Você está navegando tranquilamente pela internet e, de repente, aparece um anúncio chato de um produto que você estava pesquisando.
Ou você fala sobre um produto e, como mágica, começa a receber vários anúncios sobre aquele produto.
Para leigos, esses “anúncios mágicos” são a mais alta representação de tecnologia.
Para nós, se trata apenas de remarketing, ou seja, uma estratégia de marketing veiculada para uma pessoa que já demonstrou interesse pelo produto em outras oportunidades.
Agora, você sabia que é possível aumentar sua conversão de vendas através do remarketing?
Para aprender como fazer remarketing, confira o texto a seguir e descubra as principais estratégias.
O que é remarketing?
O remarketing é uma estratégia usada no marketing para alcançar clientes em potencial que já interagiram com uma marca ou visitaram um site, mas não concluíram uma ação desejada, como fazer uma compra.
Em resumo, o remarketing envolve a exibição de anúncios direcionados a esses indivíduos em várias plataformas online, induzindo-os a retornar e comprar.
Só para ilustrar, o remarketing utiliza tecnologias de rastreamento, por exemplo, cookies, para identificar e rastrear usuários enquanto navegam na Internet.
Quando um usuário visita um site, suas informações são coletadas, permitindo que os anunciantes criem anúncios personalizados que se alinham com seus interesses.
Ao segmentar, com precisão, o interesse dos potenciais clientes que demonstraram interesse, o remarketing pode melhorar significativamente as taxas de conversão e maximizar o ROI das suas campanhas de marketing.
Quais são as vantagens do remarketing?
Uma campanha de remarketing pode ser benéfica tanto para produtores quanto para afiliados.
Por isso, nós separamos os principais benefícios que atendem ambos perfis.
Para produtores:
- Maiores taxas de conversão: o remarketing permite que os produtores segmentam usuários que já demonstraram interesse em seus produtos, aumentando a probabilidade de conversão e gerando vendas mais altas;
- Melhor conscientização da marca: ao reengajar visitantes, o remarketing ajuda a manter a marca do produtor em destaque, reforçando o reconhecimento da marca;
- Redução no CPC e CAC: o remarketing costuma reduzir o custo de aquisição de clientes, assim como o custo do clique, já que os usuários impactados conhecem a marca e, principalmente, as promessas de transformação.
Para afiliados:
- Maior potencial de comissão: uma campanha de remarketing gera maiores taxas de conversão, afinal, conseguem converter um público que provavelmente seria impactado pelo anúncio de outro anunciante;
- Duração estendida do cookie: produtores que utilizam o remarketing disponibilizam cookies de maior duração. Isso, consequentemente, gera aos afiliados uma janela maior de oportunidade para ganhar comissões dos usuários que retornaram para fazer uma compra.
Principais estratégias de remarketing para não-clientes
Existe diferença entre fazer remarketing para clientes e não-clientes?
Essa é uma dúvida recorrente dos empreendedores digitais que ainda não aplicam essa estratégia com eficiência.
Pensando nisso, viemos apresentar as principais estratégias de remarketing para não-clientes. Veja!
Recuperação de carrinho abandonado
Segundo um estudo da Barilliance, realizado em 2020, a taxa média global de abandono de carrinho no e-commerce está em torno de 77,73%.
Agora, imagine perder a oportunidade de vender para todas essas pessoas que já tiveram contato com a sua marca?
Na recuperação de carrinho abandonado, você pode utilizar o pixel para rastrear os usuários que chegaram no checkout, mas não compraram.
Na Monetizze, por exemplo, você ainda pode habilitar a função “habilitar carrinho” para aumentar a conversão de vendas.
Veja como habilitar essa funcionalidade na central de ajuda.
Recuperação parcelada
Na recuperação parcelada, quando o consumidor tenta efetuar a compra, mas o cartão é recusado por saldo insuficiente, um pop-up se abre oferecendo a compra através da recuperação parcelada.
