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e-mail marketing

Olá, tudo bem?

No dia 5 de Outubro aconteceu o Empreende Monetizze e conversando com alguns participantes eles pediram mais conteúdos sobre e-mail marketing em nossos canais oficiais.

Pois bem, estamos atendendo os pedidos de vocês!

Se você está se perguntando: ué, mas o e-mail marketing não morreu? – Não, não morreu e está bem vivo!

Alias, tome MUITO cuidado para não entrar nessa onda de matar tudo quanto é coisa no Marketing Digital quando aparecem novidades e novos canais para se trabalhar.

Afinal o Rádio, a TV e as mídias out of home (Outdoor, Placas em bancas de Revista e Painéis Backlights/Frontlights) ainda estão aí não é mesmo?

E meu objetivo neste post não é criar um guia definitivo do que você pode ou não fazer.

Eu não gosto de ditar regras, pois isso realmente não existe, principalmente no nosso dia-a-dia que as coisas mudam muito rápido!

E aproveitando que toquei nesse assunto de guia definitivo e regras prontas, desconfie de quem te passar receitas prontas e regras específicas em qualquer segmento do Marketing Digital ou de Afiliados.

Afinal, cada segmento e cada nicho funcionam de maneiras diferentes, pois tratam com pessoas e nós somos diferentes. Mesmo pessoas com muitas afinidades reagem diferentes em situações muito semelhantes.

Então, vou compartilhar aqui o que aprendi com o tempo de experiência que tenho no marketing digital e o que eu fiz e que funcionou com clientes que já trabalhei.

Procure extrair insights e ver o que você pode fazer para melhorar os resultados que você já tem hoje, ou se basear nestes tópicos para começar de alguma maneira e ir adaptando para sua realidade.

Combinado?

tipos de emails marketing: campanha e fluxo de nutrição

Então, neste post você vai ver:

E-mail Marketing para Produtores e Afiliados – Foco em Conversão!

Minha ideia é organizar e te ajudar num processo de trabalho com e-mail marketing.

Por favor, deixa seu comentário me contando o que achou do conteúdo ok?

E se você gostar, compartilha com sua equipe e com qualquer pessoa que queira trabalhar com e-mail.

O e-mail marketing não morreu e nem vai

Por que digo isso com tanta propriedade?

Por que hoje você não consegue comprar absolutamente nada na internet sem uma conta de e-mail.

E sabemos que o e-commerce está bombando e principalmente o Marketing de Afiliados.

As pessoas cada vez mais vão comprar pela internet.

Com smartphones cada vez mais em conta e populares no Brasil e a qualidade do 4G melhorando a gente abre e-mail e usa o celular o dia todo.

Com navegadores e sistemas operacionais cada vez mais preocupados com a experiência do usuário e bloqueando anúncios interruptivos, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing estão bombando e a publicidade cada vez mais está inserida dentro de conteúdo e nós recebemos muitos destes conteúdos por e-mail.

Quem aqui não baixou um e-book ou já se inscreveu para participar de um Webinar?

Além disso, apesar da popularidade das mídias sociais como Instagram, Youtube, Linkedin, Whatsapp e Telegram entre muitas outras, não podemos nos dar ao luxo de não ter o domínio sobre nossos contatos ou seguidores.

Nós já vimos, que essas ferramentas podem, do dia para a noite, banir uma conta com mais de 1 milhão de seguidores e você ter que recomeçar do zero caso você não siga a política de uso e termos deles ou no caso, receber muitas denúncias.

Então, se você é produtor ou afiliado precisa sim, focar em construir listas de emails de pessoas qualificadas no produto ou serviço que você trabalha e depois disso, você precisa se relacionar com esses leads.

Para captar e-mails eu já escrevi um post bem completo falando da Importância de ter boas páginas de vendas no marketing de afiliados. Construir sua autoridade e procurar engajar com esse publico deve ser seu objetivo. Diga aí se você já leu este post e o que achou dele!

E é por isso, que eu trouxe aqui o que você precisa saber sobre e-mail marketing.

Email Marketing para Afiliados e Produtores

Campanhas de e-mail Marketing

O primeiro tipo de e-mail marketing que você precisa planejar são campanhas.

Existem mil e uma maneiras de você usar campanhas de e-mail marketing, olha aí alguns exemplos:

  • Datas comemorativas;
  • Newsletters ou Assinatura de conteúdo de blog;
  • Convites para eventos;
  • Venda de produtos/serviços;

O importante aqui é você se planejar.

Crie um calendário de datas comemorativas durante o ano todo que faça sentido você abordar no seu nicho.

