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Desistência da Compra no E-commerce

Você sabia que a média da desistência da compra no e-commerce, em 2017, foi de 80%? Esses dados podem assustar qualquer um que depende dessas vendas.

No início de 2019 o e-commerce cresceu 12% e esse crescimento pode resultar em novas vendas se forem feitas as alterações necessárias para satisfazer o cliente.

Neste artigo, vamos entender o que acontece para que a desistência aconteça e, o mais importante, como evitá-la.

Desistência da compra no e-commerce: Saiba como evitar

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que ainda não teve uma experiência de comprar pela internet.

Se você tem o costume de fazer compras online, provavelmente já passou pela situação de colocar algum produto no carrinho mas  desistir da compra.

Essa desistência pode acontecer por vários fatores. Para quem tem um e-commerce, sofrer com os abandonos de carrinho é, infelizmente, algo muito comum.

Se você tem um negócio digital e quer entender o que leva um consumidor a desistir de uma compra e o que é preciso melhorar na sua plataforma, continue lendo este artigo.

Nele vamos abordar as principais causas de desistência de compra e como evitá-las.

Vamos lá?

Desistência da Compra no E-commerce

Quais as causas da desistência da compra no e-commerce

Existem várias causas que geram a desistência da compra no e-commerce.

Dentre as mais comuns podemos citar o valor do frete ao fazer uma simulação, indecisão do cliente, atendimento ruim, e assim vai.

Para que fique claro o por que e como melhorar, iremos explicar cada uma para você.

Fretes muito altos

Digamos que você encontre um produto de seu interesse com um valor adequado ou até mais barato do que você está acostumado a ver.

Ao colocar o produto no carrinho para efetuar a compra, você percebe que o frete está mais caro do que a mercadoria. Dá um desânimo, não é mesmo?

Por isso, deve se tomar muito cuidado com o valor do frete. Se você vende produtos digitais, que não precisam ser transportados até o cliente, você não terá essa preocupação.

Mas, caso contrário, fique atento ao frete para que o mesmo não seja um empecilho para que a compra seja efetuada.

Indecisão

O processo de compra pode ser racional ou emocional. O segundo caso é o mais comum. Quantas vezes você já não comprou alguma coisa por impulso? Ou por sentir que merecia aquele presente?

Desta forma, também é muito comum que pessoas que iniciam uma compra emocional, passem a racionalizar durante o processo de compra.

Neste caso, acaba desistindo de finalizar a transação pois foi chamado à razão pelo seu cérebro.

A grande vantagem é que você já sabe que essa pessoa está pré-disposta a comprar o seu produto.

Sendo assim, é importante você estar sempre lembrando-o de que ele precisa daquele produto, que efetuar aquela compra será a solução de algum problema que ele está tendo.

Formas de pagamento do produto

Outro caso muito comum é a forma de pagamento disponível. Muitas pessoas optam por não comprar o produto quando não encontram a forma de pagamento desejada.

O perfil do consumidor brasileiro é definido pelas compras a prazo, parceladas em várias vezes no cartão de crédito e sem juros.

Mas tem quem prefira pagar à vista no boleto caso tenha algum desconto.

Por isso, tenha mais de uma opção de pagamento disponível, sendo boleto, cartões, etc. Tenha quantas formas for possível no seu e-commerce para que a taxa de desistência diminua e suas vendas decolem.

Cadastro ineficiente

Como falamos anteriormente, é natural que em um processo de compra o consumidor possa pensar de forma mais racional e desistir da compra.

E qualquer fator que o prolongue este processo pode contribuir ainda mais para a desistência.

Um dos grandes motivos de desistência de e-commerces são os cadastros necessários para concluir uma compra.

Tenha um cadastro simples e de fácil entendimento.

Pense apenas nos campos essenciais para concluir a compra. Nome, e-mail, telefone e endereço são os dados básicos e principais para qualquer e-commerce.

Qualquer dado além disso pode espantar o cliente e aumentar os abandonos de carrinho do seu negócio digital.

Quanto mais simples o cadastro, mais chances do cliente concluir a compra.

E-commerce responsivo para dispositivos móveis

Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios no final de 2019, 53% dos brasileiros acessam a internet por celular.

