Pular para o conteúdo

Para aprender como criar Públicos Semelhantes no Facebook você precisa entender algumas coisas antes.

Digamos que você tenha uma Landing Page. E que através de uma busca no Google determinada pessoa visite ela.
Logo após visitá-la ela preenche os campos dos formulários existentes nela.
Pois bem, você já tem uma lista de e-mails de pessoas que foram até a sua página e demonstraram interesse em seu produto. A ponto de fornecerem seus e-mails para você.

Pelo fato deste acesso ter vindo de uma pesquisa pelo Google, isso é o que se chama de Tráfego Orgânico.

Em contrapartida, há como você impactar novamente estas pessoas que visitaram essa página. Para isto será necessário fazer algum investimento em anúncios, tanto no Google quanto no Facebook e Instagram. Isso é o que se chama de Tráfego Pago.

Sendo assim, a ferramente de como criar públicos semelhantes no Facebook, é uma forma de conseguir mostrar anúncios para este público específico pagando por isso.

O que é um Público semelhante?

Suponhamos que você já possua uma lista de e-mail de clientes interessados em seus produtos.

E que essas pessoas possuam o seguinte perfil: Mulheres, com Ensino Superior, acima dos 35 anos e que residam no Brasil.

Seria interessante para o seu negócio que você conseguisse atingir mais pessoas com estas características, correto?

Sendo assim, públicos semelhantes nada mais são do que pessoas similares aos públicos que já são do seu interesse.

Portanto, aprender a como criar públicos semelhantes no Facebook nada mais é do que uma forma de atingir pessoas que têm o mesmo perfil daquelas que você já alcançou.

Quais os benefícios de se criar um Público Semelhante.

Os benefícios de se criar um público semelhante é que o Facebook, pega sua lista de e-mails, por exemplo, e rastreia contas que tenham o perfil semelhante as dos e-mails da sua lista.

Exemplificando: Sua lista de e-mails é composta por mulheres, com idade entre 40 e 60 anos, que residam no Rio de Janeiro e pratiquem yoga.

Ao enviar sua lista de e-mails para o Facebook e pedir pra ele criar públicos personalizados, ele buscará perfis semelhantes a estes com base nas contas de e-mail que você criou como seu público .

No entanto, vale ressaltar que a lista de e-mails é apenas uma fonte de contatos que pode ser utilizada para o Facebook criar seu público semelhante.

Custo x Benefício

Conforme dito anteriormente: antes de você aprender como criar públicos semelhantes no Facebook é preciso que você entenda que esta é uma ferramenta paga.

Sendo assim,  você terá que estabelecer estratégias para que seja lucrativo investir na criação dos públicos semelhantes.

Portanto, uma forma simples de se fazer isso é calcular seu CPA, custo por Aquisição. Que nada mais é do que o valor que você investiu para criar e anunciar para seus públicos semelhantes, dividido pelo número de vendas obtidos.

Por exemplo: Você investiu R$100,00 em uma campanha para seu público semelhante. No entanto você conseguiu efetuar 1.000 vendas com esta mesma campanha. O seu CPA foi de R$ 0,1. Pois, 1000 dividido por 100 é igual a 0,1.

Cada venda sua saiu por dez centavos de investimento seu.

Entretanto, vale ressaltar que quanto mais específico for seu público semelhante, consequentemente maior será o número das suas vendas e menor o seu CPA.

Por isso, é importante que você saiba direcionar muito bem suas campanhas. E saber como criar públicos semelhantes no Facebook já é uma grande ajuda.

Como criar públicos semelhantes no Facebook

Antes de começar a aprender Como criar Públicos semelhantes no Facebook é importante que você saiba algumas coisas:

⚫ É necessário que você seja administrador página da qual você está criando o público.

⚫ Você precisa ter uma base de emails para ao Facebook pesquisar o perfil e aí definir quem é semelhante.

⚫ Se não tiver base de e-mails, ter o pixel do Facebook instalado nesta página para coletar as informações.

⚫  Caso queiram através de um Público Personalizado criar o Semelhante, você precisa ser o criador do Público Personalizado.

⚫ Para que a criação do Público Semelhante seja feita através de aplicativos móveis, você deverá ser desenvolvedor ou administrador no aplicativo em questão.

Criando Públicos Semelhantes para o Facebook.

1 – Acesse os seus Públicos.

2 -No menu suspenso, clique em criar Público e selecione a opção Público Personalizado.

3 Logo após, escolha a origem do seu Público

4 – Na sequência, escolha a nacionalidade de onde você deseja encontrar um grupo de pessoas semelhantes.

5 – No controle deslizante, escolha o tamanho desejado do público.

6 – Clique em criar Público.

Vale lembrar que neste post, nós abordamos de maneira mais informativa como criar Públicos Semelhantes no Facebook. sendo assim, agora você já tem uma noção do que é, como funciona e a relação de custo e benefício.

Finalmente, para se aprofundar um pouco mais, o próprio Facebook conta com uma página de ajuda que pode te dar preciosas dicas de como criar Públicos Semelhantes.

 

Artigos relacionados