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Como Definir o Preço do seu Produto

Criar um produto é algo que muitas vezes é trabalhoso. São dias de pesquisa, consultas com especialistas, terceirização de mão de obra, mão de obra direta. Portanto, antes de lançar um produto que você se dedicou tanto é preciso que você saiba como definir o preço do seu produto antes do lançamento.

Pode parecer que é meio óbvio: o preço do seu produto tem que ser definido antes do seu lançamento! Porém, acredite, existem muitas pessoas que simplesmente pensam no quanto o produto pode valer e vendem por este preço, sem nenhuma análise.

Esta medida pode provocar simplesmente a falência do seu negócio. Nós da Monetizze sempre queremos proporcionar aos nossos clientes um plano de voo estratégico. Por isso, desenvolvemos este post falando sobre o que deve ser analisado antes de precificar o seu produto.

O que devo analisar para definir o preço do meu produto?

Esta pergunta deve ser feita antes mesmo de você começar o desenvolvimento do seu produto. Isso vai fazer com que você já saiba se pode obter lucratividade antes mesmo de desprender boa parte do seu tempo em um projeto.

Basicamente o que deve ser analisado são: custos variáveis, custos fixos, custos híbridos, margem de lucro e a concorrência. Vamos detalhar o que são cada um destes fatores e o que de fato deve ser analisado.

Custos Variáveis

Custos variáveis, também chamados custos diretos, são aqueles que sofrem alteração conforme se aumenta ou diminui a venda de determinado produto ou serviço. Vamos supor que você fabrique cápsulas para emagrecimento. Neste caso, vamos ver quais são os custos que podem ser considerados variáveis:

  • Embalagens para as cápsulas;
  • Caixas para transporte;
  • Matéria prima que compõe o medicamento;
  • Gastos com fretes;
  • Impostos;
  • Comissões a possíveis vendedores.

Claro que a produção de cápsulas pode conter outros custos variáveis. Sendo assim, este exemplo foi só pra ilustrar o que pode ser considerado um custo variável.

Como Definir o Preço do seu Produto

Custos Fixos

São aqueles que dificilmente sofrem alterações conforme aumenta ou diminui a venda de determinado produto ou serviço. Voltemos ao exemplos das cápsulas. Se você tem 3 trabalhadores em cargos operacionais e suas vendas diminuem, você terá que continuar pagando o salário dos 3. Se as vendas aumentarem os salários também terão que ser pagos e não se alterarão.

Vamos a alguns exemplos do que pode ser considerado custos fixos:

  • Salários;
  • Aluguel;
  • Contador;
  • IPTU;
  • Alimentação.

É importante ressaltar que os exemplos acima são considerados custos fixos, mas que sofrem alteração. Todos os anos o salário de qualquer profissional sofre reajuste. Então, obviamente, este custo será alterado. Mas esta alteração ocorre por determinação legal e não por influência direta nas vendas de um determinado produto ou serviço.

Custos Híbridos

Custos híbridos são aqueles que podem ou não sofrer alteração devido ao volume de vendas de um produto ou serviço. A princípio o conceito pode parecer um tanto quanto confuso. Afinal, como um custo pode ou não variar conforme o volume de vendas?

A resposta para esta pergunta é: Os custos híbridos variam conforme o seu modelo de negócio ou serviço. Vamos dar um exemplo prático para que fique fácil o entendimento.

Suponhamos que você comercializa um e-book sobre dietas saudáveis. A sua conta de luz não vai variar conforme seu volume de vendas. Entretanto, se você produz cápsulas e suas vendas disparam, certamente você terá que operacionalizar as máquinas que integram a linha de produção por mais horas, às vezes até sábados e domingos. Nesta caso, a variável das vendas vai atuar diretamente na sua conta de luz.

Portanto, podemos concluir que a definição do que é custo fixo ou variável, está diretamente ligado a atividade que você exerce.

Margem de Lucro

Para sabermos como calcular a margem de lucro, é preciso sabermos primeiro como calcular o lucro.

A Fórmula para se calcular o lucro é esta:

 Fórmula para se calcular o lucro

Voltamos ao exemplo das cápsulas. Se o total que você obteve de arrecadação com as vendas foi R$ 100.000,00 e os seus custos foram de R$75.000,00. Logo, seu lucro seria de R$ 25.000,00. Pois, 100.000 – 75.000 = 25.000.

Agora que já sabemos como calcular o lucro, vamos ver a fórmula para se obter a Margem de Lucro:

Fórmula para obter a Margem de Lucro

Seguindo o exemplo anterior, o cálculo da margem de lucro seria: 75.000 / 100.000 x 100 = 25. Neste caso, a sua margem de lucro seria de 25%.

No entanto, para se estabelecer a margem de lucro, diversos fatores devem ser analisados e um deles é a concorrência.

Concorrência

A análise da concorrência deve nortear o preço do seu produto. Se você vai lançar uma cápsula para emagrecimento, é bom pesquisar o que já há no mercado relacionado ao produto que você pretende produzir e comercializar.

Isto porque se você lançar o seu produto com um valor muito acima do dos concorrentes, você corre o risco de não obter vendas que consiga cobrir seus custos, e neste caso, ter prejuízo. Já se você comercializar ele por um preço bem mais baixo, o risco de não vender é o mesmo.

As pessoas tendem a evitar produtos que são muito caros e possuem similares, mas também tem resistência se o produto for muito mais barato, por achar que perde em qualidade.

Uma boa sacada para se lançar um produto com preço um pouco acima do dos concorrentes e ter sucesso, é utilizar o gatilho mental da autoridade. Um produto para emagrecimento que tem uma modelo ou atriz famosa como garota propaganda, têm muito mais chance de ser vendido do que outro que não tenha, mesmo que por um preço mais elevado.

Conclusão

Lançar um produto requer que ele tenha um preço. Porém, colocar o preço em um produto não pode ser algo intuitivo ou simplesmente próximo ao da concorrência. Seu concorrente pode ter custos menores que o seu, e por isso, vender ao mesmo preço dele poderia significar prejuízo ou baixa margem de lucro.

Outro fator também a se observar são as estratégias de marketing. Para competir com uma marca que já está estabelecida no mercado, demanda ainda mais pesquisas. Convencer o consumidor a deixar de consumir determinado produto que ele compra há anos para migrar para sua marca, requer bastante astúcia publicitária e de marketing.

O fato é que este post visa esclarecer o que deve ser observado. Mas, cabe a você fazer esta observação e estabelecer o preço que consiga manter a saúde financeira do se negócio.

Agora mãos a obra! Faça os cálculos, as pesquisas e inicie as suas vendas. Antes disso dê uma passada nos comentários e nos diga o que achou do post.

 

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