Pular para o conteúdo
Análise de gráficos

O que é ROI?

Todo empreendedor precisa ter um pensamento: qual é o retorno que eu estou tendo sobre o meu investimento? No entanto, para isso, é necessário que você saiba o que é ROI e como calculá-lo.

Essa sigla corresponde a expressão inglesa Return Over InvestmentQue significa nada mais, nada menos, do que “retorno sobre o investimento”.

Por isso, é uma métrica importantíssima para qualquer empresa. Através dela que você pode metrificar se está trilhando o caminho certo, ou se precisa fazer alguns ajustes.

No entanto, algumas empresas, talvez por falta de planejamento, não estão tão atentas a este indicativo.

Porém, mais importante do que saber o que é o ROI, é entender como calculá-lo.

E, certamente, é uma das métricas mais fáceis de se calcular. No entanto, vamos te ensinar como fazer!

Como calcular?

Para calcular o retorno sobre o investimento da sua ação de marketing, basta utilizar a seguinte fórmula abaixo:

Imagem demonstrando o cálculo do ROIPorém, vale lembrar que este cálculo pode ser utilizado, sendo para uma ação específica ou para o negócio em geral. Para saber calcular qual é o seu retorno, é necessário que antes você tenha em mente o que precisa metrificar.

Vamos entender um pouco mais sobre a fórmula antes de fazer o cálculo em si!

O que é receita?

Receita é tudo o que a sua empresa consegue arrecadar por meio de suas vendas.

Por isso, é importante que, antes de calculá-la, você definir se precisa desses dados referentes a uma campanha em específico, ou de um investimento que abrange várias áreas.

O que são custos?

Custos são os investimentos necessários para realizar uma determinada ação de marketing. Assim como a receita, os custos também são variáveis.

O custo para se adquirir tráfego pago é diferente do utilizado para se conseguir views no youtube, por exemplo. E o investimento em uma ferramenta ou um funcionário também são diferentes. Por isso, é importante, mais uma vez, saber exatamente sobre qual área você quer calcular.

Calculando o ROI na prática!

Suponhamos que você tenha gastado R$1.000 para adquirir tráfego. O retorno gerado por este custo foi de R$50.000.

Sendo assim:

(50.000 – 1.000) / 1.000 x 100  = 4.900

Isto significa que para cada R$ 1,00 que você investiu, você obteve R$490,00 de retorno. O ROI é a taxa de retorno do seu investimento. Porém muitos confundem esta taxa com Lucro. Mas não é bem assim.

ROI # Lucro

O ROI, como já dizemos, é o retorno sobre o investimento. Porém, ele não significa o lucroHá de se pensar que o seu investimento tem outros custos.

Se você está calculando o retorno por investimento de vendas de um determinado produto, por exemplo, há de incidir sobre ele impostos, custos com funcionários e etc. Portanto, este cálculo é diferente do lucro.

Tempo de Investimento

Relembrando: o ROI calcula somente o retorno sobre o investimento, mas não o tempo que se levou para se obter este retorno.

Sendo assim, isso significa que você pode ter um ROI de 1% e isso ser maravilhoso, como também pode ser uma catástrofe.O que vai definir é o tempo que você demandou para obter este retorno.

1% de ROI, em uma ação que mede o retorno diário, provavelmente é um ótimo resultado, já para um resultado de um investimento de um ano, pode ser bem ruim.

 

Artigos relacionados