Vivemos bombardeados de informações por todos os lados: Whats App, Facebook, Instagram, portais de notícias e etc. Apesar de estarmos conectados praticamente 24 horas, temos a sensação de que nosso dia não rende o quanto queríamos.
Por isso, muitas das vezes não conseguimos cumprir nossos objetivos diários. Assim, é cada vez mais importante sabermos sobre como otimizar o tempo que temos disponível.
Liste de 3 a 5 tarefas para serem executadas
Pode parecer coisa para crianças, mas escrever de 3 a 5 objetivos diários pode ajudar bastante a otimizar seu tempo. Portanto, refletir meia hora no início do seu dia para listar os objetivos que deseja executar naquele dia.
O ideal é que estes objetivos sejam listados pela manhã. Pois se você os listar à noite, pode ser que a ansiedade do que precisa ser feito lhe renda uma noite de insônia e preocupações.
Anote em um bloquinho de notas ou um post-it o que pretende fazer. Por exemplo:
- Criar conteúdo relevante para meu blog;
- Disparar e-mail marketing para minha lista;
- criar uma campanha no Facebook;
- Fazer testes A/B no meu checkout;
- Calcular minha taxa de conversão.
Dê preferência, busque listar objetivos que se completem, como se fossem etapas para um objetivo comum. Fazendo isso, seu cérebro automaticamente se prepara para o outro objetivo.
Saber o que se têm a fazer é mais importante do que fazer
No dicionário a palavra otimizar tem o seguinte significado: criar condições mais favoráveis para; tirar o melhor partido possível de.
Sendo assim, para que você tire o melhor partido possível de algo é necessário que você saiba fazer esse algo. Só coloque na sua lista coisas que você sabe fazer. Aprender determinada coisa pode levar um tempo considerável e 24 horas pode não ser suficiente.
Então eu devo fazer só o que eu sei e não aprender nada de novo? Não!
O que isso quer dizer é que você deve adquirir novos conhecimentos para aplicar nas suas tarefas diárias. Caso você queira, um objetivo seu pode ser aprender algo. No entanto, leve em consideração quanto tempo você pode levar para concluir o aprendizado.
O ideal é que você conclua suas tarefas diárias com objetivos que você domine e, após a conclusão, procure aprender novas coisas para aplicar em outros objetivos.
Organização = Economia de Tempo
Mantenha o seu local de trabalho organizado. Realizar tarefas exige diversas coisas. Antes de começar a realizá-las pense em tudo que você irá precisar e deixe ao alcance das suas mãos.
Se você vai arrumar o telhado da sua casa, por exemplo, você sabe que irá precisar de telhas, pregos, martelo e escada. Não faz sentido você posicionar a escada, subir nela, depois vê que tá sem martelo, ir buscar o martelo, voltar a subir na escada, e por aí vai.
A mesma coisa acontece no Marketing Digital. Se você precisa de dados para realizar as suas tarefas já saiba quais ferramentas você deve utilizar.
Mantenha o foco
Se você tem algo a fazer, foque no que tem que ser feito. Se possível, procure não utilizar as mídias sociais, ouvir músicas, ou ver vídeos enquanto realiza suas tarefas.
Além destas coisas fazerem com que você perca tempo em outras atividades que não as que você listou, ela também tira o foco do que você pretende fazer.
Para ter uma gestão de tempo eficiente, é preciso que não se desperdice ele com tarefas secundárias. Você pode até conseguir fazer o que precisa ser feito ouvindo música, por exemplo. Porém, pode ser que não fique tão bom devido ao desvio de foco sensitivo.
Foco sensitivo são os sentidos que o ser humano possui e que os utiliza para manter o foco. Você já percebeu que quando você pensa, sua voz fala dentro da sua cabeça? Isto nada mais é do que o seu cérebro utilizando a audição para manter o foco sensitivo.
Portanto, ouvir uma música enquanto trabalha, pode te impedir de “ouvir” a voz do próprio raciocínio.
Descanse entre as tarefas
Tire de 15 a 30 minutos para descansar entre uma tarefa e outra. Este descanso vai ajudar o seu cérebro a tirar o foco da tarefa que já foi realizada e a começar a estruturar como deve ser realizada a outra.
Estudos científicos mostram que o cérebro mais descansado está mais apto tanto para armazenar algo que foi aprendido quanto para estruturar algo que precisa ser feito. Algumas tarefas são realmente desgastantes.
E seu cérebro acaba por sentir também este desgaste. Um cérebro descansado tende a realizar melhor a gestão do tempo.
Conclusão
Otimizar o tempo pode ser relativamente fácil. Desde que você esteja disposto a estabelecer prioridades e se concentrar nelas.
A maioria das pessoas não conseguem realizar objetivos que necessitam por pura distração ou falta de organização.
“Se você for tentar, tente de verdade. Caso contrário nem comece.”
Charles Bukowski