E crie um planejamento de ações como indico no segundo item da lista abaixo.

  • Preparação;
  • Planejamento;
  • Criação;
  • Gestão dos contatos;

Se você vai trabalhar em equipe, você precisa definir uma pessoa para cada um destes passos ou conciliar para ver quem pode assumir qual atividade e se uma pessoa pode assumir mais de um tópico dentro de cada item.

Preparação

  1. Definição de equipe;
  2. Plataforma de envio;
  3. Orçamento;

1.  Defina se você consegue delegar tarefas para profissionais capacitados, como a criação de uma arte ou a extração de uma base segmentada do seu CRM.

2. Existem muitas plataformas no mercado, das gratuitas ou com algumas funcionalidades pagas até as mais completas. Escolha a que tenha o melhor custo benefício para você e o momento que seu negócio se encontra.

Neste post, dediquei um tópico para recomendar algumas ferramentas.

3. Defina quanto você tem de orçamento, seja para pagar as pessoas envolvidas no processo ou seja para você otimizar tempo e contratar uma ferramenta mais completa e com funcionalidades adequadas para facilitar sua vida.

Planejamento

  1. Persona;
  2. Definição de ciclos de envios e ações;
  3. Frequência e Sazonalidade;
  4. Objetivos e metas;
1. Persona

Não tem como fugir.

Sempre que você precisar fazer qualquer ação, seja no marketing digital ou de afiliados, você precisa conhecer e entender bem o comportamento do seu cliente em potencial.

Para isso, precisa definir sua persona.

Este é um trabalho mais estratégico e se você puder, escolha o profissional mais experiente da sua equipe.

2. Definição de ciclos de envios e ações;

Você precisa definir para seu caso o que é mais adequado.

Enviar um e-mail por semana para toda a base? Enviar dois emails por semana para bases distintas?

Faça um checklist para ver todas as atividades que precisam ser feitas para que ninguém esqueça de nada.

 

Email Marketing para Produtores e Afiliados
Exemplo de e-mail enviado para quem participou do Empreende sobre a Escola Monetizze.

 

3. Frequência e Sazonalidade;

Já falei que você precisa criar o seu calendário de envio de acordo com as datas que faz sentido você trabalhar com seu produto;

Defina uma frequência e garanta que todas as ações definidas no tópico anterior sejam cumpridas a risca.

4. Objetivos e metas;

Nenhum planejamento está bem feito se você não decidir o que você deseja e o que é sucesso para você na sua campanha.

Então defina quantas vendas precisa ter, quantos emails na sua base, taxa de abertura e qual o engajamento médio das suas campanhas.

Este é o primeiro passo para depois você pensar em otimizar estes resultados.

Criação

  1. Remetente, Assunto, Pre Header;
  2. Diagramação e codificação;
  3. Call to Action;
  4. Otimização Mobile;
  5. Landing Pages;

O item 2 e o 4 requerem um conhecimento um pouco mais específico e aprofundado. Sugiro você ter um webdesigner no time.

Ou usar templates prontos de ferramentas para não se preocupar com isso.

Já os itens 1,3 e 5 o mesmo profissional que faz o planejamento pode fazer.

Se você estiver num mundo ideal, defina o profissional que entenda de copywriting para criar estes textos.

Gestão dos contatos

  1. Métodos Online de captação;
  2. Métodos Offline de captação;
  3. Parcerias de envio;
  4. Segmentação;
  5. Normalização de bases;
  6. Validação;

São muitos itens nesse tópico para abordar com profundidade cada um deles.

Então, pensa em Landing Pages para eventos Online e eventos Offline pensando nas características de cada público.

Você pode sim, criar parcerias com empresas, mas lembre-se de deixar claro já no inicio da parceria que quem se inscrever nesta ação será abordado pelas duas empresas.

Elas precisam dar este consentimento e estarem cientes que a ação é uma parceria entre marcas ok?

Para uma boa campanha de e-mail marketing funcionar você precisa de bons contatos. Segmentar sua base por interesses ou produtos.

Quanto mais organizada e segmentada for a sua base, melhor seus resultados.

Imagina você mandar um produto de uso feminino para homens?

A chance da campanha dar certo é muito baixa.

Agora, se você mandar um e-mail para homens dizendo como você pode encantar suas mães ou esposas com este produto, usar uma linguagem e apelos direcionados para homens que querem presentear mulheres, suas chances aumentam muito!

