Pular para o conteúdo
8 ferramentas do marketing digital que todo produtor e afiliado deve conhecer

Você que está começando agora no mercado de afiliados, precisa entender melhor sobre algumas importantes ferramentas de Marketing Digital. São através delas que o seu negócio pode crescer de maneira significativa.

Por isso, nós iremos te mostrar 8 ferramentas de Marketing Digital que são indispensáveis no seu negócio! Vamos conhecê-las?

8 ferramentas de Marketing Digital que todo Produtor e Afiliado precisam conhecer!

E-mail Marketing

O e-mail é uma das formas mais efetivas de entregar seu conteúdo. Além disso, você poderá afunilar o seu público alvo, ou até mesmo alinhar o seu conteúdo de acordo com o engajamento recebido.

Por esse motivo, trabalhar com e-mail marketing é fundamental. E, pensando em otimizar o seu tempo, você pode utilizar ferramentas capazes de te auxiliar no envio de e-mail marketing em massa.

Uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas é o MailChimp. Ele possui versões pagas e gratuitas, além de planos que se encaixam nos mais variados tipos de negócios.

Com ele você consegue criar listas de e-mails, personalizar o conteúdo de acordo com seus leads e acompanhar a quantidade de cliques, aberturas e interações.

Análise de dados

A análise de dados é uma das tarefas mais importantes para quem trabalha na internet. É através dela que um produtor ou afiliado consegue mensurar os resultados de seus anúncios e, a partir daí criar novas estratégias e táticas para aumentar seu faturamento.

É possível também acompanhar as informações do seu site, como número de visitas, tempo de sessão, quantidade de cliques e até mesmo entender melhor o comportamento do seu usuário, auxiliando assim na definição de suas personas.

Para isso, grande parte dos empreendedores digitais utilizam o Google Analytics, uma das melhores ferramentas que existem para análise de resultados.

Landing Pages

A Landing Page é muito utilizada em campanhas de marketing digital para atrair leads. Além disso, ela tem como objetivo transformar usuários em potenciais clientes.

Como conquistar leads e formar um lista de e-mails?

Umas das principais maneiras de capturar e-mails para sua lista é oferecendo um material rico dentro da landing page. É comum a oferta de e-books, vídeos, webnars, infográficos, entre outros. Dessa forma, o usuário deixa seus dados em troca do conteúdo oferecido.

Uma landing page bem desenvolvida é capaz de gerar alta conversão para seu negócio. Por isso, é importante que o usuário encontre exatamente aquilo que ele espera. Ou seja, a LP deve ser clara e bastante específica.

Existem diversas ferramentas que oferecem o serviço de criação de landing pages. Uma boa opção, além de bastante completa é a Unbounce. Você pode se cadastrar e realizar uma demonstração gratuita, mas a versão completa da ferramenta é paga.

SEO

Todo criador de conteúdo ou empreendedor digital deseja estar na primeira página quando um usuário pesquisa sobre o seu produto ou sobre o nicho em que trabalha.

Diante disso, é importante estar atento as estratégias de SEO, pois através delas é possível conseguir um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.

Estar bem posicionado na internet traz mais visibilidade e confiabilidade para o seu site e, consequentemente, aumenta o seu número de visitantes.

Se tratando de SEO, existe uma variedade de ferramentas no mercado. O Keyword Planner, por exemplo, é uma ferramenta gratuita do Google onde você consegue verificar o volume de busca de qualquer palavra-chave no site do Google. Além disso, ele te dá sugestões de outras palavras baseadas nas palavras-chaves que você já tem.

Já o SEMrush é uma ferramenta bem completa que ajuda a monitorar as posições de suas palavras-chaves. Além disso, ela possui inúmeras funcionalidades para a otimização do seu site. Apesar de ser uma ferramenta paga, vale a pena o investimento se você tem a real intenção de posicionar seu site na internet.

Testes A/B

Apesar de não se tratar especificamente de uma ferramenta, é muito importante para quem trabalha com internet, realizar testes com uma certa frequência.

Um teste A/B serve para você comparar resultados de duas variáveis. No marketing digital, é muito comum realizar este tipo de teste em:

  • Páginas de vendas
  • Landing Pages
  • Call to Action
  • Anúncios

Este teste também ajuda a entender melhor o perfil do seu consumidor e qual seu comportamento ao efetuar uma compra.

Uma ferramenta que realiza este tipo de teste é o Google Optimize. Sua principal vantagem é a integração nativa com o Google Analytics, citado no primeiro tópico deste post. Com isso, você pode realizar testes A/B com os resultados automáticos gerados pela ferramenta.

Além disso, como o próprio Analytics, o Optimize também é totalmente gratuito.

Encurtador de links

Encurtadores de links não são úteis apenas pela praticidade de deixarem os links compactos e menos grotescos. Eles também permitem que você personalize sua URL e acompanhe os cliques obtidos nela.

O bit.ly é um dos encurtadores mais populares que existe. Além da facilidade para usá-lo, você pode encurtar seus links sem nenhum custo, basta apenas criar uma conta gratuita. Porém, o site tem uma limitação de 500 links de marca e 10.000 links sem marca por mês. Ao atingir essa quantidade, você precisa adquirir um plano pago para continuar usando o serviço e acessar relatórios mais detalhados.

Gestão de Projetos

O trabalho com o marketing digital não é fácil. É preciso ter foco, resiliência e, acima de tudo, organização. Para isso, existem diversas ferramentas na internet onde você pode organizar seus projetos e tarefas diárias.

O Trello é a ferramenta que a Monetizze usa para a organização das nossas demandas. Com ele, é possível organizar projetos, tarefas, fazer checklists, criar quadros para diferentes projetos e setores, além de compartilhá-lo com outras pessoas da empresa.

Nós utilizamos a versão gratuita, que apesar disso, é bem completa. Mas a ferramenta possui sua versão paga e você pode saber mais clicando aqui.

Bônus

Que tal uma ferramenta que compila a maioria dos serviços citados acima? O bônus de hoje é uma das melhores ferramentas de marketing digital do mercado.

A RD Station, é uma plataforma de marketing digital focada na captação e nutrição de leads e gestão de mídias sociais. Com ela, é possível:

  • criar landing pages e realizar testes A/B entre elas;
  • enviar e-mail marketing para públicos segmentados;
  • analisar dados de outros sites através da integração com o Google Analytics;
  • gerar relatórios de SEO através da ferramenta de Otimização de Página (SEO).

Contudo, a RD é uma ferramenta paga, mas que vale muito a pena se você deseja trabalhar firme para alcançar os melhores resultados na internet.

Conclusão

Com certeza existem várias outras ferramentas extremamente úteis para o dia-a-dia de um produtor, afiliado ou empreendedor digital. Nossa intenção com este post é te ajudar a dar o start na sua jornada. Queremos sempre trazer as melhores dicas para você.

Mas e aí? Conhece ou usa alguma ferramenta que é muito essencial na vida de um produtor ou afiliado? Conte para nós nos comentários.

Artigos relacionados