Pular para o conteúdo
Marketing Sazonal e Black Week

Existem certos períodos do ano em que as vendas vão lá em cima. Datas como Black Friday, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, entre várias outras que marcam presença em nosso calendário.

Essas datas comemorativas, ou não, são conhecidas como sazonais. Significam que possuem um prazo para acabar e tudo voltar ao normal.

Já que a Black Week Monetizze está se aproximando, pensamos em garantir que você faça o maior proveito possível desse evento e venda como nunca!

Vamos então falar sobre marketing sazonal e suas vantagens para a black week?

Marketing Sazonal e Black Week: Garanta que suas vendas decolem!

Para que você entenda o que é marketing sazonal, primeiro, é preciso compreender o significado de sazonalidade.

A palavra sazonal nada mais é do que um adjetivo que se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época do ano.

Em termos de vendas, por exemplo, temos o natal, onde são vendidos produtos específicos entre outubro e dezembro. Podemos dizer então que, árvores de natal, guirlandas, e demais itens, são produtos sazonais. Ou seja, que vendem apenas por um determinado período.

Pensando em algo mais voltado para o mercado de produtores e afiliados, temos a Black Week que ocorrerá na última semana de novembro. Afinal, se trata de um evento que ocorre apenas uma vez ao ano.

Agora que você já compreendeu o conceito, vamos entender o que é o marketing sazonal.

Preparado?

O que é Marketing Sazonal?

É chamado de marketing sazonal, o ato de saber aproveitar esses determinados períodos em que as vendas aumentam. 

Ele pode ser utilizado, pelas equipes de marketing, para a venda de produtos específicos, como é o caso dos itens natalinos, ou até mesmo para grandes eventos como a Black Week onde não há necessariamente a especificação de produtos.

É possível trabalhar com essa estratégia em várias épocas do ano, possibilitando uma melhor movimentação de estoque e evitando que a mercadoria fique parada por muito tempo.

Qual a importância do Marketing Sazonal para os negócios?

A sazonalidade é a chance de dar um up nas vendas, gerando mais resultado em um curto período.

É através dele que você, produtor ou afiliado, terá a chance de conquistar algumas vendas em períodos em que o mercado está parado. Por isso, é tão importante investir no marketing sazonal.

Ele pode funcionar como um forte aliado, possibilitando um número maior de vendas e te ajudando a seguir o fluxo do mercado.

Trabalhando o Marketing Sazonal na Black Week

A Black Friday, que na Monetizze será Black Week, é considerada um período sazonal como vimos mais acima.

Assim como, em determinados meses do ano, as vendas podem ter uma baixa, também existem períodos em que elas tendem a aumentar. Isso, claro, dependendo dos esforços feitos pelo produtor e afiliado.

Para que você faça proveito deste evento que está chegando, é importante que você trabalhe o marketing sazonal no seu negócio.

Mas, como fazer isso?

Existem 3 princípios dessa estratégia que devem ser considerados, antes de qualquer coisa. São eles:

  1. Você não precisa focar apenas em datas comemorativas “oficiais”: Você pode criar seus próprios períodos sazonais, de acordo com o mercado em que atua. Por exemplo, para nós da Monetizze, o dia do vendedor acabou se tornando o Dia do Afiliado e acabou ganhando muito mais significado para nossos clientes.
  2. Planeje-se: Planejamento é a base de qualquer ação que você vá realizar na vida. De preferência, tenha em mente seus objetivos a longo prazo para garantir que tudo seja bem executado.
  3. Conheça sua persona: Você precisa saber quem são seus consumidores para que, assim, possa oferecer exatamente o que eles procuram. Por exemplo, de nada adiantaria criar conteúdos sobre culinária se o nosso público busca por marketing digital e mercado de afiliados.

Tendo em mente esses princípios, você pode começar nas estratégias de vendas para seus produtos.

Conclusão

Um marketing sazonal planejado anualmente garante melhor resultados para seus negócios, visando que você terá tempo para construir bons conteúdos e ofertas para seus clientes.

Quer aproveitar para por seus novos conhecimentos em prática? Que tal participar conosco da Black Week Monetizze?

É sua chance de conquistar bons resultados em vendas, com uma semana inteirinha de ofertas.

Para participar, basta clicar aqui para cadastrar seu produto, caso seja um produtor, ou escolher quais pretende vender, caso seja um afiliado.

Boas vendas!

Artigos relacionados