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8 ferramentas do marketing digital que todo produtor e afiliado deve conhecer

Você que está começando agora no mercado de afiliados, precisa entender melhor sobre algumas importantes ferramentas de Marketing Digital. São através delas que o seu negócio pode crescer de maneira significativa.

Por isso, nós iremos te mostrar 9 ferramentas de Marketing Digital que são indispensáveis no seu negócio! Vamos conhecê-las?

9 Ferramentas de Marketing Digital que todo Produtor e Afiliado precisam conhecer!

Automação de Marketing

O e-mail é uma das formas mais efetivas de entregar seu conteúdo. Além disso, você poderá afunilar o seu público alvo, ou até mesmo alinhar o seu conteúdo de acordo com o engajamento recebido.

Por esse motivo, trabalhar com e-mail marketing é fundamental. E, pensando em otimizar o seu tempo, você pode utilizar ferramentas capazes de te auxiliar no envio de e-mail marketing em massa.

MailChimp

Uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas é o MailChimp. Ele possui versão paga e gratuita, além de planos que se encaixam nos mais variados tipos de negócios.

Com ele você consegue criar listas de e-mails, personalizar o conteúdo de acordo com seus leads e acompanhar a quantidade de cliques, aberturas e interações.

Outra vantagem do MailChimp é que ele possui integração com outras plataformas, o que permite uma analise mais completa do seu negócio. Inclusive, a Monetizze já possui integração nativa com a ferramenta, ou seja, você mesmo pode integrar sua conta do MailChimp na plataforma sem precisar do serviço de um programador.

Benchmark E-mail

A Benchmark E-mail possui uma versão gratuita que permite o envio de até 14000 e-mails para até 2000 contatos por mês. E você tem acesso a alguns templates, respostas automáticas, criação de formulário e segmentação de bases, além de integrações com diversos aplicativos e plugins.

E-goi

A E-goi é mais uma opção de ferramenta gratuita para automação de e-mail marketing. Ideal para quem está começando agora e não se sente seguro em investir numa plataforma paga.

Leadlovers

A LeadLovers é uma das ferramentas de e-mail marketing mais conhecidas do mercado. Além de ser brasileira, é muito focada em nutrição e geração de leads.

Ela é direcionada para projetos de maior volume, onde é preciso ter uma visão melhor dos funis de nutrição.

Análise de dados

A análise de dados é uma das tarefas mais importantes para quem trabalha na internet. É através dela que um produtor ou afiliado consegue mensurar os resultados de seus anúncios e, a partir daí criar novas estratégias e táticas para aumentar seu faturamento.

É possível também acompanhar as informações do seu site, como número de visitas, tempo de sessão, quantidade de cliques e até mesmo entender melhor o comportamento do seu usuário, auxiliando assim na definição de suas personas.

Para isso, grande parte dos empreendedores digitais utilizam o Google Analytics, uma das melhores ferramentas que existem para análise de resultados.

Gerenciamento de Redes Sociais

Produtores e Afiliados que produzem conteúdo para internet precisa ter um software que gerencie suas postagens e automatize alguns processos. O MLabs hoje, é uma das plataformas mais conhecidas no que diz respeito à gestão de redes e agendamento de posts.

Nele, você consegue cadastrar todas as suas redes sociais, inclusive mais de um perfil. Ou seja, você economiza tempo e centraliza sua gestão em um só lugar.

Landing Pages

A Landing Page é muito utilizada em campanhas de marketing digital para atrair leads. Além disso, ela tem como objetivo transformar usuários em potenciais clientes.

Como conquistar leads e formar um lista de e-mails?

Umas das principais maneiras de capturar e-mails para sua lista é oferecendo um material rico dentro da landing page. É comum a oferta de e-books, vídeos, webnars, infográficos, entre outros. Dessa forma, o usuário deixa seus dados em troca do conteúdo oferecido.

Uma landing page bem desenvolvida é capaz de gerar alta conversão para seu negócio. Por isso, é importante que o usuário encontre exatamente aquilo que ele espera. Ou seja, a LP deve ser clara e bastante específica.

Unbounce

Existem diversas ferramentas que oferecem o serviço de criação de landing pages. Uma boa opção, além de bastante completa é a Unbounce. Você pode se cadastrar e realizar uma demonstração gratuita, mas a versão completa da ferramenta é paga.

Nele você pode utilizar templates prontos ou começar do zero. Além disso, todos os designs são responsivos e facilitam a visualização em versões mobile.

Instapage

O Instapage é bastante parecido com o Unbonce, porém ele possui um editor mais simples, recomendado para quem não tem muita prática com landing pages.

Ele possui uma versão gratuita com serviços limitados, mas também  oferece um plano simples com preço acessível.

Design

Mesmo que o seu conteúdo esteja bem estruturado e agregue valor ao usuário, um layout atrativo faz toda diferença. Pense em como uma identidade visual poluída pode atrapalhar a absorção do conteúdo que você oferece. Pensou? Mas você deve ter pensado também no investimento que deverá ter para contratar um design para resolver seus problemas visuais. Sim! É fato que uma pessoa especializada na área terá muito mais propriedade para pensar e criar uma identidade visual.

Canva

Porém, existem algumas ferramentas que possibilitam que você tenha um resultado satisfatório enquanto não pode investir na contratação de um designer. O Canva é um deles, nele você consegue criar uma arte do zero ou usar vários templates como base para construir o seu.

