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Pagamento recorrente vs pagamento único? Produtores e afiliados sempre se perguntam qual é o melhor deles para se trabalhar. De fato, cada um tem suas características, prós e contras.

Nesse post vamos analisar as principais vantagens e desvantagens de produtos de pagamento recorrente e fixo e qual deles é melhor para você começar a atuar no mercado.

Pagamento recorrente

pagamento recorrente

Conceito

Muitas pessoas confundem o que vem a ser pagamento recorrente.

De uma forma bem simples, podemos dizer que esta forma de pagamento é aquela que ocorre por um determinado período de tempo e se refere a aquisição de um serviço que pode ser interrompido.

Ainda ficou um pouco complicado de entender né? Por isso vou citar um exemplo para que fique bem claro.

Vamos supor que você se matricule em um curso de violão. Todo mês você irá pagar pelas aulas. Entretanto, você pode interromper este serviço quando bem entender.

Outros exemplos de pagamento recorrente bem comuns: Netflix e Spotify. Te oferecem determinado serviço e cobram recorrentemente para que você tenha acesso a ele.

Agora vamos analisar um pouco mais sobre esta modalidade de pagamento.

Prós

Previsibilidade de receita

Se você possui 300 alunos matriculados em um curso que você ministra, e cada um investe 100 reais por mês, logo você sabe que poderá contar com R$ 30.000 no próximo mês.

Isto, é claro, se novos alunos não se matricularem ou abandonarem o curso. Mas, mesmo que isso aconteça, a sua rentabilidade sempre estará nesta faixa, ou seja, há como prever uma média de receita.

Valores mais acessíveis

Na cobrança recorrente, quase sempre os valores são mais acessíveis.

Vamos pensar novamente no curso de violão. Se você o vende na íntegra e com pagamento único, o preço será mais caro. Porém, se você divide em módulos, as mensalidades podem ser bem mais em conta.

Possibilidade de inovar

Suponhamos que você possua uma loja que comercialize vinhos.

Você pode criar um clube do vinho em que os assinantes pagam determinada quantia por mês e recebem em casa os vinhos que mais se aproximam do seu paladar.

Para saber quais seriam estes vinhos, você pode criar um formulário com o tipo de vinho que ele prefere, a espécie de uva etc.

Fidelização

Ao optar por esta modalidade de pagamento, você tem sempre que produzir algo novo.

Ninguém assina a Netflix para ver os mesmos filmes de sempre. Ela frequentemente adiciona novos títulos ao seu catálogo, por isso seu índice de fidelização é tão alto.

Portanto, é mais fácil idealizar desde que você sempre renove.

Controle da demanda

Quando você possui produtos recorrentes, você sabe exatamente quantos exemplares terão que ser produzidos naquele mês.

Suponhamos que você venda assinaturas de revistas. Se você tem 1.000 assinantes, logo terá que produzir mil exemplares. Isto evita o armazenamento de mercadoria em estoque e a consequente perda de receita.

Contras

Tempo

Esta modalidade de pagamento exige que se faça inovações constantemente.

Seja fornecendo benefícios além da prestação do serviço ou dando condições especiais aos clientes. E isso demanda tempo.

Não há como seu negócio sobreviver nesta modalidade simplesmente cobrando e ofertando o que foi pago.

Atendimento ao cliente

Qualquer que seja o serviço ou produto que você comercializa, o cliente precisa ser bem atendido. No entanto, se você trabalha com pagamento recorrente, a sua preocupação com o pós vendas deve ser bem maior.

E quando falamos bem maior, nos referimos que ele deva ter excelência.

Um cliente não permanece pagando por algo todo mês se ele for ignorado. A primeira atitude que ele irá tomar, caso isto ocorra, é deixar de ser seu cliente. Afinal, nada mais justo que se não me ouvem, eu não pago.

Sendo assim, se você optar pelo recorrente, saiba que você terá de ouvir seus clientes.

