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Cauda Longa ou Long Tail é uma teoria criada por Cris Anderson. Esta teoria se baseia no fato de que pequenas ações podem gerar grandes resultados nas empresas.

Em seu livro  A Cauda Longa ele explica que investir em diversos produtos com pouco volume de vendas, gera receita equivalente a investir em produtos com alta demanda.

Mas em que isso pode ajudar no meu negócio? É o que vamos ver nesse post.

Chris Anderson e o seu livro Cauda Longa

Aplicação da Cauda Longa no Marketing Digital

O que todo investidor almeja quando investe em algo? Claro que é o retorno sobre o investimento. Que no Marketing Digital chamamos de ROI.

Entretanto, quando você investe em um mercado já saturado, a suas chances de obter retorno sobre este investimento diminuem significativamente. Isto ocorre por que muitas pessoas ou empresas já estão consolidadas naquele mercado.

O Google funciona da mesma forma. É muito mais difícil você se posicionar bem no maior sistema de buscas global se você for competir com quem já está ali há anos e com a sua posição bem consolidada nas primeiras páginas.

O conceito da cauda longa visa explorar justamente a otimização desta busca em favor do seu negócio. Quanto mais específica for a busca do cliente maior a chance de você se posicionar.

No entanto, essa especificidade na busca ter que obedecer a alguns critérios para que seu posicionamento, de fato, melhore. Vamos entender um pouco mais como funciona isto.

Palavras chaves de Cauda Longa

Suponhamos que você queira comprar uma televisão. Você chega na loja de eletrodomésticos da sua preferência e fala com o vendedor: “Bom dia, quero comprar uma televisão.”

Você já imaginou quantas perguntas o vendedor terá que te fazer para saber exatamente o que você procura? Mas como assim? Você já disse que quer uma televisão!

Porém, o vendedor não sabe qual marca você prefere, qual a faixa de preço que você procura, quantas polegadas tem essa televisão que você busca, se você prefere uma 4k ou só Full HD já te atende…

Pois bem, este é o princípio da cauda longa: utilizar de três a quatro palavras, formando pequenas frases, para que o seu cliente te encontre.

Vejamos novamente o exemplo de quem se interessa por uma TV e vá ao Google pesquisar.

Perceba que o Google entendeu que você procura por televisão, mas como sua palavra chave foi muito genérica ele te indica resultados genéricos.

Agora vejamos quando você faz a busca por TV 55 frete grátis.

Como você foi mais específico na sua busca, o Google te ofereceu resultados mais específicos. Analise os sites listados como resultado nos dois casos. Perceba que eles mudaram completamente.

Principais dicas de como utilizar palavras chaves segundo a Teoria da Cauda Longa

1 – Comece pela análise

Existem muitas ferramentas na internet para análise de palavras chave. Mas uma vem chamando a atenção em específico, se trata da Ubersuggest.

Esta ferramenta te dá dados bastantes relevantes na hora de escolher palavras chave. Além destes dados, ela também sugere palavras de significado aproximado a que você está procurando. E esta é inclusive a nossa próxima dica.

2 – Procure utilizar palavras com sentido semelhante

As pessoas pensam de forma diferente e se utilizam de diversos fatores na hora de tomar a decisão na compra ou busca por algo. Sendo assim, pense que quando você acha uma palavra relevante, para outras pessoas também pode ser. No entanto ela utiliza um sinônimo.

Pense quais opções você poderia utilizar na hora de efetuar uma busca. Uma simples blusa de frio, pode também ser buscada como agasalho e jaqueta, portanto, sem perder o sentido da busca.

3 – Palavras de Cauda Longa não são textos

Há de se ter moderação ao escolher as palavras de Cauda Longa. O ideal é que elas tenham no mínimo 3 e no máximo 5 palavras. Voltamos ao exemplo da televisão.

O termo “Televisão”, vimos que é muito genérico. Já o termo “Televisão 55 frete grátis”, é um exemplo de Cauda Longa. O que não seria adequado é um termo do tipo: “Televisão de 55 polegadas com frete grátis para todo o Estado de São Paulo”.

Benefícios da Aplicação da Cauda Longa

1 – Aumento da objetividade

Quando você sabe exatamente o que quer e encontra o que você procura, a chance de você acessar aquele site é muito maior.

Como as palavras de cauda longa buscam a objetividade, ela reflete significativamente na sua Taxa de Conversão, seja ela visibilidade de um anúncio, Landing Page e etc.

2 – Diminuição da Taxa de Rejeição

Se o que é buscado é encontrado, isto faz com que diminua a sua Taxa de Rejeição.

A Taxa de Rejeição é uma métrica do Google Analytics, que mede a interação de um usuário com a página.

Se você tem um Blog, o interesse do usuário é ler o que você posta e uma taxa de rejeição talvez não seja tão significante. Porém, se você possui um e-commerce, uma Taxa de Rejeição alta é um péssimo indicativo.

Um e-commerce com alta Taxa de Rejeição, significa que ou a página não está funcional, ou o usuário não encontrou o que de fato procurava.

Portanto, voltamos ao exemplo da Televisão. Na busca genérica, o usuário pode clicar em algum daqueles sites e ver que não atende a suas expectativas. Logo, ele não tomara nenhuma ação, ou seja, não terá envolvimento.

Já no caso da busca pela Televisão 55 frete grátis, o cliente sabe exatamente o que quer. Se, de fato, na página do seu e-commerce tiver as palavras que ele busca, a chance de ele tomar alguma ação, como comprar, é bem maior.

3 – Maior acesso ao site nos mecanismos de busca

Como já dizemos: A Taxa de Rejeição é uma métrica do Google Analytics.

Porém essa métrica não serve para posicionamento do site, uma vez que o Google te cobra por clique (CPC), para ele não interessa se houve interação no seu site e sim, se houveram cliques nas palavras chaves que você adquiriu.

Entretanto, as palavras de cauda longa são capazes de gerar mais acessos a sua página e isto sim acaba influenciando no seu posicionamento no Google.

Conclusão

Conquistar um nicho, não é e nunca será algo fácil. Demanda muita pesquisa, estudo de viabilidade e etc. Porém, cada vez mais as pessoas estão largando o consumo de massa para buscarem produtos ou soluções que se adequem a sua individualidade.

A Cauda Longa faz exatamente isto: te coloca onde a grande massa não atua e te faz ter a percepção dos nichos.

Algumas grandes empresas de e-commerce ainda apostam nos grandes hits. Mas é perceptível que elas já viram a importância dos nichos.

Hoje empresas de cosméticos não produzem apenas hidratantes, por exemplo. Ela produz hidratantes para pele seca, pele negra, pele irritada pelo sol e etc. E isto nada mais é do que a percepção de nicho das grandes corporações.

A boa notícia é que sempre haverá espaço para se descobrir e dominar um nicho, cabe a você ter esta percepção.

Nas palavras do próprio Chris Anderson: “Além do mais, o Marketing de Massa, está se tornando uma massa de nichos.”

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