A psicologia do consumo é o estudo sobre como se dá o comportamento do ser humano nas relações comerciais.
Não é de hoje que o estudo do comportamento e do cérebro humano têm sido usado pelo marketing para a melhoria dos resultados.
Por isso já abordamos neste blog a psicologia das cores, o neuromarketing e o comportamento do consumidor.
Portanto, se você quiser realmente se aprofundar na psique humana e na sua relação com consumo, leia os nossos artigos citados acima.
Neste, em específico, vamos abordar a psicologia do consumo de maneira geral e como esse estudo pode ajudar a melhorar os seus resultados.
Como a psicologia do consumo pode te ajudar
Todos os dias tomamos decisões que sequer passam pelo nosso raciocínio. Elas são tomadas de forma automática, na medida em que sabemos que ela é necessária.
Quando você acorda de manhã, já sabe que algumas ações terão que ser realizadas. Ir a academia, levar o filho na escola e fazer compras, por exemplo.
Estas ações já estão definidas na sua mente. Entretanto, é necessário micro ações para que elas sejam concluídas.
Para ir a academia você tem que calçar um tênis. Para levar o filho na escola você tem que abrir a porta do carro e entrar. Para fazer compras você precisa ir ao supermercado.
Nenhuma dessas micro-ações passam pelo seu processo cognitivo, já que seu cérebro entende que, obrigatoriamente, elas precisam ser executadas.
E é dessa forma que o estudo da psicologia do consumo atua: ela faz com que seu cérebro execute micro-ações sem passar pelo processo cognitivo, fazendo com que você tome uma ação esperada de forma automática.
Algumas práticas da psicologia do consumo
Agora chegou a hora de trazermos isto para o lado prático.
Sendo assim, agora vamos dar exemplos de como a psicologia pode, de fato, aumentar as suas vendas.
Humanize a relação de consumo
O mundo anda bastante robotizado. Vivemos a era da tecnologia. As linhas de produção das grandes empresas e indústrias têm grande parte da sua força produtora realizada por robôs.
As pessoas, principalmente em tempos assim, andam carentes de contato humano, de afeto.
Por isso, pense sempre em mostrar o lado humano do seu produto ou serviço.
Mostre que pessoas estão empenhadas para ofertar o melhor produto para o seu cliente.
O Outback aposta muito nisso. Dê uma olhada no vídeo abaixo.
Você irá perceber que o Outback vende momentos felizes, que são produzidos com muito esforço por pessoas sonhadoras.
Conte Histórias
Uma história bem contada é melhor do que um bom desconto.
Todo mundo se identifica com um relato que contenha a emoção que um produto pode despertar em uma pessoa. No marketing, chamamos isso de Storytelling
Pense que o que você comercializa irá impactar a vida das pessoas de alguma maneira.
Então, aproveite para contar as histórias de pessoas que foram impactadas pelo que você vende. Melhor do que ver alguém satisfeito, é saber que você também pode estar satisfeito.
A Volkswagen fez um comercial de despedida da Kombi. É um relato dos momentos históricos que aquele veículo viveu e proporcionou.
A narrativa se dá em primeira pessoa, ou seja, como se fosse a própria Kombi agradecendo, relembrando e se despedindo.
Você deve estar pensando: tá, mas qual o sentido de um comercial de um produto que não será mais fabricado?
Aí é que está o segredo. Quem assistir a esta propaganda, não poderá mais adquirir uma Kombi nova.
Em contrapartida, o nome da marca se consolida como uma empresa que fez história com determinado produto.
As pessoas acabam por se identificar e inconscientemente adquirem produtos de quem fez uma história de sucesso.
Validação social
Todas as pessoas querem ser validadas de alguma forma. A validação social é a mais comum delas.
Ela trata daquela pessoa que quer ser aceito entre os mais populares da escola. O tímido que gostaria de ser chamado para as festas. E diversos outros exemplos.
Validar socialmente o seu cliente é colocá-lo onde ele sempre sonhou estar.
A Pantene, marca de propriedade da Procter e Gamble, criou um comercial que foi eleito um dos mais bonitos da história.
Vou até evitar dar o spoiler, mas é um dos melhores exemplos de validação social utilizada na psicologia do consumo.
Venda superação
Todo mundo passa por situações difíceis em suas vidas. O que uma marca de sucesso faz é dizer para aquela pessoa que sabe pelo que ela está passando e entende suas dificuldades.
E, acima de tudo, que estará junto dela nesses momentos.
Trabalhe situações a que todos estão sujeitos ou que pelo menos seja comum conhecerem casos parecidos.
Veja este comercial do Boticário. Ele fala sobre um casal recém separado e que tem um filho. A criança, do seu jeito inocente, tenta reaproximar os pais.
Quantas pessoas não passam por isto na vida? O diferencial é o recado: A Boticário está com você e pode te ajudar neste momento.
Certamente um comercial emocionante, capaz de fixar o nome da marca no coração das pessoas.
Ofereça bons momentos
A demanda por momentos agradáveis é inesgotável. Todo mundo procura por isso.
Saiba qual a dor do seu cliente e trabalhe em cima dela. Venda para ele os bons momentos que seu produto ou serviço irá proporcionar.
A Coca Cola é uma empresa consolidada mundialmente, além de ter um dos produtos mais vendidos no mundo.
Há anos ela vem apostando em vender bons momentos aos seus clientes.
E os números dizem que ela acertou.
Conclusão
A psicologia há muito tempo se tornou uma grande parceira do marketing.
Os comerciais inseridos nesta matéria são a prova disso. Tudo é feito de uma maneira tão delicada que a grande maioria dos consumidores são incapazes de perceber.
Porém, não há como discutir que a aplicação desta técnica dá resultados. E resultados impressionantes em alguns casos.
Antecipar a tomada de decisão do consumidor dizendo para ele que aquilo deve ser feito é o que a psicologia do consumo faz.
E como vimos no começo deste post: nós sabemos que temos que fazer determinadas coisas. No entanto, existem micro decisões que são tomadas sem que sequer notemos.
E é nesta lacuna existente entre o que precisa ser feito e o como deve ser feito que a psicologia do consumo atua.
E você? Já havia percebido esta estratégia?
Conte para nós nos comentários.