Não é raro encontrar pessoas que começam a trabalhar com internet sem saber planejar conteúdo para redes sociais. Um bom planejamento pode aumentar muito as vendas online.
E para conferir nossas dicas, é só continuar a leitura.
Persona
O primeiro passo para começar o planejamento de conteúdo das suas redes sociais é mapear a persona do produto ou serviço.
Você deve entender quais são suas dores, suas necessidades, seus desejos, bem como quais são os assuntos de interesse. Dessa forma, você saberá quais serão os temas que irá abordar em seus posts.
Depois de mapear a persona, você saberá também quais são as redes sociais mais utilizadas por ela. Além de saber a frequência com a qual ela as utiliza.
Isso lhe ajudará a definir em quais dias da semana seus posts serão publicados.
Produção
Após saber os assuntos de interesse da sua persona, as redes sociais que ela utiliza e a frequência, chega a hora de botar a mão na massa e começar a produzir conteúdo de fato.
Lembrando que você não precisa criar um conteúdo novo todos os dias. Se você já produz conteúdo para blog ou youtube, por exemplo, você pode simplesmente adaptá-los para as redes sociais, criando formatos mais curtos e mais visuais.
Algo que pode te ajudar bastante nesse processo é um calendário editorial. Nele, você pode organizar o seu conteúdo de acordo com a frequência que você definiu, além de estabelecer as linhas editoriais.
Ficou difícil de entender? Vamos supor que, ao mapear a persona de um produto de emagrecimento, você descobriu que ela se interessa por assuntos relacionados à alimentação saudável, exercícios físicos e suplementos alimentares.
Além disso, você soube também que a persona deste produto, por via de regra, utiliza as redes sociais com maior frequência nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Neste caso, você poderia falar sobre alimentação saudável nas segundas, sobre exercícios físicos nas quartas e, por último, suplementos alimentares nas sextas-feiras.
Viu como é fácil?
Agendamento
Até aqui você já aprendeu como produzir e a organizar o seu conteúdo, certo? Agora chegou a hora de agendar os seus posts.
O Facebook permite que você os agende de forma antecipada tanto para o próprio Facebook, quanto para o Instagram.
Você não precisa ter uma ferramenta paga para esta função. Basta escolher a data de acordo com o que definiu no seu calendário editorial, fazer o upload dos arquivos e pronto: seu post será publicado na data e horário que configurou.
E aí, gostou dessas dicas? Você planeja seu conteúdo de alguma outra forma? Conta para a gente aqui nos comentários.