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As origens

O dia vinte e oito de Abril é a data escolhida atualmente para se comemorar o Dia Mundial da Educação.

Foi neste mesmo dia no ano dois mil que aconteceu o Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal.

No entanto, a ONU não considera o dia vinte e oito de Abril como Dia Mundial da Educação. porém, a data passou a ser considerada como tal, pois neste Fórum de Dakar foram estabelecidas metas para que se obtenha uma educação melhor em todo o mundo, a chamada Declaração de Dakar.

Entre outras diretrizes a Declaração de Dakar estabelece que todos os 164 países signatários deveriam até 2015:

1 – Expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis

2 – Alcançar a educação primária universal, particularmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas.

3 – Garantir acesso igualitário de jovens e adultos à aprendizagem e a habilidades para a vida.

4 – Alcançar uma redução de 50% nos níveis de analfabetismo de adultos até 2015

5 – Alcançar a paridade e a igualdade de gênero.

6 – Melhorar a qualidade de educação e garantir resultados mensuráveis de aprendizagem para todos.

A educação no Brasil

Será que o Brasil tem motivos para comemorar o Dia Mundial da Educação?  Segundo relatório emitido pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, O Brasil só conseguiu cumprir duas das metas citadas acima nos 15 anos que teve para isto. foram elas:

  • Alcançar a educação primária universal, particularmente para meninas, minorias étnicas e crianças marginalizadas.
  • Alcançar a paridade e a igualdade de gênero.

Portanto, podemos concluir que em 15 anos, conseguimos cumprir 20% do acordo que firmamos no ano 2000.

Porém, não devemos levar em conta somente os dados relacionados ao não cumprimento total da Declaração de Dakar.

Existem outros dados que também são alarmantes quando o assunto é a educação no Brasil.

Segundo o MEC, 7 em cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em Português e Matemática.

Dessa forma, podemos concluir que está havendo mais escolaridade do que aprendizado de fato. E que alguns desses alunos até poderiam ler o título deste post: Dia Mundial do Livro, que não saberiam atribuir significância a ele.

 

Como modificar a situação?

Agora que já sabemos as origens do Dia Mundial da Educação e do quadro atual do Brasil neste quesito, é hora de pensarmos em alternativas que possam ajudar a modificar este quadro.

A tecnologia se apresenta como uma grande aliada para mudarmos os índices da educação no Brasil.

O Brasil é um país com dimensões continentais. voltemos a analisar alguns dados: Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui 1.382 municípios com menos de 5 mil habitantes. A população somada destes municípios dá algo em torno de 4.617.749 habitantes.

Você já pensou como é difícil um Município com uma população tão reduzida ter uma Escola?

Primeiramente, é preciso contratar professores que estejam dispostos a residir nessas cidades. Ou então saírem de suas casas, irem até elas dar aula e depois voltarem.

Ao mesmo tempo, a arrecadação desses municípios, em grande parte é deficitária. Manter toda essa estrutura não é uma opção para a maioria deles.

E a maioria dos habitantes nem sequer sabem que existe um Dia Mundial da Educação.

Tecnologia: Uma aliada importante.

Uma saída interessante para que se melhore a qualidade e o acesso do ensino não somente nos municípios citados, mas no Brasil em geral, é utilizarmos a tecnologia.

No caso que citamos, seria muito mais prático e econômico, que se construísse um centro de estudos via internet.

Nele os professores poderiam ministrar suas aulas a distância. Isso também promoveria a inclusão digital.

Pode parecer um projeto futurístico. Longe da realidade brasileira. No entanto, não é bem assim.

Algumas escolas já utilizam material totalmente digital durante o ano letivoo diferencial é que o material digital não é estático como o livro.

Nele você pode ver uma animação das células do corpo humano reconstituindo um pedaço de pele, por exemplo.

O mundo digital como fonte de conhecimento

Como já vimos, a tecnologia já é uma realidade no ensino de algumas escolas do Brasil.

Porém, ela não se limita a isto. Cada dia mais aumento a venda de Livros Digitais pela internet. Os chamados e-book’s.

Já pensou como seria difícil para moradores de pequenas cidades terem acesso ao livro de um de seus autores prediletos?

Mais uma vez a tecnologia surge como uma solução. Elas podem comprar estes livros pela internet, receber eles imediatamente e sentados no sofá da sala.

Mas calma que não é só isso. Muitas localidades não contam com uma escola de música, por exemplo.

Hoje a internet dispõe de cursos completos dos mais variados instrumentos musicais que se possa imaginar.

Portanto, como podemos ver, a acessibilidade ao conhecimento está ficando cada dia mais fácil graças às novas tecnologias, como a internet por exemplo.

O quadro para o futuro é otimista. Quem sabe daqui mais quinze anos o Brasil não tenha cumprido todas as suas metas e possamos verdadeiramente comemorar o Dia Mundial da Educação.

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