Em resumo, as cobranças são realizadas de acordo com o valor escolhido pelo consumidor mensalmente até a sua conclusão.
Vamos supor, por exemplo, que um cliente queira comprar um produto de R$ 3 mil parcelado em 12x sem juros, ou seja, 12 parcelas de R$ 250,00.
Após inserir os dados do cartão de crédito, sua compra não pode ser concluída por saldo insuficiente.
Na recuperação parcelada, o consumidor pode pagar apenas R$ 250,00 sem precisar ter o limite completo no cartão de crédito disponível. Em outras palavras, basta que ele tenha R$ 250,00 disponível no cartão por mês para a compra ser validada.
Vale destacar que essa opção está disponível apenas para produtos digitais que possuem cobrança única e/ou para compras realizadas através de cartão de crédito.
Caso você tenha interesse em ativá-la, precisará configurá-la na plataforma. Dessa forma, as comissões, tanto do produtor, quanto de seus afiliados, também serão parceladas, ou seja, à medida que o consumidor for realizando o pagamento das parcelas o valor será creditado para ambos.
Recuperação X1
A recuperação X1, nova funcionalidade da Monetizze, permite que produtores e afiliados entrem em contato com o consumidor direto pela plataforma.
Neste caso, você pode entrar em contato pelo WhatsApp e fazer a estratégia de conversão no X1.
Para mais informações, confira o guia completo para converter consumidores através do X1.
Principais estratégias de remarketing para clientes
No remarketing, também há aquelas ocasiões em que o usuário se tornou seu cliente, mas comprou apenas um produto, seja por falha na sua comunicação ou inexistência de um funil de vendas.
Por isso, você pode criar uma campanha de remarketing para clientes e, assim, aumentar o LTV (receita média que um cliente irá gerar com a sua marca).
Inclusive, a Monetizze possui uma funcionalidade específica de remarketing para clientes.
Confira a seguir!
Televendas
O Televendas Monetizze é uma rede de call center focada em atingir o melhor resultado para sua empresa.
Com ele, é possível oferecer:
- Upsell;
- Cross sell;
- Amostra grátis.
Quando um produtor ou afiliado realiza uma venda na Monetizze, o cliente entra para uma lista qualificada. A partir dessa lista, o time de Televendas entra em contato poucos minutos visando realizar outras vendas logo após a primeira compra.
O objetivo é oferecer mais um produto por uma condição especial. Assim, o cliente receberá o novo pedido sem voltar ao checkout para realizar o pagamento.
Ou seja, o consumidor consegue confirmar a nova compra pelo telefone.
Esteira de produtos
Uma esteira de produtos é uma estratégia de marketing na qual uma empresa lança uma série de produtos sequenciais com o objetivo de aumentar o ticket médio do cliente.
O conceito de esteira de produtos baseia-se na ideia de que é mais fácil e barato vender produtos adicionais para clientes do que adquirir novos clientes.
Geralmente, a empresa oferece um produto inicial de baixo custo ou gratuito para atrair os potenciais clientes e, uma vez que eles estejam satisfeitos com esse produto, são apresentados produtos complementares de maior valor.
Na Monetizze, você pode criar sua esteira de produtos, seja com produtos próprios ou de afiliação.
Na esteira de produtos próprios, é possível adicionar outros produtos como order bump ou upsell.
Já na esteira de produtos de afiliação, o produtor consegue adicionar produtos a partir do upsell crossover.
Caso você seja um afiliado, a melhor maneira de aumentar o ticket médio é se afiliar a produtos que possuam uma esteira de produtos. Inclusive, o funil tripwire é uma das esteiras mais rentáveis do digital.
Principais canais de remarketing
Para executar uma campanha de remarketing, você precisa utilizar os canais corretos.
Por isso, confira a seguir como fazer remarketing nos canais oficiais da marca.
