Pular para o conteúdo

Para a maioria das pessoas SEO é sinônimo de Google, Yahoo e Bing. Entretanto elas acabam se esquecendo que o Youtube pertence ao Google desde Novembro de 2006. E é óbvio que o algoritmo de posicionamento seria implementado na maior plataforma de vídeos do mundo.

E uma das coisas que o algoritmo do Youtube analisa são as Tags. Sendo assim, é necessário que você aprenda as tags para youtube, conseguindo com isso um melhor posicionamento dos seus vídeos e obtendo mais visualizações.

Afinal, o que são tags para Youtube

As tags são de suma importância para o Youtube identificar o assunto e a relevância do seu vídeo. É através delas que os algoritmos do Google e do Youtube vão identificar para quem indicar ou recomendar o seu vídeo.

Você já percebeu que quando você assiste um vídeo no youtube e ele termina, começa outro com conteúdo parecido com o que você acabou de ver? Ou então, quando você está assistindo um vídeo e no canto superior direito aparecem sugestões de vídeos relacionados ao tema?

Pois é, isto ocorre porque provavelmente o algoritmo do youtube analisou tags e entendeu que estes vídeos tem conteúdo pertinente ao seu interesse. É uma forma de otimizar a experiência do usuário para que ele não fique perdido em meio a tanto conteúdo.

Afinal, não faria sentido nenhum você procurar um vídeo sobre “alimentação vegana” e o Youtube te indicar um sobre “10 dicas de fazer um churrasco de dar água na boca”, não é mesmo?

Quais os benefícios de utilizar as tags em meus vídeos

O objetivo primordial de se utilizar as tags no youtube é ele indicar o seu vídeo como forma de otimizar a experiência do usuário. É o seu conteúdo sendo utilizado como uma maneira de deixar os usuários mais satisfeitos ao utilizar o Youtube.

As tags te ajudam a se posicionar melhor no buscador da maior plataforma do mundo de conteúdos em vídeos. E isto é uma estratégia que é adotada por todos profissionais de marketing que trabalham com Youtube. Isso por si só já demonstra a eficácia delas para obtenção de resultados.

Como inserir tags no meu vídeo

Agora que você já sabe o que são, e os benefícios das tags para o Youtube e sua estratégia de marketing, chegou a hora de aprender como inseri-las em seus vídeos.

Basta que você tenha uma conta no Youtube e clique no botão em formato de câmera ao lado do buscador. Feito isso abrirá a página de inserção de vídeo.

Para facilitar o entendimento, simulei o envio de um vídeo com as tags já preenchidas. conforme a imagem abaixo.

O quadrado roxo refere-se ao título do vídeo. O Verde sua descrição, e por fim, o azul, com as tags.

Descrição é diferente de tags

Algo que confunde muito a cabeça das pessoas é o que é descrição e o que são tags. A descrição é um breve texto que resume o conteúdo do vídeo que você upou para a o Youtube. Já as tags são palavras chaves que remetem a descrição.

Portanto não utilize tags em sua descrição, nem descrição nas suas tags. Uma deve conter a outra. Entretanto as tags são palavras chaves, e a descrição são textos que visam informar do que se trata o vídeo.

Tipos de tags que devem ser utilizadas

Existem basicamente dois tipos de tags que você pode utilizar em seus vídeos. São elas “Head Tail” e “Long Tail”.

Tags Head Tail

As tags Head Tail são compostas por palavras chaves com sentindo amplo. No entanto são as que mais são utilizadas na hora da busca. No exemplo acima a tag afiliados é um exemplo de head tail.

Ou seja, trata-se de uma palavra que pode mostrar uma infinidade de resultados, porém é uma das palavras chaves que as pessoas mais utilizam ao procurar assuntos relacionados com o vídeo do exemplo.

Tags Long Tail

As tags long tail, ou cauda longa, são compostas por palavras chaves mais compridas, e até mesmo pequenas frases. Elas não têm tanto índice de busca quanto as head tail. Entretanto são muito mais assertivas. No exemplo que demos acima, perceba que há uma tag com o nome Melhor Plataforma de Infoprodutos. Este termo não é muito comum na busca. Porém se uma pessoa buscar por este termo, a chance de aparecermos como resultados na sua busca ou indicação para assistir será bem maior.

Dica importante: Nunca utilize em suas tags nome de canais famosos do Youtube para obter melhor posicionamento. Esta prática vai contra a política de uso do Youtube, e certamente causará a suspensão da sua conta em um curto espaço de tempo.

Não exagere no número de tags

Existem vídeos que falam de temas que possuem uma enorme abrangência. Vamos imaginar um vídeo cujo conteúdo seja sobre a vida animal. Já pensou quantas tags poderiam ser utilizadas para se referir a este conteúdo? Tags como: vida animal, leões, caça, búfalos, áfrica, safári, reino animal, cadeia alimentar, animais em extinção e técnicas de caça são alguns exemplos que poderiam ser utilizados como tags.

Entretanto, o algoritmo ao se deparar com essa imensidão de informações passa a considerar o seu vídeo irrelevante para a audiência. É como se ele “pensasse”: Poxa, esse cara fala sobre isso tudo em um vídeo apenas? Ele não deve dominar nenhuma das tags, ou falar delas superficialmente.

Por isso, tenha em mente que você deve focar nas principais tags referentes ao seu conteúdo. O ideal é que se utilize no mínimo 5 e no máximo 8. Estes são números de tags que o algoritmo considera relevante.

Não se preocupe com pontuação

As tags do Youtube conseguem ser lidas mesmo com acento e cedilha. O algoritmo é capaz de reconhecer regras ortográficas de acentuação e outras que antes não poderiam ser utilizadas.

Portanto não precisa se preocupar com a acentuação gráfica. Inclusive, é interessante que suas tags tenham a grafia correta. Lembre-se que um usuário, ao realizar uma busca, irá digitar os termos com a grafia correta na hora de fazer uma busca.

Como saber quais tags meus concorrentes estão usando

Para saber como sua concorrência está tagueando os vídeos deles há um macete muito bacana.

  1. Abra o vídeo que você quer saber as tags
  2. Clique com o botão direito do mouse fora da área de exibição dos vídeos.
  3. Segure a tecla control e pressione a tecla da letra “F”.
  4. Digite no campo de pesquisa a palavra “keywords”.

Pronto. Todas as tags que foram utilizadas no vídeo que está sendo executado irão aparecer.

Conclusão

Há algo em comum em todas grandes empresas que atuam na internet: O objetivo de otimizar a experiência do usuário. Com o Youtube não seria diferente.

Portanto, é preciso que você estude como se dá esse processo de otimização. Sabendo isto, ficará muito mais fácil saber como se posicionar nos sistemas de busca.

E ter um bom posicionamento faz toda a diferença na geração de tráfego.

Experimente taguear seus vídeos com as dicas deste post e certamente suas visualizações aumentarão.

Mas antes, dê uma passadinha nos comentários e nos diga o que achou deste post.

Artigos relacionados