A nossa mente é a responsável por todas as ações que executamos, sendo elas voluntarias ou não.
Sabe aquela compra que você faz no impulso e só percebe depois, e talvez até chegue a se arrepender? Bom, digamos que você foi levado a realizar essa ação.
Hoje falaremos sobre os gatilhos mentais, os grandes responsáveis por esse tipo de atitude.
Quer aprender como aplicá-las no seu processo de vendas? Então vamos lá!
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão. Eles irão despertar algo em você que gere interesse. Para o mercado de afiliados, por exemplo, esses gatilhos podem ser grandes aliados no processo de vendas se souber usar da maneira correta.
As reações geradas por esses gatilhos são automáticas, ou seja, você não tem consciência de que aquilo está te influenciando.
Para um melhor resultado ele pode ser trabalhado junto do storytelling, que é quando contamos uma história com o objetivo de levar o cliente a realizar uma ação. Unindo uma boa história com as palavras certas, você tem uma carta de vendas eficiente.
É certo que ele fará toda a diferença nos seus resultados.
6 gatilhos para te ajudar nas conversões
Escassez e da Urgência
Sabe aquela oferta de “últimas vagas” ou “últimas peças”? Fazem parte da estratégia de marketing, utilizando gatilhos mentais de escassez e urgência.
Eles passam a sensação de que você precisa correr para executar uma ação, se não irá perder uma grande oportunidade. Elas gostam dessa ideia de algo limitado e que pode acabar a qualquer momento, isso atrai a atenção.
Prova Social
Vemos muito o gatilho de prova social no meio digital, afinal é uma das maiores garantias de que um produto comprado pela internet seja de qualidade e que pode atender suas expectativas.
Ele é feito através de depoimentos de clientes, podendo ser um texto ou até mesmo um vídeo. Através desse conteúdo você mostra que seu produto está levando satisfação para outras pessoas, e passa a confiança que eles precisam.
Quando falamos de marketing digital, a ideia de exibir depoimentos de clientes é encorajada e gera bons resultados. Obs.: Não se esqueça de pedir a autorização do cliente antes de disponibilizar algum vídeo, texto, áudio, dentre outros.
Garantia
Garantia é algo muito importante e, ao oferecê-la, você já mostra para o cliente que aquele é um produto de qualidade.
Você já deve ter visto anúncios como “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, não é? Pois esse é um gatilho mental de garantia.
Se seu produto não garante um bom resultado, cuidado com esse gatilho (e repense o seu conteúdo para oferecer sempre o melhor).
Novidade
Você tem algum grupo no Telegram ou WhatsApp, onde disponibiliza conteúdos exclusivos para seu público? O gatilho de “novidade” funciona bem nesses casos.
Qualquer cliente gosta de se sentir valorizado, e receber conteúdos exclusivos é um bom começo. A partir disso você consegue oferecer informações inéditas sobre novos produtos, por exemplo.
Entendeu como funciona?
Você estará divulgando algo que ainda não saiu para aquele grupo de pessoas, e essa ação pode ser sua aliada no processo de vendas.
Autoridade
Se você está inserido no mercado de afiliados, já deve ter ouvido que “fulano” é autoridade em determinado assunto. Por exemplo, o Paulo Maccedo é autoridade quando falamos em Copywriting.
Essa é uma ótima forma de ganhar reconhecimento de mercado, afinal se você é conhecido como autoridade é porque você realmente sabe do que está falando no seu nicho. Por isso, a dica é: seja autoridade no assunto que você buscar ensinar.
Assim, você poderá usar essa denominação a seu favor como um gatilho mental.
Reciprocidade
Você já comprou algo porque que se sentiu na obrigação de retribuir? Por exemplo, sabe aquelas amostras grátis que você pode provar no supermercado? Seria tipo aquilo.
Se já passou por isso, provavelmente já comprou algo após ter provado, não é?
Isso é o que chamamos de reciprocidade, e é um dos gatilhos mentais utilizados para vender.
Pensando em um exemplo voltado para o nosso mercado, temos os conteúdos que são disponibilizados através das redes sociais e blogs. São materiais gratuitos que agregam algum valor para o seu público.
As pessoas que conhecerem sua forma de ensinar, podem acabar gostando e comprando seus conteúdos por conta disso.
Por isso é tão importante garantir conteúdos gratuitos de qualidade, algo que sempre reforçamos por aqui.
Cuidados ao utilizar gatilhos mentais em seus anúncios
Anúncios eficazes são aqueles que possuem como base um bom copy. Neste conteúdo, também é importante ficar atento aos gatilhos que você decidir utilizar no seu texto.
Existem palavras que, assim como na Monetizze, serão barradas pela plataforma de anúncios que você decidir utilizar. Procure conhecê-las para evitar que seu anúncio seja proibido de vincular.
O Google Ads, por exemplo, proibi alguns tipos de anúncios que estejam relacionadas a bebidas alcoólicas, conteúdos adultos que não respeitamos regulamentos legais, dentre vários outros.
Portanto, procure conhecer as exigências da plataforma que escolher anunciar para que isso não ocorra.
Conclusão
Agora que você já conhece 6 dos gatilhos mentais mais usados para melhorar o processo de vendas, que tal começar a estudar as melhores opções para o seu produto?
Mas, cuidado com as palavras que forem utilizadas para atrair seus clientes. Algumas delas podem ser anti-éticas e resultarão em uma conta reprovada na Monetizze quando forem submetidas a aprovação (atenção, produtor). Afinal, estamos sempre pensando no melhor para todos os nossos clientes.
Para saber mais sobre essas palavras, confira o artigo na nossa Central de Ajuda.
Até a próxima!