E-mail marketing
O remarketing por e-mail é uma estratégia poderosa para se reconectar com clientes em potencial que demonstraram interesse em seu produto, mas ainda não fizeram uma compra.
E a melhor parte: tanto produtores ou afiliados podem utilizar o e-mail para fazer remarketing, desde que tenha uma lista de contatos engajada.
A partir daí, você deve seguir um passo a passo para estruturar sua campanha de remarketing pelo e-mail:
- Segmente seu público: antes de tudo, divida sua lista de e-mail com base em vários critérios, como carrinhos abandonados ou compras anteriores. Isso permite que você personalize suas mensagens e segmente grupos específicos com conteúdo relevante;
- Crie linhas de assunto atraentes: prenda a atenção do seu público com linhas de assunto cativantes que os estimulem a abrir seus e-mails. Lembre-se que os usuários já te conhecem, logo, pode usar elementos característicos da sua marca para chamar a atenção desse usuário;
- Personalize seu conteúdo: adapte o conteúdo do seu e-mail às preferências e necessidades de cada segmento. Inclua recomendações personalizadas, ofertas exclusivas ou descontos para incentivá-los a agir;
- Use visuais atraentes: incorpore imagens e vídeos atraentes que mostrem seus produtos ou demonstrem seus benefícios. Mas, não exagere, pois seu e-mail pode cair na caixa de spam caso tenha muitos elementos visuais;
- Crie um senso de urgência: incentive a ação imediata incorporando ofertas por tempo limitado, cronômetros de contagem regressiva ou datas de vencimento. Isso pode criar medo de perder (FOMO) e fazer com que os usuários comprem mais rápido;
- Teste e otimize: monitore continuamente o desempenho de suas campanhas de e-mail. Faça testes A/B, experimente diferentes linhas de assunto, variações de conteúdo e frases de chamariz para identificar o que ressoa melhor com seu público. Depois, use métricas como taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão para refinar sua abordagem.
Ao implementar essas estratégias, você pode reengajar clientes em potencial através do remarketing por e-mail e aumentar suas chances de convertê-los em clientes.
Rede de Display
A campanha de remarketing na rede de display utiliza seus dados para criar segmentos de público no Google Ads e exibir anúncios para pessoas que visitaram seu site anteriormente.
Ao configurar a rede de display pela primeira vez, você também concluirá o processo para criar sua tag e segmentos de dados.
Para criar uma campanha da Rede de Display, siga estas etapas:
- Abra sua conta do Google Ads e clique no ícone “Campanhas”;
- No menu da seção, clique no menu suspenso “Campanhas”;
- Selecione “Campanhas”;
- Clique no botão de “mais” e escolha “Nova campanha”;
- Escolha o objetivo de campanha entre as opções: “Vendas”, “Leads”, “Tráfego do site” ou “Reconhecimento e alcance da marca”;
- Selecione “Display” como o tipo de campanha;
- Forneça a URL do site da sua empresa;
- Insira um nome para sua campanha;
- Clique em “Continuar” para prosseguir;
- Especifique sua estratégia de lances e orçamento. Seu orçamento determina a frequência e a visibilidade de seus anúncios, enquanto a estratégia de lances determina a alocação do orçamento;
- Insira seu orçamento diário, que representa o valor médio que deseja gastar por dia. NOTA: seu gasto mensal máximo será seu orçamento diário multiplicado por 30,4 (o número médio de dias em um mês). Lembre-se de que, em alguns dias, você pode gastar mais ou menos do que seu orçamento diário;
- Escolha sua estratégia de lances: as campanhas na rede de display oferecem suporte ao “Lances inteligentes”, que utiliza o machine learning para otimizar as conversões ou o valor da conversão em todos os leilões. O Lances inteligentes consegue gerenciar seus lances sozinho e, consequentemente, ajudá-lo a atingir suas metas de desempenho;