E se você precisar de algo personalizado, basta fazer o upload de fotos e até mesmo seu logo para a plataforma.

Piktochart

Há também a Piktochart, uma plataforma completa para produção de conteúdos gráficos. Totalmente intuitiva, permitindo que você navegue pelos aproximados 400 templates editáveis disponíveis.

Apesar de oferecer os serviços básicos de forma gratuita, algumas opções da ferramente você só consegue utilizar mediante investimento. Mas ela não deixa de ser uma ótima opção para quem não possui um designer em seu negócio.

SEO

Todo criador de conteúdo ou empreendedor digital deseja estar na primeira página quando um usuário pesquisa sobre o seu produto ou sobre o nicho em que trabalha.

Diante disso, é importante estar atento as estratégias de SEO, pois através delas é possível conseguir um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.

Estar bem posicionado na internet traz mais visibilidade e confiabilidade para o seu site e, consequentemente, aumenta o seu número de visitantes.

Keyword Planner

Se tratando de SEO, existe uma variedade de ferramentas no mercado. O Keyword Planner, por exemplo, é uma ferramenta gratuita do Google onde você consegue verificar o volume de busca de qualquer palavra-chave no site do Google. Além disso, ele te dá sugestões de outras palavras baseadas nas palavras-chaves que você já tem.

SEMrush

Já o SEMrush é uma ferramenta bem completa que ajuda a monitorar as posições de suas palavras-chaves. Além disso, ela possui inúmeras funcionalidades para a otimização do seu site. Apesar de ser uma ferramenta paga, vale a pena o investimento se você tem a real intenção de posicionar seu site na internet.

SpyFu

E o SpyFu é uma ferramenta de análise de dados que permite a pesquisa de palavras chaves da concorrência. Dessa forma você consegue baixar palavras mais rentáveis do que as usadas pelos seus concorrentes.

Ubbersuggest

O Ubersuggest fornece palavras-chave que não estão disponíveis na ferramenta do Google. Por isso, é recomendável que você utilize-o após pesquisar no Keyword Planner.

Ele é bem fácil de usar, basta digitar sua palavra-chave e clicar em “buscar”. A ferramenta irá gerar uma lista extensa de palavras-chave relacionadas para você.

Testes A/B

Apesar de não se tratar especificamente de uma ferramenta, é muito importante para quem trabalha com internet, realizar testes com uma certa frequência.

Um teste A/B serve para você comparar resultados de duas variáveis. No marketing digital, é muito comum realizar este tipo de teste em:

  • Páginas de vendas
  • Landing Pages
  • Call to Action
  • Anúncios

Este teste também ajuda a entender melhor o perfil do seu consumidor e qual seu comportamento ao efetuar uma compra.

Uma ferramenta que realiza este tipo de teste é o Google Optimize. Sua principal vantagem é a integração nativa com o Google Analytics, citado no primeiro tópico deste post. Com isso, você pode realizar testes A/B com os resultados automáticos gerados pela ferramenta.

Além disso, como o próprio Analytics, o Optimize também é totalmente gratuito.

Encurtador de links

Encurtadores de links não são úteis apenas pela praticidade de deixarem os links compactos e menos grotescos. Eles também permitem que você personalize sua URL e acompanhe os cliques obtidos nela.

O bit.ly é um dos encurtadores mais populares que existe. Além da facilidade para usá-lo, você pode encurtar seus links sem nenhum custo, basta apenas criar uma conta gratuita. Porém, o site tem uma limitação de 500 links de marca e 10.000 links sem marca por mês. Ao atingir essa quantidade, você precisa adquirir um plano pago para continuar usando o serviço e acessar relatórios mais detalhados.

Gestão de Projetos

O trabalho com o marketing digital não é fácil. É preciso ter foco, resiliência e, acima de tudo, organização. Para isso, existem diversas ferramentas na internet onde você pode organizar seus projetos e tarefas diárias.

O Trello é a ferramenta que a Monetizze usa para a organização das nossas demandas. Com ele, é possível organizar projetos, tarefas, fazer checklists, criar quadros para diferentes projetos e setores, além de compartilhá-lo com outras pessoas da empresa.

Nós utilizamos a versão gratuita, que apesar disso, é bem completa. Mas a ferramenta possui sua versão paga e você pode saber mais clicando aqui.

Bônus

Que tal uma ferramenta que compila a maioria dos serviços citados acima? O bônus de hoje é uma das melhores ferramentas de marketing digital do mercado.

A RD Station, é uma plataforma de marketing digital focada na captação e nutrição de leads e gestão de mídias sociais. Com ela, é possível:

  • criar landing pages e realizar testes A/B entre elas;
  • enviar e-mail marketing para públicos segmentados;
  • analisar dados de outros sites através da integração com o Google Analytics;
  • gerar relatórios de SEO através da ferramenta de Otimização de Página (SEO).

Contudo, a RD é uma ferramenta paga, mas que vale muito a pena se você deseja trabalhar firme para alcançar os melhores resultados na internet.

Conclusão

Com certeza existem várias outras ferramentas extremamente úteis para o dia-a-dia de um produtor, afiliado ou empreendedor digital. Nossa intenção com este post é te ajudar a dar o start na sua jornada. Queremos sempre trazer as melhores dicas para você.

Mas e aí? Conhece ou usa alguma ferramenta que é muito essencial na vida de um produtor ou afiliado? Conte para nós nos comentários.

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