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ferramentas de marketing para Instagram

Conheça as principais ferramentas de marketing para Instagram.

Você já se perguntou como o Instagram pode ajudar a aumentar as suas vendas?

Para produtores e afiliados, a rede social de fotos e vídeos pode ser uma poderosa ferramenta de marketing digital.

Neste artigo vamos mostrar algumas das principais ferramentas de marketing para Instagram, ajudando produtores e afiliados a compreender todo o potencial que a rede oferece para aumentar suas conversões.

Introdução

O Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em 2018.

Só no Brasil, mais de 60 milhões de usuários acessam a rede social diariamente.

Com números tão expressivos, não resta a menor dúvida: produtores e afiliados precisam adotar estratégias de marketing para Instagram.

Ainda segundo dados do ano passado, 30% dos usuários do Instagram compraram um produto que conheceram pela rede.

Ou seja, pelo menos 300 milhões de usuários ao redor do mundo compram produtos que conhecem pelo Instagram.

São números difíceis de ignorar para quem trabalha com marketing de afiliados e investe em produção de conteúdo e estratégias digitais.

Sendo assim, o Instagram vem investindo cada vez mais na melhoria de suas ferramentas de vendas e métricas.

tela de foto do instagram

Instagram no Marketing de Afiliados

Quem trabalha com marketing de afiliados sabe o poder que as redes sociais tem na hora de vender um produto.

Publicar, medir, testar e ajustar são pilares de uma boa estratégia de marketing digital.

Sendo assim. uma conta comercial do Instagram permite mensurar os resultados de todas as suas publicações.

Seja de posts na timeline ou stories, orgânicos ou patrocinados, você tem total controle sobre os resultados e o retorno que seu investimento apresenta.

Tanto para produtos físicos quanto digitais, o uso de boas imagens e vídeos persuasivos tem um impacto direto no aumento das conversões.

Recentemente publicamos um artigo sobre a a importância de uma boa landing page no marketing de afiliados.

Um dos pontos abordados foi como o uso de imagens e vídeos melhoram a experiência dos usuários.

No Instagram temos a oportunidade de usar as duas mídias como excelentes argumentos de venda e validação social.

Dessa forma, quando falamos de segmentos como estética e saúde, ter a comprovação dos resultados através de imagens e vídeos torna os seus argumentos ainda mais fortes.

Além de fotos e vídeos, no Instagram também é possível transmitir lives e vídeos mais longos através do IGTV.

Ou seja, produtores e afiliados tem uma boa variedade de formatos para trabalhar com o público e seus produtos.

Mas fique atento, não cometa nenhum desses 5 erros de mídias sociais que a maioria dos afiliados comete.

gráficos instagram analytics

Ferramentas de marketing para Instagram

Hoje o Instagram oferece ferramentas de marketing que podem ser utilizadas gratuitamente em suas estratégias.

Mas nem todas estão disponíveis para qualquer usuário.

Ou seja, o primeiro passo para ter acesso a essas ferramentas é migrar para uma conta empresarial.

Ao migrar sua conta pessoal para uma empresarial, você passará a ter acesso às seguintes funcionalidades.

Estatísticas do Perfil (Instagram Analytics)

Uma das melhores maneiras de avaliar o resultado de qualquer estratégia de marketing para Instagram é através das estatísticas do seu conteúdo.

  • Qual é o alcance das suas publicações?
  • Quais fotos e vídeos tem o maior engajamento?
  • Qual é o tipo de conteúdo que mais engaja seus seguidores? Imagens motivacionais ou fotos de resultados?
  • Quais stories tiveram o maior número de visualizações e interações?
  • Como os meus anúncios performaram?

A partir de um painel simples e intuitivo, todas essas informações estão disponíveis para quem tem uma conta comercial.

Para ver o desempenho de publicações específicas, basta acessá-las a partir do seu perfil e clicar no botão “”Ver informações”.

Com esses dados em mãos, é possível avaliar e ajustar suas estratégias de acordo com os resultados obtidos.

Instagram for Business

Contato por e-mail, telefone, mensagem direta e como chegar

Ao migrar sua conta pessoal para empresarial, você ganha novas opções de configurar formas de contato.

Em um perfil pessoal, é possível enviar apenas mensagens diretas.

Já nas contas empresariais, é possível configurar um endereço de e-mail ou telefone de contato (que pode ser um número de celular/Whatsapp).

Também é possível configurar um endereço físico.

Mas esse é um caso que não se aplica muito para quem trabalha como marketing de afiliados.

Podem parecer funcionalidades pequenas, mas são extremamente importantes para o consumidor, pois abrem novos canais de comunicação com o vendedor.

Seja para dúvidas, informações ou outro tipo de interação, quanto mais canais de comunicação para o cliente final, melhor.

perfil-instagram-contato

Instagram Shopping

Segundo dados do próprio Instagram, mais de 90 milhões de usuários tocam em uma publicação de compras para saber mais sobre os produtos.

Pensando nisso, a rede social desenvolveu uma ferramenta voltada exclusivamente para vendas: Instagram Shopping.

Com ela é possível criar um catálogo de produtos na sua conta e incorporá-lo às suas publicações no feed ou nos stories.

Ao criar uma publicação com produtos marcados, além de ser exibida para o seu público, ela é compartilhada também na guia Explorar, que tem mais de 200 milhões de acessos por dia.

Todas as publicações com produtos exibem os detalhes e o valor.

Ao tocar nesse produto, o usuário é levado para uma outra página com descrição mais completa.

Nessa nova página é possível acessar a sua página de vendas, salvar o produto ou continuar explorando seu catálogo.

O Instagram tem uma área que ensina a configurar essa funcionalidade passo a passo.

instagram-shopping

Anúncios (Instagram Ads)

Talvez você não saiba, mas o Instagram pertence ao Facebook.

Ou seja, ele pode cruzar informações dos usuários de ambas as redes, permitindo criar segmentações extremamente assertivas para suas campanhas de aquisição de tráfego.

Os anúncios para Instagram podem ser criados pelo Gerenciador de Negócios do Facebook ou pelo próprio app da rede social, desde que esteja logado em seu perfil.

Na página do seu perfil existe o botão Promoções, onde as campanhas ativas serão exibidas e as novas podem ser criadas.

Em cada publicação também existe o botão “Promover”.

Ao clicar nesses botões, o usuário é direcionado para o Gerenciador de Negócios, onde os anúncios são criados e configurados.

No Gerenciador de Negócios é possível segmentar os anúncios com base em interesses, dados demográficos ou através de públicos específicos ou parecidos.

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais ferramentas de marketing para Instagram.

Elas estão disponíveis para qualquer produtor ou afiliado com uma conta empresarial.

Você pode aprofundar os seus conhecimentos sobre cada uma dessas ferramentas acessando a documentação oficial do próprio Instagram.

Ou então acompanhe nosso blog.

Faremos mais artigos voltados para essa rede social com estratégias, dicas e melhores práticas que ajudarão a impulsionar suas conversões.

Existem outras ferramentas de marketing para Instagram produzidas por terceiros que também abordaremos aqui no blog da Monetizze.

Enquanto isso, navegue pelo nosso conteúdo que tem muita coisa bacana e tente aplicar os seus conhecimentos na plataforma da Monetizze.

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