- As campanhas na rede de display sugerirão uma estratégia de lances com base no objetivo de sua campanha. Se preferir não usar a estratégia de lance sugerida, você pode selecionar manualmente uma: “CPA desejado”, “Maximizar cliques”, “Maximizar conversões” ou “CPM visível”;
- Se você não deseja utilizar “Lance inteligente”, pode optar pelo CPC manual como sua estratégia de lance;
- Selecione as localizações geográficas onde deseja exibir seus anúncios ou exclua determinadas localizações. As exclusões podem ser úteis se você estiver segmentando uma área maior, mas quiser evitar locais específicos nessa área. Por exemplo, você pode segmentar o Brasil inteiro, exceto em um determinado estado ou cidade;
- Especifique os idiomas que deseja segmentar: os anúncios que você criar devem estar nos idiomas selecionados;
- Escolha suas opções de segmentação: na seção “Segmentação”, o remarketing dinâmico entra em ação. Para uma segmentação ideal, selecione “Automatizado” para aproveitar os recursos de aprendizado de máquina do Google para alcance máximo, isso inclui a utilização de seus segmentos de dados. Se preferir segmentar apenas segmentos específicos, defina a segmentação como “Manual” e escolha manualmente os segmentos desejados;
- Ao rastrear sua tag global do site, o Google pode identificar os melhores públicos para você selecionar. Depois de selecionar manualmente uma lista das opções disponíveis, clique em “Concluído”. Você também pode incorporar opções de segmentação adicionais e ativar a “Expansão de segmentação”, que permite ao Google segmentar os públicos de melhor desempenho para seus anúncios;
- Adicione quaisquer configurações adicionais conforme necessário;
- Prossiga para criar seus anúncios gráficos;
- Revise sua campanha. Na página “Revisão”, você terá a oportunidade de revisar todas as opções de configuração. Aqui, você pode resolver quaisquer problemas destacados nas notificações de alerta clicando em “Corrigir”;
- Por fim, clique em “Publicar campanha”.
Vale ressaltar que você também pode criar a campanha sem publicá-la. Neste caso, ela será salva como rascunho.
Meta Ads
O remarketing no Meta Ads é mais estratégia de remarketing da Meta, proprietária do Facebook Ads.
Em uma campanha de remarketing no Meta Ads, você consegue criar diferentes tipos de anúncios, como imagens, vídeos ou carrosséis, e personalizá-los com base nos interesses e comportamentos do público.
Nas redes sociais, via de regra, as pessoas não estão querendo comprar. Elas apenas querem se entreter. Logo, você precisa ser mais persuasivo do que nas estratégias de remarketing na rede de display do Google.
E, para rodar uma campanha de remarketing no Meta Ads, são necessárias algumas etapas. Veja como fazer:
- Pixel do Facebook/eventos do aplicativo: implemente o pixel do Facebook em seu site e utilize os eventos padrão para registrar as atividades relacionadas aos produtos do seu catálogo, como visualizações, adições ao carrinho e compras. Caso queira direcionar anúncios para usuários de um aplicativo móvel, é possível configurar eventos específicos para o aplicativo. Se tiver dúvidas sobre a configuração do pixel ou dos eventos do aplicativo, solicite a ajuda de um desenvolvedor de sites ou aplicativos;
- Catálogo: para usar os anúncios dinâmicos, você precisa de um catálogo. Se possível, utilize um feed de dados de uma das integrações de parceiros do Facebook, como Shopify.
Falando agora sobre as configurações do remarketing no Meta Ads, você deve:
- Acessar o Gerenciador de Anúncios, criar um novo anúncio dinâmico ou abrir um existente;
- Na seção “Conjunto de anúncios”, localizar a opção “Público” e escolher “Fazer o redirecionamento dos anúncios” para pessoas que interagiram com seus produtos dentro e fora do Facebook;
- Selecionar uma opção de remarketing, atualizar o número de dias correspondente e escolher os produtos que deseja incluir.
