Um grande diferencial das empresas e pessoas que vendem pela internet são os conteúdos! Não basta apenas escrever, é necessário apresentar a informação de forma clara e compreensível, deve ensinar, e, principalmente, gerar valor para o leitor!
Por isso, para te ajudar a impulsionar a sua produção de conteúdo, separamos 8 ferramentas gratuitas que vão te ajudar e muito nesse processo!
Continue a leitura, pois essas ferramentas vão mudar a sua forma de produzir conteúdos!
Vamos lá?
Confira 5 ferramentas para te ajudar no processo de pesquisa dos conteúdos
Na produção de conteúdo, uma etapa importante é a da pesquisa, onde você busca por assuntos e palavras-chave que tenham relação com o tema do seu conteúdo.
Uma pesquisa quando bem executada, possibilita que o seu conteúdo seja ainda mais rico e entregue valor a sua persona. Por isso, separamos algumas ferramentas que vão te ajudar no processo de pesquisa antes de iniciar a escrita dos conteúdos. Veja!
Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que mostra os termos mais buscados. Com ele você pode acompanhar a evolução do número de buscas por determinado termo, onde as pessoas mais pesquisam, assuntos relacionados e muito mais!
Para isso, basta inserir um termo e, em seguida, você terá acesso às tendências relacionadas ao que você buscou. Assim, você terá várias ideias para iniciar a produção dos conteúdos.
Google Alerts
O Google Alerts permite monitorar assuntos ou termos definidos por você. Ou seja, você define um termo para se informar de novos conteúdos sobre ele e, assim, essa ferramenta te atualiza sobre tudo o que for publicado.
Além disso, você pode definir o termo ou palavra-chave que quer acompanhar e também escolher o período que quer receber os alertas, a localização de onde foi publicado, as fontes e muito mais!
Google Webmaster
O Google Webmaster é uma ferramenta voltada para a produção de conteúdos de blog.
Essa é uma ferramenta também oferecida pela Google, que disponibiliza informações importantes sobre o SEO dos seus artigos do blog que estão bem ranqueados no buscador. Ela mostra as páginas mais acessadas, como está o rastreamento das suas páginas, as palavras-chave que estão gerando mais cliques e muito mais.
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta de busca por palavras-chave. Com ele você consegue identificar a tendência de interesse das pessoas por determinado assunto.
Por exemplo, se você pesquisar por “marketing digital” ele irá mostrar um complemento do que as pessoas buscam em relação a esse termo.
Facebook Audience Insigths
Como o próprio nome diz, essa ferramenta vai trazer ideias sobre a sua audiência.
O Facebook usa dados nativos para passar informações da audiência. Por exemplo, as páginas que seguem, os conteúdos que curtem e compartilham, os tipos de anúncio que clicam e muito mais!
Com isso, essa ferramenta fornece informações a você sobre a sua audiência. Assim, além de identificar se o conteúdo está sendo efetivo para o público, você pode comparar a sua audiência, planejar campanhas e criar anúncios.
3 ferramentas para colocar a mão na massa
Agora que você já fez o seu processo de pesquisa e sabe tudo o que vai abordar no conteúdo, é hora de colocar a mão na massa!
Separamos mais 3 ferramentas que você pode usar como aliadas enquanto produz os conteúdos. Confira:
Dicionário de sinônimos
Essa é uma ferramenta online e gratuita que te ajuda a identificar sinônimos das palavras. Assim, você evita repetições no texto, tornando-o mais rico e atrativo para o leitor.
Canva
O Canva é um aplicativo para a criação de conteúdos audiovisuais, disponível em computadores e celulares.
Ele oferece vários templates prontos, bastando apenas inserir o texto. Ou se preferir, você pode criar o conteúdo audiovisual do zero.
Além disso, essa ferramenta permite criar as artes de acordo com o tamanho de cada rede social.
Headline Analyzer
Essa ferramenta tem o objetivo de analisar a qualidade do seu título, dando sugestões do que pode ser melhorado.
E lembre-se: o título tem um fator importante, principalmente nos conteúdos do blog, para que ele fique bem ranqueado nos buscadores.
Quais são os principais tipos de conteúdo?
Existem vários formatos de conteúdos e vamos citar os principais que podem te ajudar no mercado de afiliados. São eles:
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Blog:
Os conteúdos do blog podem ser desde conteúdos básicos até os mais avançados. Mas, para isso, você precisa conhecer o seu público e identificar em qual etapa do funil ele se encontra.
Assim, você consegue elaborar seus conteúdos de acordo com o seu público.
Além disso, é importante ressaltar que os seus conteúdos de blog precisam conter os termos corretos para ficar bem ranqueado nos mecanismos de busca.
-
Redes sociais:
Nas redes sociais você pode abusar de todas as possibilidades de conteúdos, como por exemplo usar uma linguagem informal com emojis e até gifs.
Normalmente, não são conteúdos extensos, até mesmo devido ao número de caracteres que cada rede possui. Sendo assim, você precisa ser objetivo para passar todas as informações que precisa em poucas palavras.
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E- books:
No mercado de afiliados, o e-book é uma ótima forma de atrair novos clientes, levando conhecimento e criando autoridade no nicho que atua.
Diferente da produção de conteúdo de redes sociais e blog, nele você precisa se aprofundar no assunto, dando riqueza nos detalhes.
O e-book não necessariamente precisa ser apenas textos. Você pode usar imagens e hiperlinks que vão complementar o conteúdo, envolvendo ainda mais o leitor.
Dicas para sua produção de conteúdo
Confira 2 dicas básicas que vão te ajudar a construir seus conteúdos:
Conheça a sua persona
Quando você tem uma persona ideal, sabe quais os gostos da sua audiência, as redes sociais que mais acessa, os tipos de conteúdo que ela gosta de acompanhar, dentre outras informações que são possíveis extrair através da definição da persona.
Assim, você consegue produzir os seus conteúdos de forma direcionada a sua audiência.
Crie o seu funil de vendas
Entenda o seu funil de vendas para identificar o estágio da jornada que o cliente está. Assim, você consegue direcionar os conteúdos de acordo com cada etapa, gerando valor e interesse pelo que seu conteúdo e pelo que vende.
Nesse funil, você conta com quatro etapas, que são elas:
- Aprendizado e descoberta: o usuário ainda não sabe que tem um problema, mas através do seu conteúdo ele passa a identificar.
- Reconhecimento do problema: quando o usuário já percebe que tem um problema e quer solucioná-lo.
- Consideração da solução: quando o seu usuário começa a perceber que o seu produto ou conteúdo é a solução que ele precisa.
- Decisão de compra: quando o usuário já está decidido a comprar o produto.
Dessa forma, você pode construir os conteúdos de acordo com cada etapa do funil de vendas.
Conclusão
Viu como é possível melhorar ainda mais a sua produção de conteúdo? Agora é utilizar essas ferramentas como sua aliada e ter sucesso nos conteúdos!
Se você também tem alguma dica de ferramenta que pode ajudar outras pessoas, deixe aqui nos comentários!