O e-commerce, ou comércio eletrônico é um dos setores da economia brasileira que mais vem crescendo nos últimos anos.
Diversos fatores contribuem para este crescimento.
Dentre os quais, podemos citar:
- Corte de Gastos;
- Novas Tecnologias;
- Comodidade;
- Preços mais Acessíveis;
- Novos Modelos de Negócio.
Sendo assim, neste post vamos analisar cada um deles e entender o porquê de eles impulsionarem este crescimento.
5 fatores que explicam o crescimento do e-commerce no Brasil
Corte de Gastos
Entender os benefícios de de ter uma loja online para quem tem experiência somente em ambientes físicos pode parecer complicado em um primeiro momento.
Entretanto, vamos avaliar por uma outra óptica. Suponhamos que você possui uma rede de lojas de vestuário.
Você terá gastos com estoque, com funcionários, aluguel do espaço físico e etc.
Se você coloca esta loja no ambiente virtual, você pode sanar boa parte destes gastos.
Uma Loja Virtual não precisa de um vendedor, do aluguel do espaço físico, e também pode diminuir as peças em estoque.
Obviamente que nesse novo modelo de negócio você terá novos gastos. Dito isto, fica claro que você precisará contar com programadores, designers, um setor de marketing e etc.
Num primeiro momento, Esta mão de obra é muito mais cara do que a obra de mão operacional de uma loja física.
No entanto, estes profissionais, com a sua mão de obra podem substituir diversas lojas físicas, e consequentemente, produzir uma redução de gastos substancial.
Sendo assim, é necessário, inicialmente, que se procure uma consultoria em Marketing Digital para analisar a viabilidade de implementação do novo modelo de negócio utilizando sua marca.
Novas Tecnologias
As novas tecnologias vieram. E vieram para ficar. Fechar os olhos para o novo é se prender no passado. No entanto quem não está aberto as novidades está sujeito a estagnação.
Sendo assim, esteja atento ao que a tecnologia, e principalmente a internet traz de novidade que possa ajudar a alavancar seu negócio.
Há 20 anos atrás ninguém imaginava o poder que a internet exerceria nas relações comerciais.
Hoje é possível que você foque o anúncio de um determinado produto no público que o interessa diretamente.
As Redes Sociais surgiram como uma importante aliada neste quesito.
Por isso, é importante que entenda elas além da óptica do entretenimento. Também como uma forma interessante de se obter lucros.
O Facebook, por exemplo, é capaz de pegar uma lista de e-mail de clientes que você possua e criar uma outra lista de público semelhante aos da sua lista.
Perceba que o direcionamento da sua marca já se dá aos potenciais consumidores do seu produto ou serviço.
Sendo assim, as novas tecnologias são capazes de reduzir custos e aumentar as vendas proporcionalmente.
Há também a possibilidade de divulgação de produtos e serviços por grupos de interesse em comum.
Portanto, se você vende bicicletas, é muito mais provável que você consiga vender seu produto em uma página direcionada a ciclistas, do que em uma página direcionada a amantes da Filosofia,.
Comodidade
Cada dia mais as pessoas têm menos tempo. estamos rodeados de reuniões, congestionamentos, filhos, e outras tantas ocupações que acabam minando nosso tempo.
Sendo assim, isto acaba interferindo no modo de consumo dos consumidores.
É muito mais prático eu comprar uma camisa de um determinado time de futebol pela internet.
Frequentemente, mais pessoas optam por comprar pela internet justamente pela comodidade que ela oferece.
O consumidor pode usar seu tempo ocioso para efetuar uma compra de onde ele está. Seja esperando para ser atendido no dentista ou na porta da escola do seu filho, aguardando ele sair.
Portanto, ele pode evitar que tenha gastos com combustível, estacionamento, tempo de deslocamento e etc.
Além disso, pela internet, ele pode saber se tem o modelo da blusa que ele quer comprar, pesquisar qual loja oferece o menor preço, se há o tamanho que ele deseja, em alguns casos receber o produto com algumas opções de personalização.
Nos dias atuais, ficar em casa é um luxo. E cada dia mais as pessoas têm evitado desperdiçar esse momento em centros comerciais lotados.
Preços mais Acessíveis
As marcas que possuem a possibilidade de utilizar o e-commerce para comercialização de seus produtos, podem muitas vezes conseguir comercializar eles com preços mais acessíveis.
Isto ocorre pela possibilidade de mensurar o fluxo de vendas de determinado produto de uma maneira mais rápida, e consequentemente, saber a quantidade que deve ser reposta em seu estoque.
Além disso, como dizemos anteriormente, o próprio modelo de negócio digital possibilita corte de gastos com relação a loja física, e isto pode ser repassado ao Consumidor Final.
Há produtos que são feitos somente para o ambiente virtual, chamados de Produtos Digitais, como os e-books, por exemplo.
A grande vantagem destes produtos sobre os produtos físicos está justamente no preço. é muito mais barato escrever um livro em ambiente digital e publicá-lo, do que o livro físico, por exemplo.
Portanto, há uma gama de produtos que são tanto digitais quanto físicos, porém, o primeiro tipo tem o benefício do custo menor.
Novos Modelos de Negócio
O que a NetFlix, o Uber e a Airbnb têm em comum?
Todas estas empresas são modelos de negócio de sucesso, que invariavelmente tem seu pilar na internet, mas que só criaram novas experiências para Modelos de Negócios que já se encontravam obsoleto.
A NetFlix, veio com seus filmes e séries em reprodução digital e acabou com aquela rotina das locadoras de fitas e dvd’s.
Era desgastante quando saía um lançamento você ter que reservar, rebobinar a fita quando fosse devolvê-la e pagar multa caso atrasasse.
Sendo assim, a NetFlix sanou esses problemas enfrentados pelos cinéfilos e trouxe mais comodidade no processo de aquisição.
A Uber não possui um carro sequer. No entanto ela proporciona a quem necessita de uma renda a possibilidade de trabalhar a hora que quiser e onde quiser, desde que a área seja coberta pelo aplicativo.
Além do mais, era sempre uma incógnita pegar um táxi, você nunca sabia quanto ia dar a sua corrida.
no entanto, o aplicativo veio com o propósito do usuário já saber exatamente quanto vai gastar para percorrer determinado trajeto, antes sequer de confirmar sua corrida.
A Airbnb, acabou com aquele problema de querer alugar um imóvel por temporada em determinada cidade.
Anteriormente, era um processo bastante cansativo encontrar um imóvel que viesse cobrir suas necessidades.
Ficou muito mais fácil alugar uma casa com vista pra praia com 3 quartos e 2 suítes do que ficar folheando classificados de jornais de outros Estados.
Sem contar o tanto de pessoas mal intencionadas que alugavam imóveis que na verdade sequer existiam.
Perceba que todas estas empresas apenas mudaram a experiência do cliente, em um negócio que já existia.
E isto só foi possível devido a internet, e estes novos modelos de negócio acabam contribuindo pro crescimento do e-commerce.
Conclusão
A internet veio para ficar. Não há nada que possa fugir desta realidade.
Ela vem modificando desde a forma de consumirmos, até os nossos hábitos diários.
Portanto, podemos perceber que se você deseja que sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, é melhor você começar a pensar uma forma de se adaptar a esta realidade.
Enfim, todas as empresas estão na internet. Umas para fazer negócios, outras apenas para servem avaliadas por seus clientes.
Não abandone seu cliente. Acompanhe ele onde ele estiver, e certamente ele esta na internet.