Percepção maior de mercado

Todo empreendedor tem que entender o mercado que ele atua e suas tendências. Porém, quando o pagamento é recorrente, esta preocupação é muito mais latente.

Se você não entende o nicho que atua e o que ele pode oferecer como inovação para sair na frente dos concorrentes, acredite: eles saberão. E isso acabará por gerar uma debandada de clientes para os seus concorrentes.

Pagamento único

Conceito

Esta modalidade é a mais fácil de se conceituar: pagamento único é toda relação de consumo na qual só se paga uma vez por um produto ou serviço.

Alguns exemplos seriam adquirir uma calça, uma blusa, um notebook etc.

A maioria das transações comerciais são de pagamento único. E apesar dela dominar o mercado, não significa necessariamente que seja a melhor forma.

Vamos nos aprofundar mais um pouco em suas vantagens e desvantagens.

Prós

Ticket médio mais alto

Suponhamos que você comercialize blu-ray de filmes, e que um título seu custe em média R$ 39.90. Este é, em média, o valor mensal de um serviço de streaming como a Netflix. Portanto, o que ela lucraria fornecendo serviços por um mês, você ganhou somente em uma venda.

Roi mais elevado

Como você lucra mais por transação, obviamente o seu retorno sobre o investimento também será maior.

Tempo

É mais fácil administrar um negócio que funcione nos moldes desta modalidade de pagamento.

Claro que o relacionamento com o cliente deve ser um dos pilares do seu negócio, se não o principal. No entanto, quando a venda é única, o relacionamento não se torna tão estreito quanto se ela fosse recorrente. E relacionamento demanda tempo.

Outro fator que influencia diretamente no tempo é a inovação.

Produtos de pagamento único como a Coca Cola, são sucessos de mercado justamente por não inovar. Claro que sazonalmente ela oferece outros sabores, outros tipos de publicidade.

Mas o segredo do sucesso da Coca Cola está justamente em não alterar a sua fórmula.

Geração de valor

Como o pagamento é único, não é necessário que se invista constantemente em geração de valor para o seu produto.

Mas isso não significa que você deve deixar o seu produto sempre como ele está. Ele pode, e em alguns casos até deve, se reformular. Mas não é tão necessário quanto no pagamento recorrente.

Contras:

Receita flutuante

Quando você vende neste tipo de pagamento, não tem como mensurar o faturamento de uma maneira assertiva. Claro que você pode fazer projeções de quanto irá vender, mas não há garantias.

Menor fidelidade

A menos que você comercialize produtos que são referências de mercado como iPhone, Ferrari, Harley Davidson, é muito mais difícil fidelizar os clientes no pagamento único.

Na maioria dos casos, o cliente consome o que deseja e não se lembra sequer onde comprou.

Claro que isto ocorre mais por erro das empresas do que por desleixo do cliente. Mas, o fato é que devido ao relacionamento não ser tão estreito no pagamento único, acaba por ser mais difícil fidelizar o cliente.

Valores mais elevados

Como o pagamento não é recorrente, a maioria do que é comercializado na modalidade de pagamento único possui valores mais elevados do que se fossem recorrentes.

Isto ocorre pois não há como mensurar exatamente a sua receita. Sendo assim, os valores dos produtos e serviços acabam por ser mais elevados.

Conclusão

Tanto o pagamento recorrente quanto o pagamento único podem ser vantajosos. Como vimos, cada um tem suas vantagens e também as suas desvantagens.

O que geralmente decide a forma de pagamento é o produto ou serviço que você comercializa.

No entanto, existem casos em que é possível trabalhar com os dois simultaneamente. A Wine é um exemplo que isso é possível.

Trata-se de uma loja que comercializa vinhos pela internet. Ou seja: pagamento único.

Porém ela também possui um clube do vinho no qual o cliente paga um valor mensal e recebe seus vinhos favoritos, com um preço melhor, na sua casa. Ou seja: pagamento recorrente.

Quer entender um pouco mais?

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