Investir em campanhas pagas é um passo muito importante para quem trabalha com Marketing Digital. Por isso, nós da Monetizze, pensamos em criar este conteúdo para que o seu negócio cresça cada vez mais.
Um conceito muito falado no mercado de afiliados é o de escalar campanhas.
Neste artigo, vamos te mostrar o que é e como escalar campanhas pagas e como esse processo é importante para que você consiga aumentar as suas vendas ao mesmo tempo, em que aumenta o investimento nos seus anúncios.
Vamos lá?
Escalando Campanhas Pagas para seu Negócio
Antes de falarmos sobre as campanhas pagas, você precisa entender o conceito de tráfego. Por isso, iremos começar falando sobre ele.
O que é Tráfego
Quando falamos de tráfego no mercado digital, estamos falando dos visitantes que acessam seu site, blog, página de vendas e demais meios utilizados para gerar Leads.
Existem várias formas de se trabalhar com esse tipo de aquisição, havendo modelos orgânicos e não orgânicos. O que será relevante para nós neste post é o modelo de tráfego pago.
Muitas pessoas ficam relutantes quando se trata de investir em tráfego pago. A maioria quer alcançar bons resultados sem nenhum ou o mínimo possível de investimento.
Existem meios para gerar visitas sem as campanhas pagas e, mesmo assim, conseguir gerar um bom volume de visitas.
Uma das formas de se fazer isso é usando técnicas de SEO, por exemplo. Mas essa estratégia sozinha talvez não dê o resultado que você espera.
Quem trabalha nessa área há mais tempo, sabe que esse investimento é necessário para o crescimento do seu negócio. Você até pode ter resultados apenas com tráfego orgânico, mas os ganhos serão a longo prazo e possivelmente menores.
Por que é importante gerar tráfego?
Quando você cria um conteúdo novo para seu público, você quer que ele seja consumido. Não é verdade?
E para que isso aconteça, será preciso alguns esforços da sua parte, que no caso são feitos através do tráfego, para que o seu conteúdo alcance o público propício a comprar seu produto.
Quando você está gerando tráfego para o seu site, por exemplo, você aumenta suas chances de ter seu post valorizado e, consequentemente, mais chances de gerar novos Leads e efetuar vendas.
Sem ele, as chances de que seu canal de comunicação cresça são muito baixas.
Escalando campanhas pagas para seu negócio
Para alavancar suas vendas, é recomendado que você escale campanhas pagas para seu negócio.
Se você já possui produtos que convertem bem, é interessante começar investindo neles.
É importante analisar esses investimentos para saber se está funcionando ou não.
Esse tipo de investimento acaba sendo mais seguro para seus negócios, por você ter um controle maior sobre as pessoas que clicaram em seu anúncio.
Com essas campanhas pagas você segmenta seu público, aumenta a visibilidade do seu negócio ou produto e ainda consegue gerar mais tráfego.
Elas podem ser feitas de diversas formas, através de redes sociais, links patrocinados e demais opções.
Uma das principais vantagens da utilização dessas campanhas é a facilidade de alcançar pessoas sem limitações geográficas.
Além disso, você consegue direcioná-las para a persona da sua marca, ou seja, aquela pessoa que se encaixa no perfil de compra do seu produto ou serviço.
O que é escalar campanhas pagas?
Escalar é aumentar o lucro da empresa com menor risco possível.
Você precisa ter controle do risco para que você não perca dinheiro durante o processo.
Uma das maiores preocupações das pessoas que estão começando a escalar, é a mudança no valor do ROI.
ROI é a sigla para “Retorno sobre o Investimento”. Se trata da relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento. O valor investido também faz a diferença nesse resultado.
Ah, e fique tranquilo! É normal seu ROI cair conforme você investe, e isso te faz ganhar escala. Por isso, você não deve parar as campanhas quando o ROI diminuir.
Se você pausar uma campanha porque o ROI diminuiu você não tem escala, e perde a chance de faturar mais a longo prazo.
Por exemplo.
Se você teve uma receita de 100 mil reais e investiu 10.000 mil na campanha, você terá um ROI baseado nesses números. No caso, o ROI desse exemplo será 9.
Esse cálculo é feito através de uma fórmula bem simples. Confira a seguir.
Com isso, percebe-se que o seu ROI irá variar conforme o valor que você investir. Se você investe pouco, seu ROI será menor.
Consequentemente, ao cancelar uma campanha por conta desse número baixo você estará deixando de ganhar dinheiro.
O retorno dependerá do quanto você está disposto a investir.
Como escalar campanhas pagas?
Agora que você já entende o que é escalar uma campanha, você deve estar se perguntando como fazer isso. É o que explicaremos a seguir.
Para escalar uma campanha, você irá utilizar de mídias pagas. Uma das mais utilizadas é o Facebook Ads, que será nosso exemplo.
E como tudo que ronda o Marketing, você precisará aplicar estratégias para que seu investimento lhe dê um retorno positivo.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para que você escale suas campanhas pagas com o menor risco possível.
Vamos lá?
Invista mais nos anúncios que estão gerando bons resultados
Ao escalar uma campanha, você deve estar sempre de olho em seus números. Assim, você saberá a hora de parar com determinado anúncio e quando investir mais em outro.
O primeiro passo para que seu retorno sobre o investimento cresça, é investir nas campanhas que – naquele momento – estão rendendo melhor.
Como as mudanças são constantes, você deve acompanhar seus anúncios diariamente para que não corra o risco de perder o valor investido.
Antes de publicar seu anúncio no Facebook Ads, invista no Pixel
O Pixel é um código que, ao inserir no seu site, lhe proporciona acompanhar os dados e realizar ações para que você saiba quando uma campanha está rendendo, te ajuda a escolher para qual público irá aquele anúncio e demais opções que são oferecidas.
Graças ao Pixel, o Facebook Ads consegue definir seu público-alvo através do perfil que visita seu site.
Com ele instalado você tem esses benefícios, além de economizar tentando encontrar Leads para o seu negócio já que o Facebook Ads se encarregará dessa tarefa.
Se você quiser entender mais sobre anúncios e sobre o Pixel, falamos sobre esse assunto na Escola Monetizze gratuitamente.
Expanda os horizontes e encontre novos Leads
Se você tem um anúncio que está rendendo bem, por que não expandir para novos públicos?
Por exemplo.
Você possui uma campanha voltada para homens entre 20 a 50 anos, mas percebe que ele converte melhor entre a faixa de 25 a 40 anos. Você pode voltar sua campanha para esse público, mantendo a outra também.
Com essa ação você estará fazendo um tipo de escala.
Pode parecer que estará ofertando a mesma campanha duas vezes, mas o Facebook Ads irá ser mais preciso nas buscas e um maior número de homens entre 25 a 40 anos será alcançado.
Se arrisque, mas consciente
Tudo bem que falamos que escalar campanhas é aumentar o lucro da empresa com menor risco possível, mas podemos chamar essa atividade de fase de testes.
Claro que você não irá pegar uma campanha e ofertar para um público aleatório. Deverá ser feita uma pesquisa baseada naqueles que mais convertem e quais possíveis novos Leads podem ser gerados através dessa pesquisa.
E mais uma vez, ao escalar essas campanhas acompanhe o desempenho para que não tenha prejuízo.
Conclusão
Escalando suas campanhas pagas você pode aumentar consideravelmente seus lucros. Investimento é necessário se você quer manter um negócio, e requer tempo.
Aproveite os ensinamentos desse post e comece a escalar suas campanhas!
Gostou das informações ou tem alguma dúvida?
Conta para a gente nos comentários!