Google Ads ou Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Nela é possível anunciar uma empresa ou serviço nos principais canais de divulgação. Através das segmentações definidas, você exibe seus anúncios ao público certo. Assim, gasta apenas o valor que deseja, tendo controle e gerenciamento dos anúncios.
O Google Ads, conhecido também como AdWords, é uma ferramenta de publicidade. Ele exibe anúncios para um público bem segmentado, trazendo maior alcance em seus conteúdos.
As possibilidades para anunciar através do AdWords são várias. Existem possibilidades como na Rede de Pesquisa e Display, YouTube e outros. Assim, você pode escolher o tipo de anúncio que mais se encaixa em suas estratégias de marketing.
Existem também, as possibilidades de segmentação cujo objetivo é impactar leads qualificados. Ou seja, aqueles que estão na etapa de decisão de compra. Portanto, essa ótima forma de trazer resultados positivos e impulsionar cada vez mais suas vendas.
Entenda, neste artigo, como anunciar no Google Ads e o necessário para começar do zero a anunciar nesta plataforma.
Como funcionam os anúncios do Google Ads?
Sabe quando você faz uma pesquisa no navegador e os primeiros resultados que aparecem são anúncios? Ou quando você está em algum site ou blog e se depara com um banner na página?
Esses são alguns tipos de anúncios do Google Ads, exibidos em diferentes canais de divulgação.
Outro exemplo muito comum é quando estamos assistindo algum vídeo no YouTube e de repente aparece um anúncio antes ou durante o conteúdo. Já aconteceu com você? Pois é, isso também se trata de anúncios do AdWords.
Ou seja, o Adwords exibe anúncios com links patrocinados quando um usuário realiza a busca. Assim, ele consegue ranquear a sua empresa/site entre as primeiras páginas dos buscadores para exibir seu site/serviço ao público certo.
Para isso, é necessário determinar o valor que deseja pagar por cada clique que o anúncio receber. Além disso, é preciso criar uma lista de palavras-chave para segmentar a publicidade. Mas isso falaremos ao longo do texto.
Quais são os tipos de anúncios do AdWords?
Agora que você já entendeu o que é e como funciona o Google Ads, vamos te mostrar alguns tipos de anúncios. Confira!
- Rede de Pesquisa: para exibir os anúncios de texto na página de resultados de pesquisa do Google;
- Rede de Display: para exibir anúncios de texto, imagens, GIF e HTML5 na rede de sites parceiros do Google, Youtube e aplicativos;
- Youtube Ads: exibe anúncios em formato de vídeo, podendo definir onde e quando irá aparecer;
- Shopping: anúncios exibidos na página de resultados de pesquisa do Google para usuários que buscam por determinado produto ou serviço;
- Aplicativo: anúncios exibidos na rede de pesquisa e display direcionando para a instalação de Apps;
- Smart: anúncios gráficos e de textos exibidos no Google, Google Maps e sites parceiros;
- Remarketing: anúncios para um determinado público que já se interessou por seu conteúdo;
- Call only: anúncios com botão que direciona direto para uma chamada telefônica.
Com essas funcionalidades você pode criar estratégias infalíveis! Deste modo, seus anúncios se tornam mais rentáveis e alcança o público certo.
Porque devo anunciar no Google Ads?
O Google Ads é uma das maiores plataformas de anúncios, com alcance mundial de 90% dos usuários da internet. Ou seja, uma ótima oportunidade para quem quer crescer e se destacar no mercado.
A plataforma oferece várias vantagens e benefícios. Entre elas destacamos 3 que consideramos importantes para você que quer começar a trabalhar com essa ferramenta. Veja abaixo quais são essas vantagens!
1. Gaste apenas o que você pode
Nem sempre temos um valor alto para investir em anúncios quando estamos começando.
No Google Ads é você quem monta seu orçamento. Sem valor mínimo, você define quanto investirá por anúncio, determinando seu custo mensal. E o melhor: você só paga quando houver clique.
