Novembro está chegando e, com ele, uma das datas mais esperadas por quem trabalha com vendas pela internet. Neste artigo, vamos te mostrar o que você precisa saber para estruturar a sua Black Friday.
Preparado? Então vamos lá!
O que é Black Friday?
Se você trabalha com o mercado digital, é preciso ficar atento a todas as oportunidades para aumentar o seu faturamento, seja como produtor ou afiliado. E um dos períodos em que mais se vende no ano é durante a Black Friday, uma das datas mais importantes do e-commerce brasileiro.
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, depois do feriado de Ação de Graças.
Você já deve ter visto nos jornais ou na internet vídeos e reportagens sobre as filas enormes, pessoas carregando várias caixas, empurra-empurra e uma enorme confusão.
Isso acontece porque os lojistas oferecem super descontos, chegando a quase 90%, já que o objetivo é limpar os estoques para renová-los com novas mercadorias para as compras de final de ano.
Dessa forma, as pessoas se programam para poder realizar as compras de final de ano nessa época, adquirindo produtos por preços super atrativos enquanto lojistas faturam alto.
Black Friday no Brasil
A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 de forma um pouco diferente. Nos primeiros anos, ela acontecia exclusivamente pela internet. Dessa forma, se tornou uma das datas mais importantes para qualquer pessoa que trabalha com vendas online.
Mas, nem tudo são flores. Nos primeiros anos os descontos eram insignificantes. Em muitos casos, os lojistas aumentavam os preços pouco antes da data e, no dia, voltavam para os preços normais. Com isso, a Black Friday no Brasil chegou a ser conhecida como Black Fraude, além de ter popularizado a frase “tudo pela metade do dobro”.
Felizmente, o varejo online brasileiro mudou o seu mindset e, nos últimos anos, a data se tornou uma das (senão a) data mais importante do e-commerce brasileiro.
Nos últimos 10 anos, cada vez mais empreendedores aderiram a esse evento, culminando no recorde de vendas em apenas um dia. Em 2019, somente entre a última quinta e sexta-feira do mês de novembro, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões em menos de 48h. É um valor considerável.
Mas como você, produtor ou afiliado da Monetizze, pode se preparar para fazer parte da Black Friday? É isso que vamos saber agora.
Como estruturar a sua Black Friday no mercado de afiliados
Como a Black Friday concentra um aumento de vendas em apenas um dia, é preciso estar preparado para tirar o maior proveito possível desse momento.
Assim como qualquer data importante do varejo, é importante começar a se preparar com antecedência, para não correr o risco de transformar uma oportunidade de aumento de lucros em uma situação de prejuízo.
Sendo assim, nas próximas linhas você vai encontrar algumas dicas simples para que você possa ajustar a sua estrutura de vendas para transformar a Black Friday em um sucesso de vendas.
Vamos lá?
Ofereça descontos reais e interessantes
A Black Friday é uma data marcada pelos descontos oferecidos aos clientes. O consumidor espera o ano todo por esse momento, muitas vezes se planejando financeiramente para poder realizar algum sonho de consumo.
Dessa forma, que tal oferecer descontos reais e interessantes para eles?
Se você tem um produto com ticket médio mais alto e muito buscado por pessoas interessadas, esse é o momento de oferecê-lo por um preço mais atrativo. A ideia de oferecer descontos maiores em apenas um dia do ano é atrativa tanto para quem vende quanto para quem compra.
Nesse sentido, você fatura mais pelo volume de vendas, compensando os descontos oferecidos.
Ofereça comissões diferenciadas
Como falamos acima, na Black Friday, a margem de lucro é sustentada pelo aumento no volume de vendas, mesmo com descontos mais atrativos. No mercado de afiliados, sabemos que a peça fundamental de toda essa estrutura é, justamente, os afiliados.
Trabalhando incansavelmente para levar os seus produtos ao maior número de pessoas, você não pode deixá-los de fora em uma data tão importante como a Black Friday.
Sendo assim, ofereça comissões diferenciadas e atrativas para os seus afiliados. Dessa forma, eles se sentem mais valorizados e incentivados a se dedicar ainda mais para bater a meta de vendas durante esse evento.
Prepare a sua logística
Se você trabalha com produtos físicos, é importante ficar atento a toda a sua estrutura de logística para garantir que os consumidores recebam os seus pedidos dentro do prazo.
Além disso, você deve observar se você tem a capacidade e o estoque para absorver o maior volume de vendas que ocorre em uma data no final do mês.
Converse antecipadamente com os seus fornecedores e garanta uma “gordura” de estoque para que não ocorra nenhum imprevisto.
Prepare-se também para atender os prazos de entrega informados em sua página de vendas, uma vez que a satisfação do consumidor deve vir sempre em primeiro lugar.
Se você trabalha com algum parceiro de entregas, verifique como ele está se preparando para atuar durante a Black Friday e garanta que ele conseguirá atender à demanda de entregas.
Já se você trabalha com os Correios, reveja a necessidade de mais pessoas para te ajudar durante o processo de embalo e envio.
Prepare a sua Página de Vendas para receber mais acessos
A Página de Vendas é a porta de entrada para todo consumidor que é impactado pelos seus anúncios.
Imagine se, durante o dia com os maiores descontos do ano, o consumidor clica no seu anúncio mas a página de vendas demora a carregar ou esteja fora do ar? Isso pode se transformar em um pesadelo.
Portanto, converse com os responsáveis pela sua hospedagem e esteja preparado para um aumento repentino no número de acessos simultâneos em sua página de vendas.
Na Black Friday, com milhões de ofertas pipocando na frente do consumidor, alguns segundos podem ser cruciais para ele desistir de comprar de você e optar pelo seu concorrente.
Ofereça materiais de divulgação para os seus afiliados
Ninguém conhece melhor um produto do que o seu próprio criador, certo?
E, como produtor, você será o responsável pela precificação e descontos e, principalmente, pela estratégia de vendas que será adotada na Black Friday.
Portanto, será essencial ajudar os seus afiliados a ter sucesso nessa jornada. Ofereça materiais de divulgação para os seus afiliados, templates de copies e headlines, de criativos para anúncios e até mesmo scripts de vendas, caso seja necessário.
Para que os afiliados atinjam todo o potencial de vendas na Black Friday, é essencial que os produtores trabalhem em sintonia oferecendo todas as ferramentas necessárias para alavancar as vendas.
Fique de olho no atendimento
Se em uma situação normal o atendimento prestado por produtores deve ser de excelência, durante a Black Friday ele deve ser ainda superior. Isso porque, normalmente, o volume de chamadas de suporte e atendimento costumam ser maiores.
Afinal, se o consumidor esperou o ano todo para realizar a compra de um produto tão sonhado, é natural que ele procure saber todas as informações possíveis antes de finalizar a transação.
Sendo assim, prepare o seu time de atendimento e suporte para um aumento esperado no volume de chamados. Esclareça as dúvidas dos seus clientes antes, durante e após a venda, garantindo a satisfação e, ainda mais importante, fidelizando-o para compras futuras.
Se você quer ter uma Black Friday de sucesso, um dos passos mais importantes é ativar a campanha Black Week na plataforma e configurar os seus produtos.
Além disso, acompanhe os nossos materiais especiais que vão te ajudar a bater recorde de vendas na Black Friday 2021.
Boas vendas!