O que é taxa de conversão?
Taxa de conversão é medida basicamente de acordo com a decisão que um cliente toma em relação a sua marca. Ou seja, quando ocorre uma compra.
Esta, é uma das métricas mais importantes do Marketing Digital. Isso porque é ela que mede o quanto da sua audiência realmente converte. Assim, gerando resultados para o seu negócio.
Dessa forma, é praticamente impossível uma estratégia ser eficiente se essa métrica não for acompanhada de perto. Portanto, para que você entenda um pouco melhor, vamos dar alguns exemplos de conversão:
● O número de pessoas que preenchem um formulário.
● Quantos se inscreveram para receber sua newsletter
● Quantidade de pessoas que assistiram determinado vídeo seu feed/portal.
● Número de seguidores que determinada página conseguiu captar.
● Número de vendas de um determinado produto.
Os exemplos acima, servem apenas para que você tenha uma noção de como a taxa de conversão pode ser utilizada. Na verdade, ela possui uma inúmera gama de formas de utilização.
Qual a importância de utilizar e acompanhar as taxas de conversão
Como dissemos anteriormente, a taxa de conversão é uma das principais métricas do Marketing Digital. Muitas promessas podem parecer fantasiosas num primeiro momento. Imagine que você está navegando na internet e aparece o seguinte anúncio: Lucre o dobro, com a metade do seu investimento.
Realmente é difícil de acreditar. Mas não é impossível de acontecer. Assim, uma das formas de se conseguir melhores resultados com o mesmo investimento, é acompanhando as suas taxas de conversão.
Entretanto, uma estratégia de marketing que não converte muito, pode ocorrer por diversos fatores. Porém, o mais provável entre eles é que você ainda não tenha uma persona adequada para o seu objetivo de conversão.
Imagine que você trabalhe com um produto que proporciona o clareamento dentário. Se você está divulgando ele em canais que atingem uma faixa etária entre 17 e 25 anos, você até poderá conseguir converter. Porém, o público que geralmente procura o clareamento dentário está na faixa etária entre 30 e 50 anos.
Logo, no caso em questão, se você utilizar a persona adequada, você pode sim conseguir dobrar seu lucro com a metade dos seus investimentos. Vale também lembrar que é a taxa de conversão que irá determinar o seu ROI, que nada mais é do que o retorno sobre o investimento.
Como se deve calcular a taxa de conversão
Geralmente quem tem o Marketing como profissão possui naturalmente uma certa aptidão com os cálculos. Porém, se este não for o seu caso, pode respirar tranquilo. Pois a fórmula utilizada para se calcular a taxa de conversão é tão simples que você irá até se assustar.
Suponhamos que você tenha uma Landing Page com os seguintes números:
● 100.000 visitas mensais.
● 2.000 conversões.
Para obter a taxa de conversão, basta que você divida o número de visitas pelo número de conversões.
Neste caso, a sua taxa de conversão seria de 2%. Isto porque 100.000/2.000 = 2.
Como você pode perceber, se trata de uma conta de porcentagem simples.
O que posso fazer para aumentar a minha taxa de conversão
Aprender a calcular sua taxa de conversão foi algo relativamente fácil, não é mesmo?
Porém saber calculá-la só te dará os índices que você busca. Ou seja, saber a sua taxa de conversão não fará com que ela aumente. Para que isto ocorra, há inúmeras estratégias que podem ser adotadas.
Vamos citar 3 que são muito utilizadas:
1 – Faça testes A/B
Os testes A/B têm como objetivo comparar variáveis comumente usadas no Marketing Digital. No entanto, vale a pena ressaltar que estes testes são diferentes de testes multivariados.
O teste A/B, coleta informações de apenas uma variável por vez. Assim, o objetivo é que você determine qual dois elementos testados é o melhor, baseando-se nos resultados.
Já os testes multivariados, como o próprio nome diz, modifica mais de uma variável em uma só vez.
Mas, para que você entenda detalhadamente com funciona o comportamento do seu cliente, o teste A/B é o ideal. Por exemplo, você pode testar duas Landing Pages com um CTA diferente e ver qual delas mais converte.
Para entender mais como funciona os testes A/B, sugiro que você leia a matéria completa em nosso Blog.
2 – Crie a Persona Ideal para o seu produto.
Saber pra quem você oferta determinada ação de marketing é mais importante do que alcançar um número astronômico de pessoas. É muito melhor você alcançar 10.000 pessoas e converter 200, do que atingir 100.000 pessoas e converter 100.
Partindo dessa lógica, é fundamental que você saiba o perfil das pessoas que você pretende atingir. Para conseguir, crie a persona ideal para a sua ação de marketing. Mas você não sabe o que é persona e nem como criar a ideal?
Não precisa se preocupar, temos um post completo que te ensina a fazer isto.
3 – Atribua valor a ação da persona.
Todo mundo quer que a persona tome determinada ação que gere valor a sua marca. Afinal, esta é a base da taxa de conversão: quanto mais pessoas fizerem isso, maior será a sua taxa de conversão.
Mas é indispensável que entendamos que todos nós temos um pensamento em comum quando somos convocados a tomar determinada ação: o porquê.
Por que eu devo assinar esta newsletter? Por que eu devo preencher este formulário? Por que eu devo comprar este produto?
Analisando por este panorama, fica óbvio que devemos ter uma linguagem clara para que a pessoa entenda o valor que a ação, que queremos que ela tome, vá gerar para ela.
Ninguém vai fazer algo simplesmente porque você quer. Por melhor que seja sua estratégia de Marketing. Deixe bem claro o que a ação irá trazer de benefício para a sua persona.
Vamos exemplificar o que você pode fazer para atribuir valor à sua ação:
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