Tipos de e-mail marketing: campanhas e fluxo de nutrição

e-mails para Fluxo de Nutrição

Os fluxos de nutrição são igualmente importantes em qualquer estratégia de e-mail marketing.

Mais para frente vamos falar de ferramentas e o fluxo de nutrição pode e deve ser automatizado.

Porém, o fato de ser automatizado não quer dizer que ele não deva ser personalizado.

Esta é a vantagem de criarmos estratégias de captação de leads bem pensadas, para pedir somente os campos que sejam estritamente necessários no formulário para que você possa personalizar da melhor maneira possível seus emails.

O objetivo do fluxo de nutrição é fazer com que seu lead de topo de funil avança na jornada de compra dele até que esteja preparado para comprar de você.

 

Email Marketing para Produtores e Afiliados
Exemplo de fluxo de nutrição da ferramenta RD Station Marketing

Com as ferramentas de automação você pode filtrar quem abriu ou não seu email, quem clicou ou não, enviar uma série de e-mails somente para quem clicou em determinado link dentro do e-mail.

O segredo é você precisa ter conteúdos e estratégias para captar e se relacionar com seus leads em todas as etapas dele no processo que ele está pesquisando e decidindo pela compra do seu produto.

O trabalho de e-mail marketing deve ser muito estratégico e agregar valor para seu contato. Desta forma você vai converter e ter sucesso, senão, vai virar spam na caixa de e-mail e prejudicar a reputação do seu domínio.

Vou dar um exemplo prático.

Topo, meio e fundo de funil

Funil de Marketing

Você acabou de baixar um e-book falando sobre o que é a Diabetes e como ela age no corpo das pessoas.

É um conteúdo de topo de funil, para quem acabou de descobrir que tem diabetes ou que algum parente próximo possui a deficiência de insulina.

Então a pessoa pesquisa no Google ou nas Mídias Sociais para entender melhor.

Neste e-book, ela entende como a Diabetes funciona e principalmente a importância da alimentação e de não consumir alguns alimentos e refrigerantes.

Para baixar este e-book você pode pedir apenas o e-mail para esta pessoa.

Após ela baixar este e-book você pode programar para dentro de 3 dias enviar um novo e-mail, com um artigo de blog que fala os tipos de alimentos que mais se transformam em açúcar depois de consumidos.

Uma semana depois, você pode enviar um novo e-mail divulgando uma live com um especialista em nutrição que vai abordar o tema. Ao final da live, você pode oferecer um e-book com receitas para diabéticos, por 47 reais.

Porém esta pessoa, vai perceber que com a rotina dela corrida ela vai ter dificuldades em cozinhar sempre e preparar estas refeições.

Você fez com que ela identificasse este problema.

Aqui você está no meio do funil.

Após alguns dias, você envia um e-mail falando que possui um sistema de entrega de marmitas prontas, balanceadas e preparadas exclusivamente para quem tem diabetes e não tem tempo de cozinhar seguir uma dieta balanceada.

Então, tendo esse seu funil definido de topo, meio e fundo de funil você consegue criar um fluxo de nutrição dos seus leads para quem até então não te conhecia até ele descobrir que apesar de ter o livro de receitas mas não ter tempo de cozinhar (meio de funil) comprar a assinatura do envio das marmitas prontas com 1 refeição diária, por exemplo.

Claro que você é a melhor pessoa para entender quantos emails, etapas ou tempo seu consumidor pode levar para decidir ou não comprar de você. E claro, faça testes para ir melhorando seu processo.

Espero que este exemplo tenha ficado claro para você!

Boas práticas na construção de e-mails

Encare e-mails como anúncios publicitários. Eles precisam ser atrativos desde o assunto, para se destacarem em nossas caixas de entrada e serem clicados.

Eles precisam ser leves e curtos e principalmente, ter um objetivo muito claro!

Evite ao máximo colocar 2 ou 3 objetivos num único e-mail.

Você precisa direcionar o leitor a realizar exatamente a ação que você deseja.

Para isso. vou colocar aqui os principais elementos que você deve focar para seu e-mail ser um sucesso de conversões.

Remetente e Assinatura

Evite ao máximo criar emails genéricos, como equipe, atendimento ou o pior de todos naoresponda@suaempresa.com.br

Nós gostamos de falar com pessoas.

Então defina se será o CEO da sua empresa que irá assinar toda a comunicação por e-mail do seu produto ou se será um especialista ou um responsável pelo marketing.

Veja que no nosso exemplo acima, quem enviou o e-mail divulgando a Escola Monetizze foi nosso diretor de Marketing, Rafael Rez, que também foi quem abriu e apresentou os palestrantes no Empreende Monetizze.