Ou seja, se mais da metade dos internautas brasileiros usam celular para navegar, são grandes as chances deles realizarem compras por dispositivos móveis.

Dessa forma, é preciso que sua página de vendas seja adaptada para estes dispositivos, para maior conforto do cliente.

Se ele estiver tentando efetuar uma compra pelo celular, por exemplo, e sua página de vendas não for adaptada para dispositivos móveis, temos um problema.

As chances de finalizar a compra é muito pequena nessas condições, pois o processo se torna bem mais complicado em decorrência do formato.

Atendimento ruim

Um atendimento ruim pode ser determinante na decisão de compra do usuário.

Uma pesquisa feita pelo NeoAssist mostrou que cerca de 87% das pessoas entrevistadas já deixaram de realizar uma compra por causa de um atendimento ruim.

Isso mostra o quanto é importante estar atento a essa questão e sempre disponibilizar do melhor atendimento para o cliente. 

Você deve se mostrar disposto a ajudá-lo caso haja necessidade, mostrar os meios de comunicação disponíveis, ou seja, se mostre sempre disponível para o cliente.

Falta de informações úteis sobre o produto

Por se tratar de uma compra online, o cliente quer saber o máximo possível sobre o produto e, essas informações devem estar claras no seu anúncio.

Muitas pessoas desistem da compra online por falta de informações.

Isso porque é o único meio que possuem para conhecer o produto antes da aquisição e, se não encontram essas informações, ficam com receio de receber algo que não seja o que elas realmente buscavam.

Velocidade de carregamento da página

Esse é um dos pontos mais importantes a se tratar quando falamos de desistência da compra no e-commerce.

Atualmente, a maioria das pessoas não tolera muita demora quando se trata de esperar uma página carregar. Por isso, resolver essa questão pode resultar em melhoras consideráveis.

Medidas a serem tomadas para que esse mal seja evitado é reduzir o peso da página, fazer a otimização dos códigos, monitoramento da performance, dentre outros.

Faça remarketing

Às vezes, o que seu cliente precisa é de um incentivo para realizar a compra.

Se ele já acessou a sua página, navegou pelos produtos e chegou até mesmo a colocar algum deles no carrinho de compras, sabemos que ele tem interesse em finalizar a transação.

Você pode incentivá-lo através do remarketing, oferecendo algum benefício para que ele finalize a compra.

Quem costuma comprar pela internet já deve ter se deparado com anúncios de um produto que você pesquisou aparecendo em vários sites. Ou até mesmo recebendo e-mail marketing da loja virtual a qual você acessou.

Esse processo chama-se remarketing e é através dele que os e-commerces tentam fazer a recuperação de carrinhos de compra.

Afinal, não tem um público mais qualificado do que aqueles que chegaram a colocar o produto no carrinho de compras, certo?Desistência da Compra no E-commerce

Fazendo o Remarketing através do e-mail marketing, você estará investindo novamente naquele mesmo cliente. 

Pode-se enviar um e-mail com os produtos que ele não adquiriu por algum motivo e tentar reacender a chama do desejo de compra. Com isso, você acaba criando um relacionamento direto com o cliente.

O e-mail marketing é uma das melhores opções, e uma das maneiras mais eficazes, de transformar um produto rejeitado em uma venda.

Outra forma de persistir naquele mesmo público é fazendo o Retargeting, que nada mais é do que exibir anúncios segmentados para aqueles que já interagiram com o seu produto.

Você pode criar esses anúncios de Retargeting no Facebook e no Google Ads.

Conclusão

Vimos aqui que alguns pequenos detalhes podem resultar em uma perda significativa nos seus ganhos ao contribuírem para que os clientes desistam de comprar.

Portanto, é importante que se tenha um cuidado maior com os clientes para que eles não desistam de concluir as transações.

O e-commerce vem crescendo no Brasil a cada dia, por diversos fatores, e esse é o momento de agarrar essa oportunidade e gerar mais vendas.

E você, já tinha pensado nessas questões?

O que você irá procurar fazer para aumentar suas conversões?

Conte para a gente nos comentários!

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