Assim, você pode ajustar a verba de acordo com os resultados do anúncio. Assim, você pode investir mais ou mesmo finalizar um anúncio.
Por isso, o Adwords é uma ótima ferramenta para os iniciantes! Pois, você tem total controle sobre os gastos com os anúncios nesta plataforma.
2. Exibe os anúncios para o público certo
Ter as pessoas certas em sua campanha é fundamental para obter bons resultados.
Com o Google Ads você pode criar uma segmentação específica para seus anúncios. Para isso, você pode usar alguns tipos de segmentação, como:
- Palavras-chave: os anúncios são exibidos aos usuários baseados nas palavras-chave que o caracterizam;
- Local: escolha os locais onde deseja exibir os anúncios como sites, buscadores, etc.;
- Dispositivos: escolha se deseja segmentar o anúncio para determinado dispositivo. Por exemplo, exibir apenas no mobile;
- Público-alvo: através dos dados dos usuários, é possível identificar aqueles que mais se parecem com a persona do seu anúncio;
- Demográfico: escolha as informações como idade, gênero, localização e idioma e segmente para esse público específico.
Dessa forma, seus anúncios são entregues a leads qualificados que, de fato, estão interessados no seu produto/serviço.
3. Acompanhe o desempenho dos anúncios.
O próprio Google Ads oferece várias ferramentas de monitoramento e gerenciamento das campanhas.
Por exemplo, é possível fazer remarketing e continuar se relacionando com o seu cliente.
Portanto, você terá total controle para acompanhar o desempenho e retorno dos seus anúncios. Se for necessário, você pode realizar ajustes e alterações naqueles que não estão performando.
Como anunciar no Google Ads?
Você já entendeu o necessário para começar a trabalhar com essa plataforma de anúncios. Agora é o momento de entender como anunciar no Google Ads.
Para te ajudar com isso, criamos um passo a passo simples. Veja:
1. Crie sua conta
O primeiro passo para utilizar a plataforma de anúncios é criar a sua conta. Essa é uma tarefa simples.
Basta ter uma conta cadastrada e ativa no Gmail para acessar o Google Ads.
2. Defina a campanha
Criar uma campanha é o nível mais abrangente da sua estratégia de marketing.
Você vai determinar o tipo de campanha, investimento mensal, segmentações e o tipo de lance.
Assim, você pode criar campanhas separadas. Por exemplo, de acordo com o canal ou funcionalidade que irá utilizar.
3. Escolha os grupos de anúncios e palavras-chave
Quando você definir a campanha, o tópico anterior, será a vez de criar grupo de anúncios. Isso será feito dentro de uma única campanha que irá seguir a mesma segmentação.
Deste modo, você pode criar uma lista de palavras-chave que se caracterizam com esse grupo de anúncios. Portanto, os anúncios passam a ser exibidos de acordo com elas.
4. Crie seu anúncio
Nesse tópico é onde de fato você cria o conteúdo do seu anúncio.
Para criar um bom anúncio, se atente aos seguintes itens:
- confira se o redirecionamento da URL final está correto;
- defina um bom título que chame a atenção do usuário;
- faça uma descrição que seja clara e objetiva. Assim, você demonstra o que seu produto tem a oferecer.
Confira também 8 tipos de conteúdos que você deve evitar ao anunciar no Google Ads.
Conclusão
Viu como o Google Ads pode trazer ótimos resultados para o seu negócio?
Com ele você não vai apenas aparecer no Google. Portanto, com as estratégias certas, seu negócio será exibido entre os principais resultados e ganhará mais visibilidade.
Logo, chame a atenção dos usuários utilizando essa plataforma de anúncios! Você vai conquistar mais tráfego e conversão para o seu site/blog!
Você trabalha ou pensa em trabalhar como afiliado? Entenda como anunciar no Google Ads divulgando seus links de afiliação.