Ou seja, uma pessoal real e conhecida por vocês.

Torne seu e-mail mais pessoal, e inserir uma foto com o cargo e perfis de mídias sociais de quem está enviando o e-mail é super recomendável.

Assunto

É o seu anúncio publicitário dentro da caixa de entrada dos seus possíveis clientes.

Lembre-se, todos nós recebemos muitos e-mails e muitas vezes coisas que não são interessantes, de empresas que só querem vender para gente sem se preocupar se estamos realmente interessados ou não.

Use a criatividade aqui, insira emojis, procure usar gatilhos mentais e instigar a curiosidade para que seu email seja clicado e aberto. Se isso não acontecer, sua campanha ou fluxo de nutrição, vai por água abaixo.

Fique atendo para o número de caracteres no título, se a mensagem corta ao abrir pelo celular ou não.

Procure criar assuntos entre 35 e 70 caracteres e teste, enviando o e-mail pronto para seu celular para ver como você vai ver a mensagem.

Outra informação importante é você inserir uma variável de nome no campo do assunto para seu e-mail ter o nome da pessoa ou da empresa. Estudos comprovam que essa personalização bem feita aumenta a taxa de abertura de e-mails.

Faço sempre isso e vale a pena!

Cabeçalho, rodapé e imagens

Como falei, você precisa testar sempre. As vezes e-mails sem anda, somente texto funcionam muito bem por parecerem enviados por pessoas normais, no caso de um fluxo de nutrição.

As vezes, criar uma identidade visual para o e-mail, para o seu lead identificar sua empresa ou produto numa campanha, tem um resultado melhor.

Uma coisa muito importante é o tamanho das imagens no seu e-mail.

Salve as imagens otimizadas para web, com poucos kbytes para que seu e-mail seja leve e bem fácil de carregar inclusive em conexões lentas no celular. Nunca deixe seu e-mail com mais de 500kbytes.

Crie imagens atrativas, diferente do normal. Um belo exemplo é criar gifs animados para chamar a atenção para o conteúdo do seu e-mail.

CTA

O call to action é muito importante, pois é ele que vai fazer com que seu leitor realize a ação que você planejou dentro do e-mail.A dica de ouro é evitar ordens, como compre agora, faça o download.

O texto do botão deve ser bem específico e antecipar o benefício que a pessoa vai ter. Por exemplo, no e-book de diabetes que citei nos parágrafos anteriores, o CTA ideal seria: Quero eliminar a diabetes da minha vida!

Faça com que seu leitor ache que é ele quem está tomando a decisão, mas na realidade é você quem está direcionando ele a tomar a ação que você planejou.

Conteúdo

Procure ir direto ao ponto quando for criar e-mails.

Deixe-o agradável de ler. Use frases curtas, destaque o mais importante em negrito.

Coloque o Call to Action logo no início do e-mail e deixe os argumentos ou maior parte do conteúdo abaixo dele.

Métricas de e-mail marketing

Que metricas avaliar numa campanha de email marketing?

Como falei o e-mail pode ser considerado um anúncio publicitário e para isso você precisa entender algumas coisas básicas:

  • Entregabilidade;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Vendas;

Entregabilidade

Vai mostrar a qualidade da sua base.

Se você enviar sua campanha para mil contatos e somente 10% receber, é um resultado terrível para sua campanha. Você precisa trabalhar com bases em que os contatos se inscreveram para receber seu conteúdo e a taxa de entregabilidade deve ser acima de 95%.

Várias ferramentas iniciam o envio com um teste e se a taxa de e-mails inexistentes for alta a ferramenta já barra o envio e você precisa tratar essa base.

Existem ferramentas que fazem o teste para saber se o e-mail é válido ou não e tem outras que até corrigem caso o e-mail possua algum erro de digitação.

Vou listar essas ferramentas mais pra frente no tópico Ferramentas.

Taxa de Abertura

Aqui você vai começar a medir o nível de engajamento da sua base. E o remetente e o assunto são os elementos principais que vão influenciar nesta métrica.

Uma boa taxa de abertura gira em torno de 20%. Acima disso, é considerado uma taxa de abertura muito boa.

Mas é comum termos campanhas bem estruturadas com 40% de taxa de abertura.

Você precisa entender que quanto menor a base que você está enviando os emails a chance de a taxa de abertura ser maior é alta.

Por isso a importância de segmentar e conseguir ser o mais pessoal possível e com um título super atrativo.

