salgados. Mas a maioria das pessoas não sabem como fazer estes pratos e quitutes.
Percebendo este vazio em sua cadeia de consumo, o que a empresa fez? Criou vídeos de curta duração onde eles mostram determinado prato, seguido da frase: quer saber como fazer? acesse o link abaixo.
Você também pode, e deve fazer isso. Se você vende um curso de aulas de violão, você pode postar um vídeo seu tocando uma música que está estourada em todo Brasil seguido da frase: quer aprender a tocar essa música clique no link e saiba como.
#Dica 10: Analise se o Instagram é realmente a rede social ideal
Existem muitas outras redes sociais em que é possível fazer a divulgação de produtos, no entanto, como já vimos neste post, o Instagram é marcado pelo seu grande apelo visual. Por isso, é importante que você escolha produtos que possuam este mesmo apelo.
Na verdade, tudo pode ser vendido no Instagram e até obter um ROI interessante. Porém, alguns produtos conseguem se destacar mais por atender ao apelo visual. Vender alimentos com fotos bem trabalhadas podem despertar o apetite. Roupas com modelos elegantemente vestidas, podem despertar a necessidade de se vestir bem. E-books ou cápsulas para emagrecimento com imagens do antes e depois seguidas de depoimentos, podem fazer com que o usuário acredite que ele é capaz.
Conclusão:
O Instagram é a rede social que mais vêm se destacando quando o assunto é o engajamento. Portanto, se você procura investir em tráfego pago, ela não pode ser desprezada.
Siga as dicas deste post, procure se aprofundar em cada um dos tópicos e obter sucesso fazendo anúncios e campanhas na maior rede social de imagens do mundo.
Não perca tempo pensando que é trabalhoso, ou impossível. Estude cases de sucesso de empresas que conseguiram utilizar o Instagram a seu favor. Neste post falamos sobre a Nutella, mas existem diversos outros cases de marcas que conseguiram atingir resultados extremamente positivos com o Instagram.