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O mercado digital recebe, todos os dias, um grande número de pessoas que pretendem obter renda vendendo pela web.

Porém, para que você de fato consiga isso, é necessário saber como conquistar autoridade no seu nicho e ser um diferencial.

Vamos dividir este post em duas partes: Na primeira vamos explicar o que é nicho. E, então, na segunda parte vamos dar dicas preciosas de como conquistar autoridade no seu nicho.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado, nada mais é do que uma parcela de um grande grupo de consumidores, que é pouco ou nada atendida.

Vamos pensar no mercado de cosméticos, por exemplo. É um mercado, que mesmo com a crise, se mantém estável. Além disso, pesquisas ainda preveem crescimento para 2019.

Sendo assim, as grandes corporações estão de olho neste mercado. Ele é amplamente explorado e a cada dia que passa, novos produtos são lançados.

Porém, podemos perceber que o mercado de cosméticos é amplo. Há muitos produtos para uma grande diversidade de necessidades.

No entanto, você já pensou que pode haver pessoas que não são atendidas por este mercado?

Pode parecer impossível, mas há. A intensa difusão de informações, acaba por tornar o consumidor mais exigente e fiel aos seus gostos.

Por isso, dentro desse mercado, pode haver pessoas que procurem produtos feitos com matérias primas somente de origem vegetal e de cosméticos que não sejam testados em animais.

Obviamente, estas pessoas representam uma parcela bem pequena dos consumidores de cosméticos. Entretanto, ela não está sendo atendida pelo mercado.

A essa parcela não atendida que damos o nome de Nicho de Mercado.

Por que investir em um Nicho de Mercado?

Agora que você já entendeu o que é Nicho de Mercado, vem a inevitável pergunta: por que investir em um nicho se eu já sei que se trata de uma pequena parcela de consumidores?

A resposta está na própria pergunta: ela é uma pequena parcela do mercado. Porém, as grandes empresas não fazem questão de atendê-la.

Sendo assim, investindo nesse nicho, você terá bem menos, ou nenhum concorrente.

Obviamente o seu número de vendas será menor. No entanto, a sua margem de lucro será bem maior.

Você perde na quantidade de vendas, mas certamente ganha mais no valor unitário de cada venda.

Pense comigo: é melhor você vender 500 canetas por 1 real cada, ou 100 canetas por 10 reais cada? Essa é uma das grandes vantagens de detectar e atender um nicho: a alta lucratividade.

Como conquistar autoridade no meu Nicho e me destacar?

Agora que você já sabe o porque de investir nos Nichos, chegou a hora de entender como conquistar autoridade no seu nicho e ter um diferencial no seu negócio.

#Dica 1: Produza conteúdo consistente

Como já sabemos, o nicho é uma pequena parcela de um mercado que é pouco ou quase nada atendida por ele. Sendo assim, fica claro que essas pessoas têm necessidades específicas, tão específicas que o grande mercado não conseguiu atendê-las.

Portanto, pessoas diferentes, exigem linguagens diferentes.

Se você já sabe que a demanda dela é específica, não adianta você produzir conteúdo generalista.

Fale a linguagem que aquele cliente gostaria de ouvir.

#Dica 2: Pesquise muito

Para entender como seu nicho se comunica e quais suas reais dores, é necessário bastante pesquisa. Sendo assim, entre em grupos de Facebook pertinentes, leia textos de blogs, revistas direcionadas e etc.

Além de te ajudar a entender melhor a necessidade do seu nicho, a pesquisa também fará com que você direcione melhor seus anúncios.

#Dica 3: Conheça os seus concorrentes

Um Nicho não necessariamente significa que ela ainda não tenha sido descoberto.

Entretanto, embora a concorrência seja menor e, em alguns casos, até inexistente, é preciso que você pesquise e conheça seus concorrentes, se houver. Assim, veja como seu concorrente direciona seus anúncios.

O tipo de oferta que eles estão utilizando para aumentar suas conversões. A forma como se comunicam com o público.

Conhecer seu “inimigo” é o primeiro passo para quem quer vencer uma “guerra”.

#Dica 4: Utilize ferramentas adequadas

E para conhecer o seu inimigo, existem ferramentas para lhe auxiliar.

É o caso da Google Alerts, PowerAdspy , SemRush , e etc.

Estas ferramentas são poderosíssimas aliadas para otimizar sua estratégia de marketing.

Dê uma pesquisada sobre as suas funcionalidades e use abuse delas em suas estratégias.

Nos próximos dias faremos um posts sobre as ferramentas indispensáveis no Marketing Digital.

Fique de olho em nosso blog e não perca estas dicas tão importantes.

#Dica 5 : Crie uma identidade visual adequada

A identidade visual é uma arma poderosíssima quando se fala de vendas no mercado digital. E assim como o conteúdo, ela é uma forma de linguagem que aproxima ou afasta você do seu nicho.

Se o nicho que você identificou é, por exemplo, o que já citamos:  produtos feitos com matérias primas somente de origem vegetal e de cosméticos que não sejam testados em animais, perceba que nesse caso a sua identidade visual tem que estar voltada para tonalidades como o verde, o azul, o violeta.

A necessidade do seu público está diretamente ligada ao uso de matérias primas renováveis e de origem não animal.

Portanto, criar uma identidade visual com tons de vermelho, pode remeter inconscientemente seu nicho ao sacrifício de animais, sangue, e etc.

Por isso, sempre invista em uma identidade visual adequada aos seus anseios.

#Dica 6: Faça o que gosta de fazer

Para conquistar autoridade em seu nicho, é necessário que você tenha conhecimento sobre ele.

Se você conseguiu identificar um nicho que esteja dentro do que você gosta de fazer, facilita muito o seu trabalho e faz com que ele seja mais eficiente.

Entretanto, isto não é uma regra. Você pode não entender nada do nicho que pretende atuar. Porém, o caminho do sucesso será mais longo, pois demandará muita pesquisa.

Cauda Longa

Agora que você já sabe que como conquistar o seu nicho, que tal identificar um e começar a lucrar alto com ele?

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