 

Email Marketing com foco em Conversão
Resumo de Métricas mostrada pelo RD Station Marketing para um envio de campanha

Taxa de Cliques

Uma vez que o seu e-mail foi entregue, foi aberto ele deve gerar o clique no CTA dentro do e-mail.

O ideal é focar e não colocar mais de um objetivo em cada e-mail.

Por isso, foque no link ou no CTA e já deixe claro onde o leitor deve clicar.

Na média, a taxa de cliques em campanhas de e-mail giram em torno de 3%

Mas é comum em algumas campanhas termos 10 ou até 15% de cliques no CTA.

Vendas

É o objetivo de todo empreendedor não é mesmo?

Lembre-se que suas campanhas precisam gerar vendas.

Toda sua comunicação deve ser estrategicamente pensada para chegar neste objetivo.

Você deve ter percebido que temos um funil. Muitos emails entregues, alguns menos abertos, poucos cliques e menos vendas ainda.

Este é o seu objetivo, otimizar suas campanhas para ter o máximo de vendas possíveis.

Teste A/B

Como falei lá no início do post, você precisa testar o que funciona com seu produto, com seus leads e nas suas campanhas.

Campanha de e-mail marketing: tipos e tudo que precisa saber

O que você precisa tomar como lei, é o seguinte:

Sempre, altere apenas um elemento quando for realizar qualquer teste. Se você alterar mais de um elemento como irá saber qual deles que melhorou ou piorou?

Então você pode testar:

  • número de emails num fluxo;
  • diferentes remetentes;
  • mudar o assunto;
  • alterar o texto do CTA;
  • alterar cor do botão de CTA;
  • colocar o CTA em um botão ou num link normal de texto;
  • posição do CTA (inicio, meio ou fim do email)
  • e-mail com ou sem imagem;
  • com cabeçalho e rodapé ou sem;
  • Com personalização ou sem;

São realmente muitas opções de testes que você pode fazer numa campanha ou também nos emails de fluxo de nutrição.

Ferramentas

Para finalizar, vou te recomendar algumas ferramentas que fazem automação de marketing digital e também ferramentas focadas em envio de e-mail marketing e até especializadas em e-mails transacionais ou qualificação de base como citei no item entregabilidade em métricas de e-mail marketing.

Email Marketing para produtores e afiliados

Vou separar as ferramentas por:

  • Automação de Marketing Digital;
  • Campanhas de e-mail marketing;
  • e-mail transacional;
  • validação de base;

Automação de Marketing Digital

Super completa, suporte em portugês e plano light de 59 reais para 1000 contatos e 4000 envios por mês.

Campanhas de e-mail marketing

A ferramenta do macaco simpático de boné azul é muito boa para empresas pequenas e que estão começando e te ajuda desde a construir um formulário para captação de leads até uma landing page. Também possui templates prontos de e-mails e na parte paga também faz algumas automações.Confiável e muito utilizada.

E-mail transacional

  • Mandrill (mesma empresa do Mailchimp)
  • Sendgrid (usada por inúmeras startups do vale do silício)

Validação de Base e Captação de novos leads B2B

  • Snov.io (ajuda a validar e verificar a validade de uma base de e-mail)
  • Lusha.io (coloque o domínio da empresa que você deseja falar e a extensão pro Chrome te traz os emails cadastrados naquele domínio)

Resumão

Hoje é super importante você ter uma base de contatos qualificada dos seus clientes em potenciais. A base de emails é um ativo da sua empresa. Uma forma de você ter acesso a caixa de entrada e aos celulares dos seus clientes.

Fazer um bom trabalho nas mídias sociais é fundamental para atrair possíveis contatos.

Mas o tempo todo você precisa criar oportunidades de converter seguidores e fãs em mídias sociais em leads para não depender somente das mídias sociais por serem canais que você não controla.

Feito isso, vimos que existem 2 formas de trabalhar com e-mails: Campanhas e Fluxo de Nutrição.

Dentro de Campanhas de e-mail te sugeri formas de se organizar, criando um processo para trabalhar com e-mail marketing seja montando uma equipe ou trabalhando sozinho.

Para isso você precisa fazer a Preparação, Planejamento, Criação e Gestão dos seus Contatos.

Depois eu abordei algumas boas práticas para criar e-mails que convertem.

Listei também as principais métricas que você deve verificar no seu dia-a-dia de trabalho para medir o desempenho das suas campanhas.

E finalizei te trazendo as principais ferramentas para você atuar com o e-mail marketing.

Então por hoje é só pessoal. Comentem aí dizendo se falta alguma coisa no post ou se não entenderam alguma parte ok?

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