NOTA: se você optar por usar a opção “Combinação personalizada”, especifique as interações do público que deseja incluir ou excluir. Por exemplo, é possível incluir pessoas que adicionaram produtos ao carrinho nos últimos 45 dias e excluir aquelas que efetuaram uma compra no mesmo período.
A execução de uma campanha de remarketing por meio do WhatsApp pode ser uma maneira eficaz de aumentar as conversões de vendas.
Para isso, você precisa:
- Construir sua lista de contatos: obtenha o número dos usuários através da recuperação de carrinho disponível na plataforma. Depois, monte sua lista de contatos. NOTA: As listas de transmissão também servem, mas são pouco personalizadas. Por isso, elas tendem a não trazer tanto resultado quanto mensagens enviadas separadamente;
- Escreva uma copy para remarketing: a mensagem de remarketing no WhatsApp deve ser persuasiva ao ponto do usuário comprar seu produto. Por isso, a sequência de mensagem deve ser estruturada usando estratégias de copywriting para converter esses usuários;
- Configure a API do WhatsApp Business: conecte-se a um Provedor de Soluções de Negócios do WhatsApp (BSP) para obter o acesso necessário à API e integrá-la ao seu CRM existente ou ferramentas de marketing;
- Software de automação de WhatsApp: você deve escolher um software que cumpra com seus objetivos de remarketing e não fira as diretrizes da Meta;
- Automatize mensagens: use um chatbot ou ferramenta de automação para enviar mensagens personalizadas para seu público de remarketing.
- Acompanhe o desempenho da campanha: para isso, verifique taxas de cliques, conversões e feedback do cliente. Otimize continuamente suas mensagens para melhorar os resultados.
Além disso, lembre-se de cumprir as políticas do WhatsApp, respeitar a privacidade do usuário e fornecer opções de exclusão de contato.
Sem falar, ainda, nas boas práticas para melhorar a qualidade da estratégia de remarketing no WhatsApp. Veja:
- Após 2 ou 3 dias de ter enviado sua oferta pelo WhatsApp sem obter uma compra, convide o contato para ingressar no Telegram ou em um grupo específico no WhatsApp;
- Comece a fornecer conteúdo relevante para o seu público-alvo por meio do Telegram ou pelo grupo do WhatsApp, sempre tratando de assuntos do seu nicho ou produto;
- Estimule o engajamento, crie conexão com o público e estabeleça uma relação de parceria;
- Crie o desejo pelo seu produto, destacando as transformações que ele pode proporcionar;
- Incorpore provas sociais, como feedbacks e depoimentos de clientes satisfeitos, demonstrando as mudanças que seu produto trouxe para a vida das pessoas;
- Tenha paciência e evite enviar links de vendas de forma constante nos grupos. Espere de 10 a 15 dias antes de fazer uma nova oferta;
- Utilize o gatilho da escassez, oferecendo descontos ou bônus exclusivos para os participantes do grupo de lançamento no WhatsApp, por exemplo.
SMS
A campanha de remarketing para SMS é muito semelhante à campanha para WhatsApp.
Você precisa construir uma lista, escrever uma copy, escolher um software para envio de mensagem e acompanhar o resultado da campanha.
O SMS ainda possui a vantagem de funcionar com menos texto. Ou seja, você consegue fazer envio em massa com baixíssima personalização.
Vale destacar que o SMS é mais uma estratégia de remarketing. Para aumentar a taxa de conversão de maneira relevante, você precisa aplicar o remarketing em outros canais.
Conclusão
Neste texto, nós vimos o que é remarketing e como aplicar essa estratégia para aumentar sua conversão de vendas.
Sem dúvidas, o remarketing é uma das maneiras mais baratas para aumentar o faturamento do seu negócio. Mas, ela não é a única!
Existem outras formas de escalar suas vendas, principalmente quando falamos em funil de conversão.
Por isso, nós criamos um material sobre funil de conversão especificamente para ajudá-lo a escalar seu negócio.
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